Belo Horizonte

Descubra 6 lugares para desfrutar as melhores caminhadas em BH

caminhadas em BH
Escrito por Fred VPR Imóveis

A caminhada ainda é um dos exercícios físicos mais populares do mundo. A facilidade de encontrar um local para praticar o esporte, o baixo investimento em materiais e a tranquilidade para desenvolver a atividade são alguns dos seus atrativos para quem busca mais qualidade de vida.

Em Belo Horizonte, especificamente, há diversos lugares onde é possível caminhar pela cidade, desfrutando de belas paisagens e um ambiente diferente do qual estamos acostumados em nossa rotina.

Então, quer descobrir os melhores lugares para fazer caminhadas em BH? Basta continuar lendo este artigo! Separamos várias dicas com opções espalhadas por toda capital mineira. Boa leitura!

Quais são as vantagens de praticar caminhada?

De fato, a caminhada traz diversos benefícios para o corpo e a mente, especialmente para quem tem uma rotina agitada de trabalho. Para você ter uma ideia, esse simples exercício melhora os altos índices de ansiedade e diminui os riscos de problemas cardíacos, entre outras vantagens que afetam tanto homens como mulheres, como:

  • ajuda a perder o peso;
  • melhora a imunidade do nosso organismo;
  • reduz os níveis de estresse;
  • potencializa o condicionamento físico;
  • tonifica e fortalece os músculos.

E o melhor é que a caminhada pode ser praticada por quase qualquer pessoa: um tênis confortável e roupas leves já são suficientes para deixar o exercício mais agradável. Antes de sair caminhando pelas ruas da capital, no entanto, recomendamos que você procure um médico para verificar se está mesmo apto para praticar a atividade.

Se estiver tudo certo, é só escolher o melhor lugar da cidade para executar a atividade física! Nesse caso, dê preferência às opções com pista exclusiva para atletas e muitas árvores. Assim, você consegue caminhar pelo local com tranquilidade e respirando um ar mais saudável.

Onde fazer caminhadas em BH?

Bom, agora que você já sabe os benefícios da caminhada, é hora de conhecer alguns lugares incríveis para fazer essa atividade. A nossa lista tem dicas em vários cantos da capital mineira, com as características de cada um e as atrações no entorno das pistas. Confira!

1. Lagoa da Pampulha

Localizada na região norte, a 9 km do centro, a primeira dica da nossa lista é considerada o principal cartão-postal de Belo Horizonte. Durante a caminhada, você poderá conhecer as principais atrações turísticas da cidade, como a Igreja de São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha (MAP) e Casa do Baile.

Uma das sugestões é iniciar a caminhada em frente à Casa do Baile e seguir o trajeto até a Igreja da Pampulha, mas existem outros pontos de partida, como o próprio Museu de Arte da Pampulha ou a frente do PIC. Além do ambiente agradável, a lagoa tem muitos atrativos:

  • lindo visual a cada curva;
  • pista plana e arborizada;
  • pista de cimento, em boas condições para atividade;
  • segurança local;
  • uso tanto para caminhantes quanto corredores e ciclistas.

2. Pista de caminhada Buritis

O Buritis é um dos bairros mais charmosos e bonitos de Belo Horizonte, especialmente por conta das lindas montanhas e serras em volta da região. Quem o frequenta percebe a presença de adultos e crianças, seja para caminhar, seja para ter um momento de diversão com a família.

Aqui também os moradores e visitantes têm várias atrações, como o Parque Aggeo Pio Sobrinho. Com 600 mil m², esse é o segundo maior parque de BH e tem trilhas ecológicas, pista para caminhar, quadra de esportes e muitos brinquedos.

Além da segurança, o espaço está localizado próximo a inúmeros bancos, clínicas, supermercados e restaurantes. Ou seja, você não precisa abrir mão de algo da sua rotina para fazer uma atividade física, pois tudo se encontra no mesmo lugar! Neste vídeo, é possível conhecer melhor o local. Sem dúvidas, essa é uma das melhores sugestões da nossa lista.

3. Praça dos Mangabeiras

O Parque das Mangabeiras é outro ponto interessante para fazer caminhadas em BH, pois preserva uma grande área de mata nativa. Assim, durante a atividade física, você poderá encontrar com vários animais silvestres, como quatis e micos. A sua trilha pode começar por três pontos:

  • seguindo o roteiro do sol — que acessa o Parque Esportivo, as Ilhas do Passatempo e a Ciranda dos Brinquedos;
  • seguindo o roteiro das águas — que permite a apreciação das nascentes e cursos d’água.
  • seguindo o roteiro da mata — aqui você pode observar um viveiro de mudas nativas. Há possibilidade de visitar o Morro do Pic Nic, o Vale dos Quiosques e o Mirante da Mata, que tem uma vista imperdível da capital e dos morros ao redor.

4. Praça da Liberdade

A Praça da Liberdade mistura o caos do trânsito de Belo Horizonte com a tranquilidade das suas fontes de água, árvores e os passarinhos que voam sobre a região. Ela liga dois grandes bairros da cidade, o Centro e a Savassi, e em seu entorno é possível conhecer pontos turísticos importantes, como:

  • o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB);
  • o Memorial Minas Gerais Vale;
  • o MM Gerdau;
  • o Museu das Minas e do Metal;
  • a Biblioteca Pública Estadual.

A pista da praça é de cimento e está em boas condições. O local conta ainda com bebedouro, várias linhas de ônibus que circulam na região e pontos de táxi, além de ser próximo ao comércio e outros tipos de serviços.

5. Avenida dos Andradas

Outra opção é a pista dos Andradas. Localizada às margens do Ribeirão Arrudas, ela abrange os bairros de Santa Efigênia e Santa Tereza. Seu espaço é plano e arborizado, com pista de caminhada de 1900 metros de comprimento e 7 metros de largura. O ambiente também é ideal para quem gosta de bicicleta, pois há uma pista exclusiva.

6. Avenida José Cândido da Silveira

A última opção da nossa lista é Avenida José Cândido da Silveira. Ele vai dos bairros Cidade Nova a Santa Inês, que faz divisa com Sabará. São 6 km de caminhada (ida e volta) e um visual deslumbrante: no caminho há o Horto Florestal da UFMG, a avenida tem um grande canteiro central totalmente arborizado.

Enfim, percebeu a quantidade de opções que temos para fazer caminhadas em BH? Essas foram só algumas dicas! Então, separe a sua garrafa d’água, faça alongamentos e respire fundo para enfrentar a atividade com muito mais disposição, combinado?

E agora, se gostou desta leitura, aproveite a oportunidade para conhecer também quais são os bairros mais seguros de BH!

Sobre o autor

Fred VPR Imóveis