fbpx
bairros mais seguros de BH

Conheça alguns dos bairros mais seguros de BH!

Checklist: 11 passos para encontrar o bairro perfeito para seu imóvel

Belo Horizonte (também chamada, de forma carinhosa, de BH) é conhecida por ser uma cidade grande com clima de interior — e bota grande nisso! Com seus mais de 2,5 milhões de habitantes e 330 km² de extensão, sem contar a região metropolitana da cidade, BH conta com quase 500 bairros. Diante do tamanho da cidade, pode ser difícil identificar qual o melhor lugar para morar em Belo Horizonte, não é mesmo? Porém, fique tranquilo que a gente ajuda você nessa missão.

Um dos critérios para encontrar o melhor bairro em BH para morar é a questão da segurança. Afinal para garantir tranquilidade e conforto para você e sua família, é essencial que você busque por uma região que ofereça o mínimo de riscos, principalmente quando se fala em uma cidade grande como BH.

Quer saber mais sobre BH e quais são os bairros mais seguros para morar? Então, continue a leitura e descubra!

Um pouco sobre a história e os bairros de Belo Horizonte

A história de BH

Belo Horizonte é uma capital bastante jovem quando comparada às outras capitais brasileiras. Ela nasceu em 1897 e a história da sua fundação já revela a primeira curiosidade sobre a cidade: ela foi totalmente planejada.

Antes de Belo Horizonte se tornar a capital de Minas Gerais, Ouro Preto, cidade a pouco mais de 100 km de distância, era a capital do estado. Porém, diante de um relevo bastante acidentado — característico do estado de Minas Gerais, onde prevalecem os mares de morros —, era impossível que a cidade continuasse crescendo e, dessa forma, comportasse toda a administração do estado.

Em uma disputa acirrada, Curral Del Rey, antigo nome de Belo Horizonte, foi escolhido para sediar a capital. Isso devido às suas características geográficas, uma vez que BH é uma cidade bastante plana quando comparada às outras regiões do estado, e localização privilegiada, próxima a serras bastante férteis e produtivas, que abastecem a capital com diversos produtos agrícolas. A expectativa era de que a cidade não passasse de 300 mil habitantes e todo o planejamento foi voltado para isso.

É por isso que Belo Horizonte tem a famosa Avenida do Contorno. No planejamento original, toda a cidade ficaria dentro desses limites. Além disso, uma das maiores inspirações para a cidade foi Paris, o que justifica as grandes áreas verdes, jardins e avenidas arborizadas da cidade.

Curiosidades sobre os bairros de Belo Horizonte

Os bairros de BH também guardam suas curiosidades. O bairro Funcionários, por exemplo, que na época da criação de Belo Horizonte também incluía a Região da Savassi, era ocupado pelos funcionários públicos que trabalham na capital, principalmente nos edifícios históricos que circulam a Praça da Liberdade. Uma curiosidade é que as casas eram distribuídas de acordo com a hierarquia do trabalhador na administração da cidade. Ou seja, o cargo do morador definia onde ele iria morar.

Já a região oeste não está prevista nem mesmo no planejamento inicial da cidade. O local deveria abrigar uma série de chácaras que tinham como objetivo abastecer Belo Horizonte de alimentos e recursos naturais, também podendo servir como local de passeio para as famílias que residiam dentro dos limites da Avenida do Contorno. O bairro Gameleira e Calafate tem os nomes copiados das duas grandes fazendas que compunham a região na fundação de BH.

Já o bairro Prado tem seu nome originado do grande hipódromo que ocupava a região antigamente, o Prado Mineiro. Foi nele que ocorreram grandes corridas de cavalos da cidade e. inclusive, os primeiros jogos de futebol. Já o Buritis era a Fazenda do Cercadinho e seu nome vem da árvore Buriti, que predominava na região.

Por sua vez, a Pampulha, outra região que se destaca na cidade, foi uma das primeiras ocupações de BH. Mesmo antes de ser chamada de Belo Horizonte, já existiam pessoas morando na região, no chamado Arraial da Pampulha.

Belo Horizonte na atualidade

Hoje, Belo Horizonte se mostra como uma ótima cidade para morar. Isso porque ela tem ótimas opções de lazer, como os seus parques que são, inclusive, reconhecidos nacionalmente por sua qualidade, como é o caso do Parque Municipal de Belo Horizonte e o Parque das Mangabeiras, que tem uma linda vista panorâmica do município. A grande metrópole guarda resquícios de sua história, preservando diversos edifícios antigos bem preservados, principalmente na região central, e mantendo o clima interiorano e com uma população famosa por ser bastante acolhedora.

A cidade ainda conta com a fama de ter os melhores bares e tira-gostos do país. Afinal, todo o estado tem uma culinária admirável. Os pontos turísticos também se destacam pela beleza, principalmente a Lagoa da Pampulha, Casa do Baile, Praça do Papa, Jardim Botânico, Zoológico, Praça da Liberdade, Memorial de Minas Gerais, Mercado Central e Praça da Savassi.

Uma das melhores universidades públicas do país, a UFMG, também está localizada na cidade. Além dela, ainda existem diversas outras instituições de ensino de qualidade, tanto públicas quanto privadas. A cidade também está localizada no centro do estado, o que permite fácil acesso para outras regiões do país.

Em relação ao trabalho e emprego, Belo Horizonte apresenta várias oportunidades em diversas áreas. Ela conta, inclusive, com o San Pedro Valley, uma comunidade de mais de 300 startups. Por fim, comparado com outras metrópoles, Belo Horizonte ainda tem bons níveis de segurança, apesar de eles variarem de um bairro para outro.

A região é, portanto, ideal para viver sozinho, com amigos ou com a sua família. Porém, entender quais são os melhores bairros de BH é importante, uma vez que cada um tem suas particularidades.

Bairros mais seguros de BH

Para descobrir o melhor lugar para morar em Belo Horizonte, é importante que você considere a segurança que o bairro oferece para você e sua família. Portanto, descubra agora quais são os melhores bairros de BH para morar baseado nesse conceito:

Buritis

bairro Buritis
bairro Buritis

O Buritis é um dos melhores bairros de BH. Ele está localizado na região oeste e tem fácil acesso para a maioria das regiões da cidade, devido à sua localização privilegiada. Ele é, tradicionalmente, um bairro de classe média alta e, juntamente dos seus vizinhos, é uma região que apresenta crescimento populacional e imobiliário nos últimos anos.

O IDHM da região é de 0,943, que é bastante alto — para fins de comparação, ele se aproxima de países escandinavos, conhecidos por sua alta qualidade de vida. Dessa forma, pode ser considerado como um dos bairros mais seguros da cidade, uma vez que esse índice utiliza três pilares para o cálculo: renda, longevidade e educação, que podem variar de 0 a 1. Quanto mais se aproximar de 1, melhor a região.

Além disso, a região apresenta muitas vantagens, como:

  • várias áreas de lazer, como é caso do Parque do Buritis;
  • diversas opções educacionais em todos os níveis, incluindo ótimas escolas e as principais faculdades particulares da cidade;
  • restaurantes e bares de qualidade;
  • diversos hospitais no Buritis ou bairros vizinhos;
  • fácil acesso ao transporte público;
  • grande número de estabelecimentos comerciais.

Dessa forma, o buritis é um dos bairros preferidos de quem pretende adquirir um imóvel, pois existem opções com preços bastante acessíveis. Por isso, recomendamos que você considere esse bairro como uma das suas principais opções de moradia em Belo Horizonte.



Santo Agostinho

O Santo Agostinho é um bairro localizado na região central de Belo Horizonte, vizinho ao bairro de Lourdes. Se localiza próximo à Avenida do Contorno, uma das principais vias da cidade, como já foi dito no artigo.

Também é uma região conhecida por concentrar moradores de classe média alta e seu IDH é de 0,955. Tem boas opções de serviço e lazer, e sua característica principal é a existência de edifícios residenciais de alto padrão.

Planalto

Outro bairro de Belo Horizonte que tem altos índices de segurança é o Planalto. Ele é um bairro de classe média alta, que conta com uma formidável estrutura comercial, como bancos, shoppings e escolas, além de outros estabelecimentos.

Localizado na região norte de BH, o bairro conta com a existência de uma importante área verde, conhecida como mata do Planalto. Com a construção da Cidade Administrativa, que fica próxima, ele vem passando por uma grande valorização nos últimos anos.

Vila da Serra

O bairro da Vila da Serra é considerado como um bairro novo em Belo Horizonte, comparado com outras regiões mais tradicionais da cidade. Dessa forma, ele vem passando, nos últimos anos, por um processo de grande expansão imobiliária. Nele, estão inseridos alguns dos maiores e melhores prédios comerciais da cidade.

Além de ser um bairro bastante seguro, o Vila da Serra é considerado com um bom bairro para morar devido ao seu microclima particular, mais agradável do que a região central da cidade. Isso porque ele tem altos índices de arborização e ainda tem localização privilegiada, ocupando uma das regiões mais altas de BH.

Lourdes

O bairro de Lourdes apresenta um IDH de 0,955, o que significa que ele tem bons índices de segurança. A principal característica da região é o fato de ela ter ruas largas e uma localização estratégica, próxima ao centro, ao mesmo tempo em que é resguardado de todo o movimento da cidade. De fato, ele surgiu com o intuito de abrigar as famílias ricas da cidade, dando comodidade e boas opções de locomoção a seus moradores.

O bairro tem várias opções de entretenimento e conta com um excelente shopping em sua área: o Shopping DiamondMall. Os antigos casarões deram lugar a renomadas lojas de requinte e luxo, que dão um ar bucólico e diferenciado ao local.

Savassi

Tradicional região boêmia da capital mineira, a Savassi se destaca por sua grande vitalidade urbana, variedade de bares e restaurantes, além de opções de varejo e o Shopping Savassi. É interessante destacar que Savassi, apesar de ser considerada, inclusive por belorizontinos, como um bairro, ela é, na verdade, uma região da cidade (assim como a Pampulha).

Checklist: 11 passos para encontrar o bairro perfeito para seu imóvel

O local se destaca pela excelente localização, próximo a bairros com grande concentração de escritórios, como o centro da cidade. A região é bastante desenvolvida e apresenta números invejáveis de qualidade de vida, com um IDHM de 0,954.

Como o bairro é movimentado, ele deve ser escolhido, preferencialmente, para pessoas e famílias que curtem um estilo de vida mais arrojado.

Funcionários

Outro bairro interessante para morar é o Funcionários, que está localizado na região Centro-Sul da capital, a 15 minutos do Centro da cidade. Ele é considerado bastante privilegiado, pois consegue unir o polo comercial e a área residencial tradicionalíssima e contemporânea.

Os imóveis são de alto padrão e atraem investidores com boas oportunidades de negócio. O bairro fica próximo a pontos turísticos, como a Praça da Liberdade.

Sion

O Sion é um dos bairros mais movimentados da capital. No local, o morador encontra várias opções de lojas e restaurante. Apesar da agitação, ele está entre os principais em qualidade de vida da região Centro-Sul. Para se ter uma ideia, tem o maior IDH da capital: 0,973.

O bairro está próximo a Savassi, Anchieta, Cruzeiro, Mangabeiras e São Pedro. Ele tem uma curiosidade interessante: a Mata das Borboletas — que ganha esse nome justamente pela grande quantidade de borboletas que sobrevoam a região. Por lá, existe uma imensa área verde em meio à cidade.

Belvedere

O bairro Belvedere é um dos mais tradicionais de Belo Horizonte. Ele tem uma extensa área comercial, escolas, áreas de lazer e opções de saúde que são capazes de atender a população com qualidade.

A região está localizada no ponto mais alto de Belo Horizonte e tem uma vista privilegiada. O clima, assim como acontece no bairro Buritis, é mais ameno se comparado com o restante da cidade. No período do inverno, pode alcançar a marca de 10º, o que não é comum em regiões mais centrais.

Estoril

O último bairro da nossa lista está situado no limite da região Oeste com a Centro-Sul, e pode ser dividido em duas partes. A primeira, que fica atrás do Buffet Catharina, é mais ocupada por casas de alto padrão, com um ou mais lotes. Já a segunda, é próxima à Avenida Mário Werneck. Nessa região, há mais prédios residênciais e comércios.

Além dessa particularidade, é importante ressaltar que o Estoril é um bairro que tem bons níveis de segurança. Dessa forma, se mostra como uma opção interessante para morar em BH.

Dicas para escolher o melhor bairro de BH para você

Apesar de existirem bairros cujos índices de qualidade de vida e segurança são mais altos, não existe uma opção perfeita para todas as pessoas. Afinal, cada um tem necessidades e preferências diferentes, que devem ser consideradas na hora de escolher o melhor bairro de BH para você.

Sendo assim, separamos algumas dicas para que você aprenda como escolher o melhor imóvel em Belo Horizonte. A definição é mais simples do que parece, no entanto, é importante ficar atento com alguns detalhes. Vamos lá?

Conheça o seu perfil e o da sua família

Para escolher o melhor bairro para morar é importante que, em primeiro lugar, você tenha consciência de quais são as necessidades e preferências da sua família. Ou seja, é importante que você tenha clareza do seu perfil.

Isso porque existem regiões que, apesar de terem altos índices de segurança, são mais movimentadas e barulhentas, não sendo indicadas para quem busca calma e tranquilidade nas horas de folga. O contrário também acontece, ou seja, pessoas muito agitadas podem preferir bairros mais boêmios, por exemplo.

Portanto, pense em quais são as suas prioridades e aproveite para ter uma conversa aberta com a sua família. Nesse momento, todos os futuros moradores devem ser ouvidos. A partir dessa conversa, é possível criar um perfil e, inclusive, uma lista de elementos que não podem ficar de fora e características intoleráveis por vocês.

Converse com os futuros vizinhos

Os moradores do bairro são as melhores fontes de informação para quem busca por um novo imóvel. Nesse momento, o ideal é não ter vergonha e perguntar sobre várias questões relacionadas à região como, por exemplo, como é a segurança, o transporte público, entretenimento e a relação com os vizinhos. A sua dúvida também pode ser tirada pelos comerciantes locais.

A pesquisa está pronta? Não tome nenhuma decisão precipitada! Anote em um papel ou em seu computador os pontos positivos e negativos que encontrou nas respostas. A partir daí, análise os dados com cuidado e faça a melhor escolha.

Visite a região

Um famoso ditado popular deve ser considerado no momento em que você for escolher o seu imóvel: “cautela nunca é demais”. Isso mesmo! O sonho da casa própria não pode ser uma ilusão pelo simples fato de um bairro estar na sua lista dos favoritos.

O consumidor deve verificar, antes de fechar o negócio, se a região é segura. Para isso, visite o local durante o dia e à noite, e observe se a rotina é alterada de acordo com o horário. Vale analisar também a qualidade da iluminação e do policiamento.

Outro detalhe importante é analisar se, no bairro, há estabelecimentos noturnos como bares e pubs. Caso haja, redobre a sua atenção, pois o intenso fluxo de pessoas pode atrapalhar o seu descanso e o da sua família.

Use a internet ao seu favor

A internet é outra fonte interessante para descobrir o nível de segurança no bairro. Pesquise em hashtags e grupos de Facebook por informações sobre roubos, assaltos e outros assuntos que considerar relevante. Além disso, assista aos jornais locais para acompanhar esse índice.

Você pode entrar em grupos de moradores dos bairros para acompanhar as notícias e informações sobre a região. Além disso, a internet pode ajudar a encontrar, inclusive, curiosidades sobre a região que podem despertar ainda mais interesse da sua família.

Escolha uma boa imobiliária

Quando se fala na busca por um novo lar, muitas pessoas pensam que é preciso, em primeiro lugar, tomar as principais decisões, como a escolha do bairro, para, só depois, procurar uma imobiliária. Porém, isso pode ser um erro, atrasando ainda mais a mudança de você e da sua família.

Portanto, escolha uma empresa que seja referência no mercado, que tenha bons profissionais e dê preferência para regiões onde a segurança é um dos destaques. Esses profissionais podem contar mais sobre cada um dos bairros de Belo Horizonte e auxiliar você em todo o processo de tomada de decisão.

Dessa forma, é possível perceber que uma imobiliária de qualidade faz a diferença no momento da definição do seu novo imóvel. Portanto, acerte na escolha para garantir que as melhores propostas cheguem até você!

Pesquise sobre a segurança do condomínio

Além de pesquisar sobre o bairro, é importante que você também se preocupe com a segurança do condomínio no qual morará. Afinal, isso pode potencializar a tranquilidade que você leva para a sua família. Nesse aspecto, alguns elementos agregam valor, como a portaria física 24 horas, câmeras de segurança instaladas, elevadores codificados e sistemas de vigilância.

Lembre-se de que essa preocupação não deve ser restringida à criminalidade. Avalie também se outros pontos do apartamento são de qualidade, como as piscinas, quadras e os espaços de lazer. Assim, você evita graves acidentes domésticos.

Monte um checklist

A segurança é extremamente importante na escolha do imóvel, não é mesmo? Agora imagine que, no calor do momento, você se esqueça de algum dos elementos que deveriam ser analisados. Afinal, é o seu futuro — e o de sua família — que está em jogo, e ele não pode ser definido da noite para o dia.

Uma dica legal para não se esquecer de nenhum detalhe é montar um checklist com os principais pontos que você deve analisar até chegar à sua conclusão. Para facilitar a sua vida, anote o resumo que preparamos sobre o que você deve conferir:

  • iluminação das ruas;
  • rotina da região, tanto durante o dia quanto à noite;
  • quantidade de estabelecimentos noturnos;
  • policiamento nas ruas;
  • opinião dos vizinhos;
  • notícias da região.

Aqui também vale lembrar que você não deve se prender a preconceitos. Um bairro que era mal visto no passado pode receber ótimos investimentos, transformando-se em um lindo ambiente para se viver com a família. O oposto também pode ocorrer, especialmente porque o mercado muda com frequência. Ou seja: um bairro nobre pode enfrentar problemas e não ter a qualidade de vida que você sempre sonhou.

Como você pode perceber neste artigo, Belo Horizonte é uma cidade com uma história incrível. Ela é transferida para os seus bairros, o que faz com que cada um tenha as suas particularidades e história particular. A segurança é um elemento que deve ser considerado no momento de escolher o melhor bairro de BH para morar. Portanto, fique atento às nossas dicas. Se necessário, tire fotos do bairro para analisar com mais calma ou pedir opiniões de amigos, parentes ou da própria pessoa que for morar com você.

Entendeu como escolher os bairros mais seguros de BH? Então, entre em contato com a VPR Imóveis agora mesmo e veja como podemos ajudá-lo a escolher a sua próxima casa na região!

Ah… Aproveitando, que tal fazer nosso Quiz e descobrir qual é o bairro ideal para você?

O que você gosta de fazer no final de semana?
Um bom restaurante
Parque
Balada com os amigos
Ficar em casa
O que precisa ter no bairro que você vai morar?
Academia
Supermercado
Escolas
Barzinhos
O que você mais valoriza?
Áreas de lazer
Áreas verdes
Fácil deslocamento
Comércio
Qual bairro seria ideal para você morar em BH?
Você tirou:
{{title}}
{{image}}
{{content}}
Saiba tudo sobre as etapas de financiamento de imóvel

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.