
Saiba como fazer decoração com plantas e valorize seu imóvel
Poucas coisas são tão agradáveis quanto viver em um ambiente aconchegante, com componentes que o deixem mais bonito e se identifiquem com a personalidade do morador. A decoração com plantas é uma das alternativas mais utilizadas para enfeitar uma residência.
Sem contar que, com a correria do dia a dia e a convivência em locais fechados e urbanizados na maior parte do tempo, o contato com elementos da natureza é cada vez mais restrito. As plantas oferecem uma grande diversidade de opções, cores, tamanhos e preços, e, além de embelezar e colorir, ainda enobrecem o imóvel.
Pensando nisso, preparamos 6 dicas para que você saiba quais são as melhores maneiras de valorizar ambientes usando plantas na ornamentação. Para aprender um pouco a respeito disso, continue a leitura!
1. Escolha a espécie ideal
Uma etapa muito importante é a escolha da planta, já que cada uma tem necessidades específicas de calor, umidade e temperatura.
Para recintos fechados, há várias espécies que se adaptam bem. Elas podem ser cultivadas em meia-luz ou exigir pouca luminosidade do sol. Algumas pedem pouquíssima irrigação e cuidados bem simples. Outras até resistem ao ar-condicionado.
Algumas sugestões são: cróton, samambaia, suculenta, orquídea, antúrio, cacto, palmeira-leque, jiboia, ráfia, pleomele, lírio da paz, violeta, begônia, maranta, babosa e bromélia.
Para locais externos, existe uma diversidade ainda maior de opções. É preciso, porém, ter o cuidado de selecionar corretamente, considerando o clima, o plantio e a incidência de sol.
Nessas áreas, a paisagem pode ter flores ou folhagens penduradas em vasos suspensos: samambaia, violeta pendente, peperômia e hera-estrela. Para semear direto no chão, as opções são iúca, murta, viburno, gardênia, fícus, além de muitas possibilidades de flores. Ainda no jardim aberto, as trepadeiras dão um toque especial em muros e estruturas como vigas e colunas.
2. Destaque a planta dentro do cenário
Folhagens ou flores precisam formar composições harmoniosas, por essa razão, escolha um lugar especial para deixá-las expostas. Estantes, mesas ou aparadores são ótimos locais, desde que atendam às necessidades de luz e calor das espécies.
Folhagens maiores podem ser deixadas em vasos grandes que, por si só, já preenchem o espaço. Duas opções perfeitas de lugares para esse tipo de folhagem são o hall de entrada e diante de paredes vazias.
Os vasos e cachepôs, por sinal, são detalhes que fazem toda a diferença. Aposte em materiais e cores que harmonizem com a decoração.
3. Aproveite a varanda
Zonas externas são um privilégio e devem receber atenção. Você pode trabalhar com vasos de diversos tamanhos e, ainda, fazer um belo jardim suspenso (também chamado jardim vertical) usando uma estrutura fixada na parede para receber pequenos cachepôs. Ou os vasos podem ser pendurados um a um.
Aproveitar as paredes e fazer uso de estantes ou outro móvel que ocupe pouco espaço são boas ideias para a decoração de áreas menores, como as sacadas ou os apartamentos pequenos.
É interessante a possibilidade de construir a decoração toda com móveis de madeira ou em estilo rústico, criando um aspecto campestre. Vale a pena investir em planejamento e aproveitar ao máximo esse local — transformando-o em um lugar charmoso e aconchegante.
4. Faça um jardim de inverno
Jardins de inverno são cômodos que ficam junto à casa, com acesso interno, mas que têm uma abertura no teto ou uma cobertura de vidro para permitir a entrada de luz. Podem ser de diversos tamanhos, fechados (ou não) por paredes ou portas de vidro.
Assim como em outros casos, a escolha das espécies cultivadas é muito importante. Geralmente, o jardim de inverno pode receber plantas de maior porte, desde que recebam as condições necessárias para seu desenvolvimento. Escolhas comuns são palmeira ráfia, antúrio, comigo-ninguém-pode, babosa, lírio da paz, samambaia e cacto.
Os itens decorativos também podem variar em função do tamanho da área. Há projetos em que são instaladas namoradeiras ou pequenas fontes. Em outros, o investimento é apenas em vasos artesanais.
5. Capriche no jardim externo
Quem tem a sorte de possuir uma área externa para preparar um belo horto precisa utilizar isso da melhor maneira possível. Além de agregar valor ao imóvel, cria-se uma atmosfera própria para lazer e relaxamento próximo da natureza — mesmo dentro de casa.
O projeto pode variar bastante, de acordo com o investimento disponível. Elementos simples e baratos já são suficientes para dar nova vida ao quintal.
Abuse da variedade de plantas — mas, antes, procure descobrir as mais adequadas considerando as características de sua casa: onde é mais úmido, onde não bate sol, onde não chega a sombra. Isso garantirá que todas as espécies se desenvolvam belas e saudáveis.
Cuide da grama — se houver necessidade, vale a pena fazer o replantio.
Utilize pedras — elas podem ser encontradas em vários tamanhos, cores e formatos. Economizam a superfície de grama sem prejudicar a drenagem de água da chuva e ainda podem realçar a decoração.
Invista em mobília e acessórios — dependendo do espaço, podem ser esculturas, cadeiras ou bancos, mesas com ombrelones, deck de madeira, fonte de água. O importante é deixar seu jardim bonito e convidativo.
6. Valorize com iluminação
Independentemente do lugar, se a vegetação estiver decorando a casa interna ou externamente, a iluminação é um fator muito importante. Não apenas para a sobrevivência dos vegetais, mas também para enriquecer ainda mais o trabalho ornamental.
Nas áreas externas, postes, luminárias de chão ou pontos de luz darão um lindo realce ao jardim. Dentro da casa, lâmpadas de led, direcionadas corretamente, deixarão ainda mais bonita a decoração.
Ter o verde por perto é um privilégio que muitos desejam. Flores e folhagens trazem mais vida, charme e aconchego para qualquer ambiente. Com as dicas deste post, fica mais fácil ter ideias e decorar a casa com esses elementos, não é mesmo?
Além dos aspectos de bem-estar e beleza, a decoração com plantas também contribui para valorizar qualquer residência. Para quem tem a intenção de negociar um imóvel, é uma alternativa excelente para aumentar a perspectiva de valor e despertar mais interesse na venda.
Gostou deste conteúdo? Que tal descobrir 5 dicas práticas de decoração para fazer em sua casa e aproveitando, que tal fazer nosso Quiz e descobrir qual é o apartamento ideal para você?
2 Comentários