fbpx
comprar um imóvel

6 dicas para economizar dinheiro e conseguir comprar um imóvel

O sonho de comprar um imóvel ainda é algo um pouco distante na mente dos brasileiros. Muitos, na verdade, acabam criando empecilhos que na maioria dos casos não impedem a aquisição de um bem destinado à moradia.

É possível comprar um imóvel com simples atitudes que visam poupar parte do seu dinheiro, que geralmente é gasto com itens supérfluos ou outros que podem ser reduzidos e até mesmo suprimidos por algum tempo.

Neste artigo você encontrará 6 dicas para economizar seus recursos com objetivo principal de adquirir um imóvel. Confira!

A importância do planejamento e corte de gastos estratégicos

Antes de começarmos a descrever as dicas que prometemos no início deste post, precisamos convencer você da importância de planejar a compra de um imóvel, bem como de realizar alguns cortes estratégicos em suas finanças pessoais, para alcançar esse objetivo.

Esse investimento é uma das decisões financeiras mais importantes da vida de uma pessoa e, portanto, merece um profundo amadurecimento e planejamento. Para que essa primeira etapa seja realizada com sucesso, você deve executar os seguintes passos:

  • estabelecer quanto você pode poupar mensalmente, sem passar apertos e necessidades;
  • criar uma planilha contendo todos os gastos realizados bem como os que ainda ocorrerão;
  • analisar a possibilidade de realizar cortes em despesas desnecessárias ou dispensáveis;
  • verificar as despesas sazonais como: IPVA, IPTU, entre outros.

Além de se aprofundar nos gastos essenciais que você possui, será necessário realizar alguns sacrifícios por certo tempo. Não há como pensar em um investimento desse porte sem dispensar alguns hábitos ou programas que costumam drenar todo o seu recurso em pouquíssimo tempo.

Despesas como: viagens, restaurantes caros, roupas novas e compra de celulares do momento são coisas que podem ser dispensadas em prol de um objetivo muito maior, que é a aquisição de um imóvel. Com essas informações em mãos, você poderá seguir para o próximo passo, que é efetivamente o assunto do artigo de hoje.

6 dicas para economizar dinheiro para comprar um imóvel

1. Prefira a caminhada e a bicicleta

Os gastos com transporte, seja por meio do sistema coletivo ou veículo particular, ocupa um dos primeiros lugares na lista de despesas dos brasileiros. Portanto, sempre que for possível, escolha andar a pé ou de bicicleta em vez de utilizar alguns dos outros meios disponíveis.

Em algumas cidades, onde o trânsito é mais complicado, pode ser que utilizar o meio de transporte ciclístico acabe sendo mais rápido e ágil que o próprio carro ou ônibus. Não raro, vemos pessoas dos mais variados níveis sociais realizando o trajeto de sua casa até o local de trabalho com uma bicicleta ou caminhando.

Além de economizar, ambos os modos de locomoção também contribuem para a saúde de uma pessoa. Desse modo, essa também pode ser uma ótima oportunidade para quem vive dizendo que não tem tempo para fazer atividades físicas.

2. Elimine o cartão de crédito

O cartão de crédito proporciona uma falsa sensação de poder de compra, mesmo para aquelas pessoas que se julgam pessoas controladas e poupadoras. Nesse caso, a compra é uma questão de instinto humano, visto que quando você se deparar com uma situação que parece uma oportunidade, você utilizará o cartão.

Saiba tudo sobre as etapas de financiamento de imóvel

Sendo assim, a melhor opção será eliminar esse gargalo financeiro da sua vida, pelo menos enquanto você está em processo de economia de dinheiro para comprar um imóvel.

3. Feche a conta

Outro item que proporciona um falso poder de compra, semelhante ao cartão de crédito, são aquelas contas criadas em estabelecimentos com os quais você se relaciona há muito tempo e tem a facilidade de comprar para pagar no final do mês. Isso é muito comum em: restaurantes, farmácias, lojas de roupas, calçados e acessórios e até mesmo alguns bares.

Simplesmente, desfaça o acordo com o estabelecimento, pois dessa forma você não corre o risco de ser surpreendido com uma despesa desnecessária e com valores altos, principalmente no período em que está guardando dinheiro para comprar um imóvel.

4. Faça cortes estratégicos

A eliminação de despesas deve ser algo realizado com muita consciência e certo grau de inteligência. Sendo assim, você não pode simplesmente mandar desligar um serviço essencial, como a energia, água, internet e outros. É preciso realizar o que chamamos de cortes estratégicos.

Trata-se basicamente de eliminar gastos com itens que podem ser compensados por outros, por exemplo: é possível desligar a TV a cabo e passar a acompanhar a programação das redes abertas de televisão, ou ainda, deixar de gastar dinheiro nos Fast Foods, que geralmente são mais caros, e optar por fazer algo mais barato na sua própria casa.

5. Faça uma reserva para emergências

Essa pode não parecer uma dica para economizar dinheiro, mas se você analisar mais profundamente, perceberá que estamos tratando de um grande ralo de dinheiro, que em alguns casos é impossível de ser fechado.

Quando há algum problema de saúde na família, uma dívida ou despesa inesperada, ou qualquer outro gasto urgente, na maioria dos casos, o dinheiro que estava sendo poupado para comprar o imóvel acaba sendo utilizado para suprir essa necessidade financeira imediata.

Portanto, você precisa destinar uma pequena parte do dinheiro economizado para um fundo de emergência, para que, se algum infortúnio e superveniente venha ocorrer, você tenha recursos suficientes para cobri-lo, sem mexer no dinheiro destinado à compra do imóvel.

Caso o dinheiro guardado para emergência não seja utilizado durante esse período, você pode aplicá-lo no seu próprio imóvel, ou quem sabe, preparar um jantar entre amigos para comemorar a aquisição da sua nova residência.

6. Controle tudo

A última dica está mais relacionada à educação financeira. Você precisa registrar exatamente todo o recurso que entra e saí da sua casa, independentemente do valor, bem como o motivo do gasto. Fazendo isso você consegue ter uma visão mais ampla das finanças familiares, possibilitando a identificação de gargalos que sugam o seu dinheiro e dificultam a sua capacidade de economizar.

Por fim, sabemos que comprar um imóvel é um procedimento que mexe muito com o lado emocional das pessoas, no entanto, você precisa ser muito racional e ter uma visão analítica de cada ponto da sua vida financeira. Fazendo isso, a cada dia estará mais próximo do grande sonho que a maioria dos brasileiros possuem, que é ter a sua própria residência.

Gostou deste artigo sobre como economizar dinheiro para comprar um imóvel? Gostaria de receber mais dicas valiosas como a que acabou de ler? Então, curta nossa página no Facebook! Dessa forma você não perde nenhum de nossos conteúdos!

Saiba tudo sobre as etapas de financiamento de imóvel

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.