Belo Horizonte

Como conservar sua casa nova? Aprenda aqui!

conservar a casa nova
Escrito por acportal

Ao adquirir um imóvel, a primeira preocupação que vem à mente é tentar deixá-lo com o seu jeito e transformá-lo em um local mais aconchegante. Porém, deve-se pensar também que, além da decoração, alguns cuidados diários podem ajudar a fazer do seu lar um ambiente mais agradável para você e sua família.

Para quem possui uma vida ocupada e passa quase o dia todo fora, manter a casa sempre arrumada pode parecer uma missão difícil. Mas, com um pouco de dedicação e atenção aos detalhes, as pequenas tarefas vão se tornando mais fáceis ao longo do tempo.

Para ajudar você a conservar a casa nova, separamos algumas dicas de limpeza e organização que vão trazer mais praticidade para o seu dia a dia. Confira!

Crie uma rotina para conservar a casa nova

Um imóvel novo sempre traz o sentimento de mudança. Então, você pode aproveitá-lo para transformar os seus próprios costumes e a sua relação com o ambiente em que vive. A primeira dica para manter o seu lar organizado é criar uma nova rotina com hábitos simples, que gastam pouco tempo e podem facilitar a sua vida todos os dias e também na hora da faxina.

Antes de tudo, saiba que todos os itens da casa têm um lugar próprio e a bagunça começa quando não respeitamos o que estabelecemos. Portanto, pense em uma forma de fazer com que os moradores sempre devolvam cada objeto para o seu devido lugar assim que terminarem de usar.

A tabela de distribuição de tarefas pode ser uma grande aliada para o seu próprio planejamento e gestão de tempo. Determine em quais dias da semana reservará um horário para realizar suas atividades, como limpar os cômodos, cuidar das roupas e lavar o banheiro. Assim, você conseguirá administrar tudo e ainda sobrará algumas horas livres ao fim do dia.

Evite o acúmulo de bagunça na sala

Defina um lugar especial para cada um dos objetos que costumam “se perder” facilmente em meio aos móveis da sala. As chaves podem ser depositadas em uma bandejinha próxima à porta e os controles remotos deixados ao lado da televisão ou na mesinha de centro. O importante é saber para onde cada item deve voltar caso seja retirado do lugar.

O exagero na decoração da sala de estar pode dificultar a limpeza e a organização. Portanto, prefira ter menos objetos e evite deixá-los jogados pelo cômodo. O mesmo vale para revistas e jornais, que podem ser guardados em cestas logo após serem lidos.

Deixe o quarto arrumado todos os dias

Crie o hábito de arrumar a cama todos os dias ao se levantar e evite deixar roupas e objetos pessoais espalhados enquanto se prepara para ir ao trabalho. Realizar essas tarefas de manhã fará com que você acorde mais disposto e não precise se preocupar com esses pequenos detalhes à noite.

Ao chegar em casa, lembre-se de guardar as roupas limpas no armário e mantê-lo organizado para que a bagunça não se aglomere lá dentro. Em relação às roupas sujas, não deixe que elas acumulem por muito tempo e coloque-as separadas no cesto para que sejam lavadas de acordo com o tipo.

Mantenha a cozinha sempre limpa

Lavar a louça pode se tornar uma atividade bastante fácil se você a realizar enquanto prepara a comida ou assim que terminar as refeições. Dessa forma, elas não formarão uma grande pilha na pia e você gastará apenas cinco ou dez minutos para deixar tudo em ordem.

Ao usar e limpar os utensílios, guarde-os no lugar e mantenha cada um dos armários organizados para facilitar a sua procura na hora de cozinhar. Fique de olho também no tempo de uso dos panos de prato e, se possível, troque-os com frequência.

Limpar os eletrodomésticos, como fogão e micro-ondas, assim que eles forem utilizados evita que as sujeiras se acumulem e grudem. Na hora de faxinar a cozinha, esses pequenos detalhes ajudarão muito e tornarão as tarefas mais simples de executar.

Tenha um cuidado especial com o banheiro

Devido à umidade, o banheiro é o cômodo mais propenso a acumular lodo. Portanto, é essencial dar uma certa atenção à limpeza dos rejuntes do azulejo e do piso, principalmente no box, evitando que a sujeira fique mais difícil de sair.

Para facilitar na hora da faxina, deixe a pia sempre livre de objetos e itens que ocupem muito espaço. A melhor opção é colocá-los em armários e deixar na bancada só o que for essencial. No caso de maquiagens e remédios, o ideal é guardar em outro cômodo, pois o ambiente úmido do banheiro é desfavorável para esses tipos de produtos.

As toalhas devem ser penduradas para que elas consigam secar totalmente antes do próximo uso, enquanto os ganchos das portas e paredes devem ficar desocupados para receberem peças de roupa ou roupões.

Aproveite as áreas externas

Se a sua nova casa possui um quintal, você pode aproveitar para montar uma área de lazer, com piscina e churrasqueira por exemplo, ou para ajudar em outros serviços do cotidiano, como secar as roupas que foram lavadas.

Reserve um dia especialmente para cuidar do quintal e das plantas que fazem parte do jardim ou do interior da casa. Além disso, sempre que possível, também separe um tempo para manter todos os espaços de lazer limpos e em pleno funcionamento.

Por fim, por que não transformar a sua varanda em um lugar agradável para passar o tempo? Decore-a com cadeiras, mesas, plantas e outros objetos que consigam compor um espaço charmoso e tranquilo para você e sua família.

Manter os cômodos organizados significa investir em seu próprio bem-estar e transformar a sua residência em um ambiente aconchegante para todos que vivem nele. Ao criar uma rotina e gastar alguns minutos do seu dia para conservar a casa nova, você passa a ter mais conforto e torna o seu cotidiano mais prático.

Em busca de um novo lar? Confira as 8 dicas que preparamos para você negociar com a imobiliária com segurança e realizar o sonho da casa própria!

Sobre o autor

acportal