fbpx
garantias locatícias

Garantias locatícias: quais são suas opções?

Em toda transação de aluguel de imóveis, o futuro inquilino precisa apresentar garantias locatícias. Muitos associam essa garantia com o fiador, já que por muito tempo este foi o mais usado e comum.

Mas você sabia que ter um fiador não é a única maneira de garantir a sua locação? Existem muitas outras garantias e é isso que vamos te mostrar agora, para que você chegue na imobiliária já sabendo tudo sobre o assunto!

O que são garantias locatícias?

As garantias locatícias são o que protegem tanto locatário quanto locador em um processo de locação. Elas asseguram o aluguel do imóvel durante todo o contrato, ou seja: se o inquilino não pagar o combinado em determinado mês, elas são usadas para que não haja prejuízo.

Por muito tempo o fiador foi visto como a garantia locatícia mais comum e também a mais usada do mercado, mas com o tempo, novas outras e menos burocráticas foram surgindo, fazendo com que o locatário deixasse de depender de outras pessoas para finalmente conseguir o seu tão sonhado imóvel.

Vamos listar aqui as garantias locatícias usadas na VPR Imóveis. Apesar de comuns em muitas imobiliárias, as garantias podem variar de empresa para empresa, então verifique quais estão disponíveis no momento da locação!

Fiador

Como já dito anteriormente, o fiador é uma das garantias locatícias mais conhecidas no mercado imobiliário, mas também pode ser considerada uma das mais burocráticas. Isso porque além de você precisar de uma terceira pessoa no processo, também são necessários vários documentos.

Como funciona a garantia através de fiador?

Normalmente, você vai precisar de dois fiadores: um que tenha renda superior a três vezes o valor do aluguel do imóvel em questão e o outro com um imóvel quitado em seu nome. Esses fiadores podem residir em qualquer região do Brasil, não tendo necessidade de estar presente no momento do fechamento da locação, já que hoje em dia o mercado possui assinatura eletrônica em contratos imobiliários.

Os documentos exigidos para os fiadores variam, mas vão de RG e CPF à 3 últimos contracheques e declaração de imposto de renda.

Seguro fiança

Nessa modalidade você não terá a burocracia de conseguir um fiador e seus documentos; uma seguradora será a sua fiadora. O valor pago varia de 9% à 15% do valor do aluguel e o dinheiro não é resgatado ao fim do contrato. Se assemelha bastante à um seguro de carro.

processo-de-aluguel

Como funciona o seguro fiança?

Para o seguro fiança, são necessários menos comprovantes, dependendo da seguradora. Em algumas vezes só o seu CPF é suficiente para que eles façam a avaliação de crédito. Mas podem pedir certidão, comprovante de residência, carteira de trabalho, últimos contracheques e declaração do imposto de renda. 

Exemplo: Se a taxa da seguradora for 10% em um contrato com aluguel de R$1000,00, teremos um total de R$100,00 em seguro fiança.

Seguro por cartão de crédito

Essa é uma modalidade que vem sendo muito procurada nos últimos tempos, por sua praticidade e falta de burocracia. A facilidade em se conseguir essa garantia tem atraído muitos interessados a utilizar esse tipo de seguro.

Como funciona o seguro por cartão de crédito?

Não é preciso muito para conseguir essa garantia locatícia. Primeiro, encontre uma imobiliária que ofereça esse seguro! Nem todas as empresas estão preparadas para entregar essa garantia. Depois disso, você vai precisar apresentar um cartão de crédito com limite superior à 3x o valor do aluguel e seus documentos pessoais. Seus dados são avaliados em 15 minutos e se aprovados, o seguro já estará disponível para você.

Título de capitalização

Nessa modalidade, o inquilino dá como garantia para o proprietário no início do contrato um valor equivalente a 10x o aluguel do imóvel, que ficam de garantia caso você tenha algum problema durante o contrato de aluguel. Esse valor fica retido com uma seguradora. É uma garantia menos burocrática, levando em consideração que só é necessário os documentos pessoais do locatário.

Como funciona o título de capitalização?

O pagamento é feito à vista através de boleto bancário no ato da locação. Não é necessário comprovação de renda e ao fim do contrato, 100% do seu dinheiro é resgatado.

Caução

Outra garantia que também já foi muito comum é o caução. Muitas imobiliárias, inclusive a VPR, já não o utilizam mais por ser uma garantia locatícia ultrapassada e com alguns furos.

Como funciona o caução?

Funciona de maneira parecida com o o título de capitalização: o inquilino dá como garantia no início do contrato um valor equivalente a 3x o aluguel do imóvel. Mas diferente do título, nesse caso esse dinheiro é negociado entre proprietário e inquilino, não tendo uma seguradora que intermeie o processo, podendo gerar problemas. Além também de ser um valor baixo para um contrato de locação.

Pronto! Agora você sabe mais um pouquinho sobre o que e quais são as principais garantias locatícias disponíveis no mercado imobiliário.

Esperamos que tenhamos tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto! Mas se ficou qualquer outra dúvida, é só nos procurar aqui nos comentários ou no Instagram da VPR Imóveis. Estamos sempre disponíveis para tirar as suas dúvidas sobre esse ou qualquer outro assunto do mercado!

E agora que você já sabe sobre as garantias locatícias, que tal baixar o nosso e-book sobre todas as etapas de um processo de locação?  Clique no banner abaixo e confira nosso material, é gratuito!

processo-de-aluguel

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.