
O que é cobogó e como utilizá-lo na decoração?
Ele está em vários lugares em sua volta: salas, banheiros, cozinhas… É um item decorativo que, desde a sua invenção, só vem aumentando cada vez mais a popularidade. Mas afinal de contas: o que é cobogó?
Segundo o dicionário, seu significado é: “bloco vazado e com perfurações, geralmente construído em cimento, cerâmica, gesso ou outros materiais, largamente utilizado em construções. Técnica ou estilo arquitetônico (…)”.
Talvez você já tenha visto vários por aí, só não o conhecia por seu nome! Então continue lendo nosso artigo para descobrir tudo sobre esse elemento muito usado da Arquitetura.
Origem
Pelo nome, muitas pessoas acreditam que o cobogó tem alguma origem indígena ou um pouco mais complexa. Mas acredite: a história dele é mais simples do que você imagina! O nome do elemento vem da junção dos sobrenomes dos seus criadores: o português Amadeu Oliveira COimbra, o alemão Ernesto August BOeckmann e o brasileiro Antônio de GÓis. Portanto, temos a nossa palavra: cobogó.
Os três eram engenheiros em Recife (sim, o cobogó é brasileiro!) e sentiram a necessidade de criar uma solução para amenizar as condições climáticas dentro das residências da região.
Mas como levantar uma parede sem vedar a circulação de ar e iluminação dos ambientes? Assim, surgiram os charmosos blocos vazados em 1920. Já são mais de cem anos de cobogó no Brasil!
Os criadores buscaram inspiração na arquitetura árabe – mais especificamente nos mashrabiya (muxarabi em português), que eram painéis vazados de madeira instalados nas varandas e janelas das casas. Além de permitir ventilação e iluminação, esse painel trazia privacidade e discrição para as famílias que ali viviam, assim como sua cultura pede, impedindo que quem estivesse na rua visse o interior do ambiente.
Como não poderia ser diferente, a ideia do cobogó logo se popularizou, passando de elemento funcional para decoração no interior dos ambientes após se popularizar também entre os arquitetos e decoradores.
O arquiteto Lúcio Costa, criador do Plano Piloto de Brasília, gostou tanto da ideia que usou e abusou do cobogó nas casas e prédios da capital brasileira.
Tipos de cobogó
O cobogó, em sua origem, era fabricado em cimento ou tijolo. Com o tempo ele foi se modernizando e passou a ser construído em diversos tipos de materiais: vidro, cerâmica esmaltada, argila, madeira, etc. Ele também foi ganhando uma paleta de cores diversa, para que conversasse com qualquer tipo de ambiente.
Hoje o cobogó também é usado como peças de design, tendo influência até na confecção de móveis.
Como usar o cobogó na decoração
Agora que você já sabe o que é cobogó, vamos descobrir como usá-lo na decoração?
O elemento foi inventado como uma solução funcional para permitir que iluminação e ventilação pudessem circular. Além disso, hoje o cobogó também possui poder estético e traz muita personalidade onde é instalado.
O cobogó de vidro é muito usado por quem deseja trazer um pouco de leveza ao ambiente, principalmente aqueles com estilo “clean”. Por outro lado, o de concreto por sua vez tem uma estética rustica e é muito utilizado em ambientes com estilo industrial. Também é muito visado em jardins e áreas externas.
Já o cerâmico é dinâmico: por possuir muitas cores e modelos, ele é vantajoso e se encaixa em vários tipos de ambiente, por exemplo. Após escolher o seu tipo de cobogó, é só usar a imaginação!
Ele pode ser usado na cozinha para separar área de serviço, na sala de estar conjugada separando da sala de jantar ou até mesmo como decoração.
Esperamos que tenhamos tirado todas as suas dúvidas sobre o que é cobogó! Mas se quiser saber mais novidades e ficar por dentro de tudo, é só nos procurar aqui nos comentários ou nas redes sociais da VPR Imóveis. Estamos sempre disponíveis para tirar as suas dúvidas sobre esse ou qualquer outro assunto do mercado!
Não deixe também de continuar navegando pelo nosso blog. Por aqui, falamos não só sobre o mercado imobiliário e Buritis, mas também te damos várias dicas sobre o dia a dia, arquitetura e mais.
Este post foi escrito pela equipe da VPR Imóveis em agosto de 2020 e atualizado em fevereiro de 2022.