fbpx
pintura em apartamento

Pintura em apartamento: confira 10 dicas!

Existem mil e uma possibilidades de se fazer pintura em apartamento. Pintura é algo maleável e um imóvel em branco é como uma tela. Uma paleta de cor bem escolhida é capaz de fazer o seu espaço parecer maior, convidativo e aconchegante sem precisar de grandes intervenções e obras.

Antes de começar, se lembre que se o seu apartamento for alugado, é sempre bom perguntar ao proprietário se ele autoriza a pintura. Ao fim do contrato, a não ser que o locador tenha permitido, o imóvel precisa ser entregue como na vistoria inicial, ou seja: sem a pintura.

Lembrando que todas as dicas abaixo podem ser feitas por você mesmo. Então não precisa se preocupar com orçamento de pintura, serviço de pintura ou ficar se perguntando “quanto custa pintar um apartamento?” por aí! Nesse caso, a mão de obra pode ser exclusivamente sua!

Tudo certo? Então vamos começar a pintura no seu apartamento com algumas dicas valiosas!

Dicas para pintura em apartamento

1 – Considere a luz natural ao escolher suas cores

A luz natural tem poder no impacto da cor escolhida para pintar suas paredes. Cores tem a habilidade de “esquentar” ou “esfriar” um ambiente dependendo da luz, então é necessário ficar atento! Se o seu imóvel bate muito sol, considere escolher cores frias como azul e verde. Se é um ambiente onde a luz natural não alcança tão facilmente, aposte no vermelho, laranja, etc.

Parece simples, mas pintura em apartamento inclui pensar em todos esses detalhes que precisamos levar em consideração!

2 – Tente focar em uma cor central

Misturar cores e texturas pode ser uma estratégia muito certeira, mas para quem deseja um ambiente mais clean é sempre mais fácil partir para a estratégia da cor central. Ela cria um ambiente fluido e coeso, dando a impressão de que todo o ambiente funciona de maneira orgânica. Experimente por exemplo, pintar a parede central de uma única cor e seguir a decoração a partir daquela tonalidade, sem usar de outra cor para decorar.

pintura em apartamento

3 – Considere a “vibe” que você deseja para cada cômodo

Escolha as cores de acordo com o clima que você deseja para cada ambiente do seu imóvel. Uma luz mais escura, por exemplo cinza ou vermelho escuro, traz uma atmosfera aconchegante e sonolenta para o quarto. Já uma cor alegre e vibrante como o amarelo oferece para a cozinha exatamente o clima que ela precisa.

4 – Não tenha medo de usar cores escuras

As cores escuras às vezes são esquecidas por serem consideradas “pesadas”. Não tenha medo de usá-las, é exatamente o contrário! Adicionar pontos escuros ao seu ambiente ajuda a destacar pontos específicos e por incrível que pareça, ajuda a clarear outros pontos do local. Além disso, elas também podem ser usadas na decoração, como tapetes, abajures, cortinas, entre outras coisas.

5 – Não esqueça do teto

Isso mesmo! O seu teto pode ser uma ótima tela em branco para fazer arte! Seja como continuação da cor da parede ou até mesmo uma estética diferente para trazer outro ar ao ambiente. Não tenha medo de ousar!

6 – Use espelhos

Mesmo não sendo uma dica de pintura em apartamento, o espelho pode ajudar e muito na finalização. Nesse caso, eles ajudam a refletir as cores usadas no ambiente e também dão uma sensação de amplitude no espaço.

7- Use e abuse das formas geométricas

A pintura não precisa ser sólida e única. Você pode optar por paredes pintadas com formas geométricas e misturas, essa é uma opção que tem sido cada vez mais tendência nos projetos de interiores. Misture cores, use sua imaginação!

8 – Use as cores para separar ambientes

Essa é dica é muito válida principalmente para você que mora em apartamento pequeno. Se você mora em um flat, studios ou pequenos apartamentos, experimente usar as cores para dividir os ambientes, seja no teto, chão ou paredes.

9 – Adicione cores aos seus armários

A pintura em apartamento não precisa se limitar apenas à paredes, né? Que tal um pouco de cor nos armários? Pintá-los é uma ótima tática de decoração. Além da estética, a pintura também valoriza o móvel e o deixa elegante.

10 – Considere os tipos de tintas

Para cada parede ou material será necessário um tipo de tinta, então não se esqueça de conferir com profissionais se optar por fazer sozinho tinta será usada para cada ambiente, certo?

Viu só? Existem várias opções que podem tirar o seu apartamento da monotonia, de maneira barata e muito criativa! O papel de parede também pode ser uma ótima opção para sua decoração.

Esperamos que tenhamos tirado todas dado dicas valiosas sobre pinturas em apartamento! Se ficou com alguma dúvida, não se preocupe! É só nos procurar aqui nos comentários ou no nas redes sociais da VPR Imóveis.

Estamos sempre disponíveis para conversar sobre esse ou qualquer outro assunto do mercado! Até a próxima.

Perguntas frequentes:

Posso pintar as paredes de um apartamento alugado?

Durante a locação de um imóvel você tem duas opções quando quiser fazer modificações no espaço: a primeira é, por meio da imobiliária, perguntar se o proprietário aceita a mudança. Em alguns casos o locador vê com bons olhos e considera a atitude uma benfeitoria. A segunda opção é pintar as paredes e, ao fim do contrato, pintar novamente. Na entrega das chaves o imóvel precisa estar exatamente como foi registrado através da vistoria inicial.

O que preciso para pintar meu apartamento?

Alguns materiais são essenciais na hora de pintar seu apartamento: rolo de lã, bandeja de aplicação de tinta, pincéis de diferentes tamanhos (para pegar os cantinhos), lixa de parede e espátula.

É preciso lixar a parede para pintá-la?

Para que você tenha um bom acabamento, é imprescindível que a parede seja lixada antes da pintura. Sem lixar a tinta pode acabar descascando rapidamente além das deformações da parede ficarem visíveis sobre a tinta.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.