Belo Horizonte

Descubra como criar móveis DIY de forma prática!

móveis diy
Escrito por Fred VPR Imóveis

Já ouviu falar em móveis DIY? O termo vem do inglês “Do it yourself”, ou, traduzido, “faça você mesmo”. São móveis feitos de forma artesanal para dar mais personalidade à decoração e, ainda, ajudar a economizar.

Essa é uma prática que ganha cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo. E não é para menos: além de ter um móvel novinho em folha, você exercita a criatividade e dá um empurrãozinho no seu lado artístico.

Se você gostou da ideia, mas não sabe por onde começar, pode ficar tranquilo! A seguir vamos mostrar como criar móveis DIY cheio de funcionalidades, de forma fácil e divertida. Acompanhe!

Use e abuse dos paletes

Paletes são estrados geralmente usados para o suporte de cargas. Feitos de madeira, plástico ou metal, hoje é um dos materiais mais versáteis e queridinhos do DIY.

Uma das possibilidades é utilizá-los como base para sofá ou cama. Você pode escolher o tamanho que quiser ou que seu cômodo permitir e, se achar que está muito baixo, empilhar mais dois ou três paletes. Para o sofá, coloque futons ou colchonetes para fazê-los de assentos e, para criar uma cama, o ideal é encaixar um colchão sobre eles.

Para deixar tudo bem seguro, use pregos ou parafusos, fixando uma peça na outra, e não se esqueça de colocar rodinhas para facilitar a movimentação dos móveis DIY.

Esses materiais também podem virar charmosas mesas de centro e até suportes para hortas indoor. O que vale, aqui, é deixar a casa linda usando a sua criatividade.

Faça uma estante com a sua cara

Estantes são móveis democráticos: todas as casas têm pelo menos uma. Elas servem para suportar livros, eletrodomésticos, objetos de decoração e muitos outros itens. Se você quer inovar e fazer uma estante novinha, existem muitas ideias bacanas para seguir!

Uma delas é pegar uma escada antiga com abertura dupla. Com ela aberta, os degraus fazem o papel de prateleiras que ficam um charme. Para dar mais personalidade, você pode pintá-la como quiser — inclusive um degrau de cada cor. Afinal, a escolha é sua!

Caso prefira algo mais tradicional e planejado, é interessante investir em chapas de madeira. Não esqueça de, antes, medir o tamanho do cômodo e o quanto você quer ocupar com a sua estante.

Depois, use tinta esmaltada para dar um colorido à peça, e furadeira para fixar uma chapa na outra. Procure calcular as distâncias para que fiquem equivalentes, se assim preferir, ou crie prateleiras de tamanhos diferentes.

Improvise nichos diferentes

Nichos são itens que contribuem para a organização e um aproveitamento melhor do espaço, principalmente em casas e apartamentos pequenos. Fixados nas paredes, eles funcionam como prateleiras únicas, que podem ser dispostas como sua imaginação mandar!

Além disso, os nichos podem ser feitos de diversas maneiras e com os mais variados materiais. Uma dica é pegar caixotes de feira (sim, aqueles de maçã) e lixá-los. Depois disso, pintá-los, ou deixá-los com a cor natural da madeira, se preferir algo mais rústico.

Com isso feito, utilize dois pregos ou ganchos para suspendê-los nas paredes. Você pode criar formas divertidas, como um zigue-zague, ou então, simular uma estante tradicional com um caixote sobre o outro.

Outra ideia é usar caixas de papelão. É possível aproveitar os tamanhos e formas originais das caixas de sapato ou dos modelos maiores — encontrados em supermercados.

Para isso,, corte as tampas e os fundos das caixas, e reforce as emendas com cola quente e fita crepe — isso dará mais sustentação ao móvel DIY. Depois, você pode pintar seus novos nichos, ou fazer colagens com fotos e outras gravuras. Não se esqueça de passar uma camada de verniz para aumentar a durabilidade, e pronto! Basta pendurar na parede.

Para essa última opção, é melhor colocar objetos mais leves, já que o papelão é menos resistente.

Construa mesas de centro recicladas

A mesinha de centro é o ponto focal de uma sala de estar ou TV. Própria para receber os amigos em volta, esse móvel é cheio de utilidades e, por isso, merece uma atenção a mais.

Você pode criar sua mesa de centro com materiais reciclados. Uma das opções mais bacanas é utilizar um carretel como base — aqueles utilizados para enrolar cabos de energia e fios elétricos.

Para isso, lixe-os e pinte-os da forma como desejar. Você pode enrolar uma corda rústica em volta da parte mais estreita para dar um ar mais caseiro ao seu novo móvel. Se preferir, improvise um tampo com uma chapa de madeira ou use um dos lados do carretel para apoiar copos e objetos decorativos.

Outra dica bastante ousada é utilizar quatro garrafas antigas de vidro para serem os pés da sua mesa. Por cima, pegue uma tábua de madeira de demolição e faça buracos do tamanho dos gargalos para serem encaixados (reforçando as emendas com cola).

Depois de tudo pronto, você terá uma mesa exclusiva e digna de um designer de sucesso!

Personalize sua casa

O mais legal em criar os móveis DIY é ter objetos exclusivos e que têm tudo a ver com você. Além disso, consegue passar algumas horas prazerosas criando peças cheias de significado e personalidade.

Com o tempo e a prática, fica mais fácil desenvolver ideias e construir outras opções, como luminárias, painel para TV, balcões, aparadores e banquetas.

Outra vantagem é a economia feita! Muitos dos materiais citados aqui podem ser conseguidos de graça ou a preços módicos. Seu investimento maior será com as tintas, parafusos e outros acessórios que deixam seu móvel como se fosse feito por um profissional.

Os móveis DIY são uma maneira econômica e divertida de decorar sua casa como você sempre quis e com a sua cara, não é mesmo? Aproveite para reunir a família para que todos criem juntos e passem ótimos momentos de descontração e criatividade.

E você, já fez algum móvel DIY? Gosta de colocar a mão na massa? Deixe seu comentário e conte para a gente os itens que você criou ou pretende criar para inspirar outras pessoas!

Sobre o autor

Fred VPR Imóveis