como financiar um apartamento

Como financiar um apartamento? Confira aqui!

Se você está pesquisando sobre como financiar um apartamento, seja para investimento ou para moradia, certamente já deve ter ouvido falar do consórcio imobiliário, não é verdade?

Não é por coincidência que essa é uma das modalidades mais adotadas pela maior parte da população. De fato é uma opção bastante vantajosa. Entretanto, existem outras formas de financiar um imóvel que podem se adequar ao seu perfil.

Por isso, neste conteúdo, mostraremos como financiar um apartamento com as opções mais utilizadas da atualidade. Além disso, também abordaremos aspectos como documentação necessária, taxas de juros e muito mais. Continue a leitura para conferir!

Escolha o tipo de financiamento imobiliário

A seguir, listamos os principais deles para que você possa descobrir o mais indicado.

Veja acima nosso diretor Fred Papatella tirando todas as dúvidas sobre financiamento!

Consórcio

O consórcio imobiliário é um investimento que se caracteriza pela junção de um grupo composto por pessoas físicas ou jurídicas, com o intuito de adquirir um imóvel realizando o pagamento de parcelas fixas mensais.

É correto afirmar que esses pagamentos são feitos com o objetivo de formalizar uma espécie de poupança coletiva em que cada integrante/consorciado é detentor de uma cota do negócio, podendo ser contemplado posteriormente.

Existem duas formas para que ocorra a contemplação: por meio de um sorteio e realizando a oferta de um lance.

O sorteio é considerado a metodologia mais comum e direta para a contemplação, já que ocorre periodicamente, de acordo com o que está previsto no contrato do consórcio.

Enquanto no caso do lance trata-se de um adiantamento das parcelas e pode funcionar como um tipo de leilão: quem dá mais ganha o direito à carta de crédito.

Vale ressaltar, ainda, que o indivíduo que for sorteado ou der o lance mais alto não receberá o valor contratado em seu consórcio em dinheiro, mas sim por meio de uma carta de crédito. A carta de crédito é o que dá direito à compra do imóvel e serve como garantia de pagamento ao proprietário do bem.

Sistema Price

Certamente, um dos meios de financiamento mais adotados no mundo. No entanto, precisou ser remodelado para se adaptar ao contexto da realidade brasileira (altas taxas de juros e constante inflação).

Em seu modelo original, o Sistema Price trabalha com prestações fixas, juros decrescentes e amortizações crescentes.

Desse modo, durante as prestações iniciais, a maior parte da parcela está relacionada ao pagamento dos juros, o que faz com que eles diminuam conforme o tempo passa, já que são cobrados sobre o valor que ainda não se deve à instituição bancária.

Assim como o saldo devedor é reduzido a cada mês, os juros cobrados também são diminuídos. Todavia, no Sistema Price, o valor das parcelas é fixo, dessa forma, o que aumenta a cada mês é o valor da amortização.

Porém, no Brasil, a tabela precisou passar por adaptações, fazendo com que as parcelas não fossem mais fixas, mas variassem de acordo com a inflação. Para isso, a TR (taxa referencial) é o indexador pós-fixado mais utilizado para o reajuste das prestações do Sistema Price.

Para você que está pesquisando sobre como financiar um apartamento, é importante mencionar que esse modelo de financiamento é desvantajoso, em especial, nos casos em que a renda não é reajustada na mesma proporção da dívida com o banco.

Sendo assim, com o passar do tempo, o valor da parcela pode comprometer cada vez mais a renda, dificultando a quitação do empréstimo.

SAC

Sistema de Amortizações Constantes, mais conhecido pela sigla SAC, é um sistema em que as amortizações são constantes ao longo de todo o período em que o empréstimo está sendo quitado, variando apenas os juros cobrados.

Em geral, o valor das parcelas é reduzido gradativamente com o decorrer do tempo, já que os juros sempre são cobrados de acordo com o saldo devedor. Portanto, a dica é pagar prestações mais altas no início do financiamento, pois a dívida será amortizada mais rapidamente e o juro total também será reduzido.

Sem dúvida, a maior vantagem do financiamento SAC é a segurança proporcionada com o passar do tempo, já que as prestações mais altas são cobradas logo no início. Caso algum imprevisto ocorra no futuro, as parcelas estarão mais baixas e será mais fácil pagar.

SACRE

SACRE, ou Sistema de Amortização Crescente, é um dos tipos de financiamento imobiliário mais praticados no país. Consiste na mistura do SAC e do Sistema Price. Nele, as prestações do empréstimo são crescentes com o decorrer do tempo, mas apenas até um certo ponto, a partir do qual passam a diminuir.

Da mesma forma como ocorre no Sistema Price, as prestações são reajustadas de acordo com a TR, mas as amortizações não são crescentes ao longo dos anos e, consequentemente, os juros reduzem com o tempo.

Em comparação ao Sistema Price, o SACRE oferece a vantagem das prestações diminuírem conforme os anos passam e, por isso, o risco de inadimplência também é minimizado de forma significativa.

Organize toda a documentação necessária

Como financiar um apartamento sem ter a documentação em dia, não é verdade? Pois bem, após decidir a opção do consorciamento, o primeiro passo é organizar todos os documentos necessários.

CPF, RG e comprovante de residência são os documentos mais básicos que todos devem ter em mãos. Já no caso de pessoas jurídicas, é preciso apresentar o contrato social e toda a documentação pertinente ao representante legal da empresa.

Dependendo da administradora, pode ser necessário que outros documentos sejam apresentados no ato da contratação, porém o processo costuma ser ágil e pouco burocrático.

No caso do consórcio, quais documentos apresentar no ato da contemplação?

Caso o indivíduo seja contemplado, pode ser preciso apresentar mais alguns documentos para que a carta de crédito seja liberada, sendo que as exigências também podem variar a depender da empresa. Em geral, os documentos exigidos são:

  • cópia do CPF, RG e comprovante de residência dos últimos 3 meses;
  • comprovante de renda, como contracheques ou declaração do IR;
  • certidão de nascimento e casamento atualizadas.

Caso o contemplado seja casado, será necessário apresentar os documentos do cônjuge também.

Em alguns casos, é possível que a administradora também exija um fiador para que a carta de crédito seja liberada.

Conheça as taxas de juros praticadas

As taxas de juros podem variar de estado para estado. Em Minas Gerais, por exemplo, são elas:

  • Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) — com redução das taxas de juros, os percentuais diminuem de 11,25% a 10%;
  • Sistema Financeiro de Habitação (SFH) — redução dos juros de 10,25% para 9% ao ano;
  • imóveis usados — o percentual subiu de 50% para 70%.​

Busque apoio de uma imobiliária de confiança

Para concluirmos o nosso artigo sobre como financiar um apartamento, é importante destacar o papel de uma imobiliária com credibilidade no mercado durante todo o processo.

O fato da empresa contar com profissionais capacitados para auxiliar nas etapas do financiamento pode garantir muito mais segurança, pois eles ajudarão na escolha do tipo de financiamento mais adequado à sua realidade financeira, passando pela organização dos documentos exigidos até a negociação com o banco.

Agora que você já conhece as melhores práticas sobre como financiar um apartamento, não deixe de descobrir também os seis principais benefícios que uma imobiliária pode oferecer!

Ah… Aproveitando, que tal fazer nosso Quiz e descobrir qual é o melhor tipo de apartamento para você?

Chegou sexta-feira o que vamos fazer?
Balada e barzinhos
Organizar um encontro em casa com os amigos
E aquele filminho... Onde é melhor assistir?
Cinema
Filme em casa
Sobre animais de estimação...
Pet
Qual área do apê você mais valoriza?
varanda
Quarto
Sala de estar
Cozinha
Com qual filme você se identifica mais?
Diário de uma paixão
Toy Story
Jogo de amor em Las Vegas
Como é sua rotina de trabalho?
Trabalho em casa
Trabalho em um escritório
Qual é o melhor tipo de apê para você?
Você tirou:
{{title}}
{{image}}
{{content}}

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.