onde morar em bh

Afinal, onde morar em BH? Descubra agora!

Belo Horizonte é uma das capitais com o maior índice de qualidade de vida do país. Além de sua excelente infraestrutura, a cidade conta com belezas naturais, com diversas opções culturais e de entretenimento. Outra característica da capital é que ela consegue combinar a vida agitada e urbana com o tradicional jeitinho do interior. Tantos atrativos podem dificultar a escolha sobre onde morar em BH.

Para ajudar você nessa tarefa, fizemos uma seleção com as melhores regiões de Belo Horizonte. Continue a leitura, conheça os bairros mais seguros de BH e descubra o que cada local tem de melhor a partir de outros critérios, como educação, saúde, gastronomia, lazer e oferta de imóveis.

Região oeste

Formada por 57 bairros, a zona oeste de BH apresenta muitos atrativos. O Bairro Buritis ocupa uma posição de destaque nessa região, mas a vizinhança formada pelo Estoril, Gameleira, Betânia e Prado também conta com uma excelente infraestrutura.

Variedade de imóveis

Uma das maiores vantagens de morar no Buritis é a grande oferta imobiliária. Como o bairro se desenvolveu a partir dos anos 1980, a região tem casas e apartamentos para todos os perfis. Além disso, o bairro é um daqueles cantos de BH que conseguem conciliar a qualidade de vida de uma capital à calma de uma cidade do interior. Outro atrativo da região é a localização, com fácil acesso aos principais pontos da cidade.

Educação

Poucos bairros apresentam uma oferta tão grande de educação em todos os níveis como os da zona oeste. Os colégios Batista Mineiro, Magnum e Salesiano recebem alunos do ensino infantil ao médio. Também na região oeste está o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), com cursos médio e superior. Já o Buritis concentra algumas das melhores faculdades privadas de Minas Gerais, como a Newton Paiva, a UNI-BH e a UNA.

Segurança

O Buritis está na lista dos bairros mais seguros de BH, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) apresentado pelo Atlas de Desenvolvimento Humano de Belo Horizonte. Com uma média de 0,943, o bairro tem números semelhantes aos de certos países escandinavos, considerados os mais seguros e com melhor qualidade de vida. Além disso, as vias da região são bem iluminadas e contam com a vigilância policial para garantir a segurança dos moradores.

Lazer

As vias de acesso da região oeste colocam os moradores a poucos minutos dos principais pontos culturais de BH, mas não é preciso deixar o bairro para encontrar opções de lazer e entretenimento. Os fãs de filmes, por exemplo, podem aproveitar as salas de cinema do Shopping Paragem.

O Buritis abriga, ainda, algumas das maiores áreas verdes da cidade, o Parque Aggeo Pio Sobrinho. Além de contemplar a natureza, o espaço é preparado para diversas práticas ao ar livre e conta com pista de caminhada, quadra poliesportiva, brinquedos e áreas de convivência.

Gastronomia

A diversidade de restaurantes e a alta qualidade dos pratos são outros pontos positivos para a região oeste na hora de decidir onde morar em BH. O Buritis tem até espaços que se tornaram clássicos na gastronomia da capital, como o Boi Zé e o Chalé da Mata. Para curtir um happy hour com os amigos, o J-Pub, o Bar Bambu e o Caçapa’s Sul são boas pedidas.

Região centro-sul

Ela é uma das áreas mais antigas da capital e começou a se desenvolver com a fundação da cidade, em 1897. Entre os 41 bairros que compõem a região estão alguns considerados os mais tradicionais de Belo Horizonte, como Funcionários, Santo Antônio, Lourdes e Savassi.

Variedade de imóveis

O principal atrativo desse ponto da cidade é o acesso estratégico a ampla oferta de serviços e negócios disponíveis na região. Por outro lado, a demanda comercial acabou por reduzir a oferta de imóveis para morar e inflacionou os valores das casas e apartamentos.

Educação

A região centro-sul também oferece uma grande oferta de ensino, da pré-escola aos cursos superiores. É lá que estão, por exemplo, os colégios Estadual Central e Loyola, faculdades particulares, bem como um dos campus da Universidade Estadual de Minas Gerais.

Segurança

Ao lado da região oeste, os bairros da área centro-sul de BH têm alguns dos maiores IDHM da cidade. Em um bairro de classe média alta, como o Santo Agostinho, esse índice de desenvolvimento é de 0,955. O índice é semelhante em outros bairros, já que toda a região conta com vias iluminadas, bem movimentadas e com policiamento frequente.

Lazer

Quem opta por morar na região centro-sul conta com uma grande oferta de entretenimento. É lá que estão muitos museus e espaços culturais, como o Palácio das Artes e o Circuito Cultural Liberdade. Também, é possível encontrar opções de lazer ao ar livre em dois parques tradicionais na cidade: o Parque Américo Renné Giannetti, no centro, e o Parque Municipal das Mangabeiras.

Gastronomia

Muitos dos estabelecimentos que se transformaram em patrimônio gastronômico de BH estão na área centro-sul, como é o caso do Café Palhares e da Cantina do Lucas. As centenas de botecos espalhadas pelos bairros nessa região também ajudaram Belo Horizonte a conquistar o título de capital mundial dos bares.

Região da Pampulha

O arraial que abriga a Pampulha atualmente já existia bem antes da fundação de Belo Horizonte. No entanto, os 30 bairros que compõem a região hoje são bem recentes e começaram a se desenvolver a partir da década de 1970.

Variedade de imóveis

Assim como na área oeste, o desenvolvimento imobiliário da região da Pampulha oferece uma variedade de imóveis maior que a zona centro-sul. Apesar da boa oferta de casas e apartamentos, a localização é um inconveniente para quem deseja morar na região que ainda não conta com uma grande oferta de produtos e serviços.

Educação

A Pampulha costuma atrair muitos estudantes porque ela abriga o principal campus da Universidade Federal de Minas Gerais. Próximo a ele está outra unidade da Universidade Estadual de Minas Gerais. A região também conta com faculdades e instituições de ensino de outros níveis, como o Colégio Dona Clara.

Segurança

O índice de desenvolvimento humano é de 0,870, próximo à média geral da capital. Assim como nas regiões já apresentadas, a Pampulha tem vias iluminadas e policiamento para garantir a segurança nos bairros.

Lazer

A região abriga o conjunto arquitetônico da Pampulha, um dos cartões-postais mais famosos de Belo Horizonte. Próximo a ele está o Mineirão e sua esplanada, que se transformou em um espaço para lazer e eventos. Quem gosta de curtir uma área verde pode aproveitar a orla da Lagoa da Pampulha ou fazer um passeio de bicicleta no Parque Ecológico Francisco Lins do Rego.

Gastronomia

Apesar de jovem, a região já conta com alguns estabelecimentos clássicos, como o Maria das Tranças e o Xapuri, com pratos típicos da gastronomia mineira. Com o desenvolvimento da Pampulha também cresceu a oferta de restaurantes e bares. Desde o ano 2000, há um circuito gastronômico que reúne os melhores estabelecimentos da área.

Depois de conhecer um pouco mais sobre as regiões oeste, centro-sul e Pampulha, você já sabe onde morar em BH? Lembre-se de que para acertar na escolha e fazer um bom negócio, o ideal é contar com a ajuda de uma imobiliária especializada.

Continue descobrindo mais encantos da capital mineira. Conheça agora os lugares mais bonitos de BH.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.