lugares mais bonitos de bh

Visite 8 dos lugares mais bonitos de BH e se apaixone pela cidade!

Belo Horizonte faz jus à fama do estado de Minas Gerais, repleto de ricas paisagens e conjuntos arquitetônicos que ajudam a contar um pouco sobre a história local e do Brasil. Vamos então conhecer os lugares mais bonitos de BH?

Lugares mais bonitos de BH:

  1. Orla da Lagoa da Pampulha
  2. Parque Aggeo Pio Sobrinho
  3. Parque da Serra do Curral
  4. Parque das Mangabeiras
  5. Parque Municipal Américo Renné Giannetti
  6. Praça da Liberdade
  7. Praça do Papa
  8. Mirante do Mangabeiras

Poucas cidades no mundo conseguem oferecer uma reunião da natureza e da urbanidade tão bem quanto Belo Horizonte. A capital chama atenção por suas belezas naturais e também as arquitetônicas.

É uma cidade arborizada, com grande quantidade de parques e locais para apreciar áreas verdes e respirar ar puro – sem esquecer, claro, dos edifícios e pontos turísticos marcantes.

Montar uma lista com os lugares mais bonitos de BH não é uma tarefa fácil, afinal, não faltam atrativos para a cidade. No entanto, conseguimos reunir opções para quem curte o contato com a natureza, aprecia a cultura e arquitetura, gosta de praticar atividades físicas ao ar livre ou apenas quer encontrar um belo refúgio na agitação da cidade grande.

Quer conferir quais são esses locais? Continue a leitura!

1. Orla da Lagoa da Pampulha

A orla da Lagoa da Pampulha forma um dos cenários mais conhecidos de BH e tornou a cidade reconhecida dentro e fora do estado. Ela tem 17km de extensão e é um dos melhores lugares para fazer caminhada, pedalar ou apenas curtir a bela paisagem.

A região foi criada na década de 1940, durante a gestão municipal de Juscelino Kubitschek, com o intuito de transformar a Pampulha em um espaço de turismo e lazer. Para isso, ele contou, ainda, com a colaboração de Oscar Niemeyer, Cândido Portinari e Roberto Burle Marx para a construção do complexo arquitetônico e paisagístico da região.

Os prédios do Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e a Igreja de São Francisco de Assis, além das esculturas espalhadas pelos jardins, são espaços bonitos por dentro e por fora e também merecem uma visita quando você estiver passando pela região.

Desde 2016, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha é reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, o braço cultural da Organização das Nações Unidas (ONU), graças à história, arquitetura e beleza da região.

  • Localização: Avenida Otacílio Negrão de Lima, s/n — São Luiz.
  • Funcionamento: aberto 24 horas.
  • Entrada gratuita.

2. Parque Aggeo Pio Sobrinho

Localizado na avenida Professor Mário Werneck, no bairro Buritis, um dos melhores de Belo Horizonte, ele é um verdadeiro refúgio para os moradores da região. O Parque Aggeo Pio Sobrinho tem mais de 600.000m² de área verde, perdendo em dimensões apenas para o Parque Municipal das Mangabeiras.

Além de uma pista de caminhada e quadra poliesportiva, esse parque no Buritis oferece áreas de convivência e brinquedos para as crianças. Se você é fã de ecoturismo, não deixe de fazer uma das trilhas ecológicas para conhecer algumas belezas do local, como as nascentes que formam os córregos Cercadinho e Ponte Queimada.

  • Localização: Avenida Professor Mário Werneck, 2691 — Bairro Buritis.
  • Funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 18h.
  • Entrada gratuita.

3. Parque da Serra do Curral

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) reconhece o Parque da Serra do Curral como patrimônio nacional. Além disso, ele é uma visita obrigatória para quem quer conhecer outro símbolo natural da cidade de Belo Horizonte.

São 400.000 m² de trilhas, espaços de convivência e mirantes que permitem identificar outros pontos conhecidos da cidade, como a Avenida Afonso Pena e a Lagoa da Pampulha, além de ser uma vista privilegiada para pontos de outras cidades da região metropolitana, como a Serra da Piedade e o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça.

A fauna e a flora da região, marcam a transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado revelando a beleza do local com suas formações rochosas e seus redutos de mais de 125 espécies de aves.

  • Localização: Avenida José do Patrocínio Pontes, 1951 — Mangabeiras.
  • Funcionamento: de terça a domingo e feriados, das 8h às 17h.
  • Entrada gratuita.

4. Parque das Mangabeiras

Também localizado na Serra do Curral, esse parque é repleto de belezas naturais, como nascentes e animais, além de estruturas de lazer projetadas pelo famoso paisagista Roberto Burle Marx. O local é considerado patrimônio cultural de BH e possui 2,4 milhões de m².

O Parque das Mangabeiras oferece, ainda, uma intensa programação para aproveitar o local. Por exemplo, os Roteiros das Águas e da Mata, para conhecer os recursos hídricos e vegetais da região, e a Rota do Sol, para quem quer aproveitar a visita para práticas esportivas e recreativas.

  • Localização: Avenida José do Patrocínio Pontes, 580 — Bairro Mangabeiras. Essa é a entrada pela Portaria Sul, onde você encontra um painel explicativo sobre as plantas.
  • Funcionamento: de terça a domingo, das 8 às 17h.
  • Entrada gratuita.

Para entrar no parque, é necessário apresentar comprovante de imunização contra a febre amarela, com vacina aplicada no mínimo 10 dias antes da visita e documentação de identidade com foto.

5. Parque Municipal Américo Renné Giannetti

Esse parque foi inaugurado em 26 de setembro de 1897, 3 meses antes da inauguração de Belo Horizonte. É possível andar por suas alamedas e observar os pássaros tranquilamente, já que a vegetação forma uma espécie de isolamento acústico do barulhento hipercentro, onde está localizado.

É uma das áreas mais visitadas da capital, com opções de recreação para crianças. O parque tem ainda monumentos representativos da história da cidade, como a Ponte dos Namorados, a Fonte da Lagoa dos Barcos e a Escadaria do Belvedere. O Renné Giannetti abriga também equipamentos de ginástica, quadra poliesportiva, pista de caminhada e o teatro Francisco Nunes.

  • Localização: Avenida Afonso Pena, 1377 — Centro.
  • Funcionamento: de terça a domingo, das 6h às 18h.
  • Entrada gratuita.

6. Praça da Liberdade

Conhecer a Praça da Liberdade, localizada na região Centro-Sul de BH é realizar uma visita no tempo e na história da fundação da capital mineira, já que sua construção se deu entre os anos de 1895 e 1987. Seus jardins foram inspirados no Palácio de Versalhes, já a fonte luminosa e o coreto lembram as cidades mineiras do interior.

O local já recebeu diversas manifestações culturais e políticas e foi o primeiro ponto de funcionamento da Feira Hippie. Hoje a Praça da Liberdade serve como pista para corrida e caminhada, para a prática de atividades físicas, para passear com cães ou simplesmente sentar em um dos bancos e admirar a beleza do local e dos prédios de seu entorno, que combinam arquitetura clássica e contemporânea.

Construções que datam da época da fundação da cidade, como o Palácio da Liberdade em estilo art nouveau, dividem espaço com duas obras das décadas de 1950 e 1960 ambas projetadas por Oscar Niemeyer: a Biblioteca Pública Estadual e o Edifício Niemeyer. Ainda, há a fachada digital do Espaço do Conhecimento da UFMG, que realiza projeções durante a noite.

Vale lembrar ainda de que a Praça da Liberdade é o centro de um dos maiores complexos de cultura do país, o Circuito Cultural Liberdade, que reúne museus, centros de cultura e formação.

  • Localização: Praça da Liberdade, s/n — Funcionários.
  • Funcionamento: aberto 24 horas.
  • Entrada gratuita.

7. Praça do Papa

O nome oficial é Israel Pinheiro, mas essa praça ganhou um apelido depois da visita do Papa João Paulo II à cidade. Na base da Serra do Curral, ela oferece uma das vistas mais bonitas de Belo Horizonte e curtir o pôr do sol por lá é uma atração imperdível. O local também costuma receber espetáculos a céu aberto e apresentações musicais.

  • Localização: Avenida Agulhas Negras, s/n — Mangabeiras.
  • Funcionamento: aberto 24 horas.
  • Entrada gratuita.

7. Mirante do Mangabeiras

A capital mineira faz jus ao seu nome e possui realmente um “Belo Horizonte”. Com um visual tão bonito para se admirar, é claro que existem vários mirantes em BH para apreciar a beleza e claro, tirar umas fotos.

É o caso do Mirante do Mangabeiras – ele é considerado uma área de preservação ambiental e possui aproximadamente 35.400m². O local possui dois decks de madeira e proporciona a seus visitantes uma vista de tirar o fôlego.

O mirante também oferece a seus visitantes uma tirolesa com descida a mais de 100km/h, com vista incrível para a reserva. É a maior tirolesa de Minas Gerais, com 800m de extensão e 70m de altura. Seu percurso se inicia no mirante e termina no Parque das Mangabeiras.

  • Localização: Rua Pedro José Pardo, 1000, Mangabeiras.
  • Funcionamento: terça à domingo, das 09h às 20h.
  • Entrada gratuita.

Esperamos que tenhamos gostado de conhecer os lugares mais bonitos de BH! Agora, não deixe de continuar navegando pelo nosso blog. Por aqui, apresentamos ainda mais novidades e dicas de Belo Horizonte, falamos sobre o mercado imobiliário, arquitetura, decoração e muito mais. Siga também o nosso Instagram, compartilhe as dicas em suas redes sociais e convide seus amigos para um passeio. Até a próxima!

Este post foi escrito pela equipe da VPR Imóveis em fevereiro de 2020 e atualizado em novembro de 2021.

Perguntas frequentes:

Quais os lugares mais românticos de BH?

São vários lugares bonitos e românticos em Belo Horizonte para você ir com aquela pessoa especial. Mirante das Mangabeiras para ver o pôr do sol, roda gigante do Parque Guanabara para uma visão panorâmica da cidade ou um bom piquenique na Praça da Liberdade.

Quais os principais pontos turísticos de Belo Horizonte?

Conjunto arquitetônico da Pampulha (Igreja São Francisco de Assis, Museu de Arte da Pampulha, Casa do Baile), Esplanada do Mineirão, Mercado Central de BH, Circuito Cultural da Praça da Liberdade, Feira Hippie e muitos outros!

5 Comentários

  1. Você está certíssimo, Olisio! BH é cheio de lugar incrível, né?! =)
    Vamos fazer um artigo sobre os principais pontos turísticos de Belo Horizonte e, sem dúvida, colocar as suas sugestões nele!
    Conte com a gente e continue ligado nos nossos artigos. Abraços!

  2. Qualquer lista , é normal , sempre vai faltar alguma coisa . Mas, teria de sido dado um grande destaque à Feira Hippie e ao Mercado Central. Não há turista q qdo vem à capital mineira e conhece os dois, não saia daqui encantado e com as bolsas cheias de compra.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.