fbpx
bairros da zona oeste de bh

Conheça as vantagens de morar nos bairros da zona oeste de BH

Checklist: 11 passos para encontrar o bairro perfeito para seu imóvel

Belo Horizonte é uma ótima opção para quem quer aproveitar todos os confortos de uma capital, mas sem perder o clima de interior. Isso porque a cidade oferece diversas opções de entretenimento, trabalho, lazer e educação, tudo isso com uma população nacionalmente conhecida por ser acolhedora e agradável, tanto com os outros mineiros quanto com quem vem de fora.

Contudo, a cidade tem mais de 300km² de extensão e quase 500 bairros. Diante do tamanho e das particularidades de cada região, entender quais são as características de cada uma delas é essencial para que você escolha o melhor para você e sua família. Entre eles, os bairros da zona oeste de BH ganham destaque.

Descubra agora quais são as particularidades dessa região e as vantagens de escolher um dos bairros da zona oeste para morar!

Como é a zona oeste de BH?

Ela é composta por 57 bairros, sendo que o Buritis é um dos mais importantes da região. Outros bairros de destaque que a compõe são Gameleira, Estoril, Betânia e Prado. É uma região que se destaca, tanto pela localização e facilidade de acesso quanto por suas opções de lazer, trabalho e estudo.

O metrô de Belo Horizonte é uma das formas de acesso a essa região, por exemplo, cortando-a até atingir os primeiros bairros de Contagem, cidade da área metropolitana que faz divisa com a zona oeste. Além disso, várias linhas de ônibus cortam a região, assim como avenidas importantes de BH, como é o caso da Avenida Amazonas, uma das principais da cidade.

A região ainda pode ser acessada pela avenida Teresa Cristina, Anel Rodoviário e Via Expressa. Ainda, os moradores da região também têm facilidade para sair da cidade, uma vez que há fácil acesso à BR-381, que liga Belo Horizonte ao sul de Minas Gerais e ao estado de São Paulo, e à BR-262 que une a capital mineira ao triângulo mineiro.

A região oeste também é onde está localizado o CEFET-MG, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, organização pública que oferece cursos técnicos de nível médio, de graduação e, inclusive, pós-graduação. Além disso, o principal parque de exposição da cidade, o complexo que inclui o Expominas e o Parque de Exposição da Gameleira, também está localizado nessa região.

Portanto, quem mora na zona oeste tem uma série de facilidades, tanto para acessar outras regiões e se deslocar por Belo Horizonte quanto para realizar as suas atividades de lazer e, inclusive, de trabalho e estudo.

Quais são os benefícios de morar na zona oeste?

Diante dessas características, é importante que você entenda quais são os principais benefícios de morar na zona oeste de Belo Horizonte. Continue a leitura e descubra agora os principais deles!

Facilidade de acesso e deslocamento

Como você pôde perceber, a zona oeste tem facilidades para quem precisa se deslocar para outras regiões da cidade, seja de metrô, ônibus ou carro. Se você observar o Buritis, por exemplo, um dos principais bairros da região, pode perceber que ele é cortado por importantes avenidas de Belo Horizonte.

Checklist: 11 passos para encontrar o bairro perfeito para seu imóvel

A Avenida Professor Mário Werneck é a principal do bairro, permitindo que você o atravesse tranquilamente. Além disso, há fácil acesso ao Anel Rodoviário, à Avenida Raja Gabáglia e à Avenida Barão Homem de Melo, outras importantes vias da cidade.

Segurança

Os principais bairros da região oeste também oferecem grande segurança aos moradores. As ruas são movimentadas e bem iluminadas praticamente 24 horas. Além disso, o policiamento é frequente, o que garante a sensação de que a população está segura. O Buritis surge de novo como um dos principais bairros da região nesse aspecto, uma vez que integra o ranking de bairros mais seguros de BH.

Opções de lazer

A região oeste conta com diversas opções de lazer. Na capital conhecida nacionalmente por seus bares e restaurantes, a zona oeste não fica de fora quando se fala em opções nesse sentido. O Bar Bambu, Cervejaria Pajé, Pé de Goiaba e Vereda são apenas alguns exemplos de lugares para degustar comidas encantadoras e deliciosas bebidas na região.

Além disso, há muitos parques e áreas verdes. É o caso do Parque Aggeo Pio Sobrinho, no Buritis, que oferece ampla área verde, quadra poliesportiva, pista de caminhada e, até mesmo, brinquedos para as crianças.

Qualidade de vida

Uma curiosidade que agrega valor à zona oeste de BH é o seu alto IDH. O índice geral é de 0,853, considerado bastante elevado. Contudo, ele pode ser ainda maior em bairros como o Buritis e o Gameleira, considerados como uns dos melhores da região.

Portanto, se você busca por tranquilidade e qualidade de vida, a região oeste pode ser a melhor opção para você. Também, vale destacar que, além de todos os benefícios que ela oferece, ainda há diversas opções para que você tenha acesso a tudo que precisa sem precisar sair da região.

Oportunidade de educação

A zona oeste conta com um dos principais centros educacionais públicos de Belo Horizonte, o CEFET-MG, localizado na Avenida Amazonas. Entretanto, ela também conta com outras opções de educação, tanto para crianças quanto para adolescentes e até adultos.

São diversas opções de escola infantil, assim como para o ensino fundamental e médio, como o Colégio Salesiano, Colégio Magnum e Colégio Batista Mineiro. Além disso, muitas das melhores universidades e faculdades particulares de BH também têm sede na região, como a UNI-BH, UNA e Newton Paiva.

Como você pôde perceber, os bairros da zona oeste de BH é uma ótima opção para quem busca um bairro tranquilo, com fácil acesso a todas as outras áreas da cidade e com diversas opções de educação e lazer. Alguns bairros se destacam, como é caso de Gameleira, Estoril e Buritis. Dessa forma, vale a pena dar uma chance para o local e conhecer mais imóveis por lá.

Quer saber quais são as vantagens de morar em um dos principais bairros da zona oeste? Então, descubra os diferenciais que o Buritis pode oferecer para você e sua família e visite o site da VPR Imóveis para ver as melhores opções disponíveis na região.

Saiba tudo sobre as etapas de financiamento de imóvel

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.