fbpx

Decoração montessoriana: o que é e como usar no quarto das crianças?

O método montessori é muito conhecido por incentivar a autonomia nas crianças desde os primeiros passos. Criado pela educadora italiana Maria Montessori, foi incorporado e trazido para a arquitetura através da decoração montessoriana. Quer saber como funciona e como utilizá-la no quarto dos seus filhos? Vem com a gente!

O método Montessori surgiu a partir da observação de crianças em ambientes estruturados que estimulavam a sua autonomia e liberdade. A criadora do método, a italiana Maria Montessori – cujo sobrenome foi homenageado na pesquisa – defendia que os pequenos precisavam explorar novos aprendizados e que o ambiente ao seu redor precisava oferecer isso a eles.  

Com os anos e a dissipação do método pelo mundo, ele foi ganhando mais e mais adeptos. Dois segmentos aproveitaram bastante da teoria de Maria: educação e arquitetura.

Na educação o método foi utilizado na inauguração de escolas montessorianas. Já a arquitetura trouxe para o seu mundo esse processo em forma de decoração – e é sobre isso que vamos conversar um pouco mais. Continue lendo o artigo para saber como usar a decoração montessoriana no quarto dos seus filhos!

O que é a decoração montessoriana?

Assim como o método Montessori, a decoração montessoriana defende a liberdade e autonomia das crianças dentro do seu espaço principal – na maioria das vezes, o quarto.

A decoração montessoriana precisa então criar maneiras de fazer com que a criança seja independente dentro do ambiente. Ela precisa ter a possibilidade de deitar e levantar sozinha de sua cama, pegar seus brinquedos sem precisar pedir e ter o máximo de espaço possível para brincar.

Todo o projeto precisa ser pensado para deixar tudo ao alcance das crianças, mas sem esquecer da segurança, é claro. O método defende que esse quarto pode ser montado para crianças de todas as idades, inclusive recém nascidos, para que desde pequenos eles se acostumem e passem a absorver a ideia Montessori.

Benefícios da decoração montessoriana:

  • Fazer com que a criança identifique suas habilidades e capacidades;
  • Desenvolver coordenação;
  • Estimular a independência e criatividade;
  • Criar autonomia.
Mesa montessoriana: altura ideal para as crianças terem independência

Como aplicar a decoração montessoriana

Para que a decoração seja aplicada e tenha o efeito desejado, é legal seguir algumas regras. Então se você está querendo fazer um quarto montessoriano aí na sua casa para os filhos, anote essas dicas:

Cama baixa

Para começar, o essencial de um quarto montessoriano é a cama baixa. Como explicamos, o método defende a independência e liberdade e esse tipo de mobiliário permite isso. A criança pode deitar e levantar sozinha e a cama não se torna um obstáculo.

Caso o seu filho ainda seja muito novo, é interessante cerca-lo com almofadas e travesseiros na hora de dormir – isso pode impedir pequenos acidentes como ele acabar rolando para o chão durante a noite.

Cama montessoriana ao fundo: baixa e acessível

Espelho

O espelho é um ótimo item para se ter em um quarto montessoriano! Instiga a criança a interagir com sua imagem e se descobrir desde cedo, assim como o reflexo do ambiente que ela está.

A ideia é a mesma de todo o quarto: posicionar o espelho na altura da criança e se certificar, claro, de que ele está bem preso. Brinquedos em formato de espelho também são uma boa pedida para que essa interação comece.  

Tapete

Um dos princípios da decoração montessoriana é o espaço amplo, que permite a criança ter a desejada liberdade. Por isso, os tapetes são grandes aliados nesse momento. É importante que o quarto possua tapetes macios como os de EVA para que eles tenham segurança e espaço para brincar.

Esperamos que tenhamos tirado todas as suas dúvidas sobre a decoração montessoriana! Se quiser saber mais novidades e ficar por dentro de tudo, é só nos procurar aqui nos comentários ou nas redes sociais da VPR Imóveis. Estamos sempre disponíveis para tirar as suas dúvidas sobre esse ou qualquer outro assunto do mercado! Não deixe também de continuar navegando pelo nosso blog. Por aqui, falamos não só sobre o mercado imobiliário e Buritis, mas também te damos várias dicas sobre o dia a dia, arquitetura e mais.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.