fbpx
como economizar energia

Como economizar energia em casa? Confira algumas dicas!

A conta de luz tem ficado cada vez mais cara. Com alguns aumentos na bandeira, esse tem sido um gasto que vem incomodando bastante o bolso dos brasileiros. Confira então a seguir dicas de como economizar energia em casa!

Não é de hoje que a gente vem sentindo o aumento da conta de luz no bolso. Em setembro de 2021 foi criada a bandeira de “escassez hídrica”, fazendo com que o consumidor final pagasse por volta de R$14,20 extras a cada 100 kWh consumidos em suas casas.

Em 16 de abril de 2022 essa bandeira foi descontinuada, com o pressuposto de que assim, os valores de energia a serem pagos diminuiriam – mas não é o que está acontecendo.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vem propondo reajustes para várias partes do país. A mais recente – e considerável – mudança afetou três estados brasileiros: Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte e Sergipe, que podem ver suas contas aumentarem de 7% a 24%.

Para que você consiga se organizar e tentar fazer o melhor dessa situação, separamos algumas dicas que podem ser valiosas para a economia de energia nesse momento, afinal, além de tudo, com a crise do coronavírus, nos acostumamos a ficar um pouco mais em casa.

Alguns em tempo integral, outros, ainda precisam sair para trabalhar. Nos dois casos, independentemente, uma coisa é fato: a sua conta de luz acaba ficando mais alta. Confira a seguir!

Dicas para economizar energia em casa

Cuidado com a geladeira

A geladeira é sua maior inimiga na hora de economizar energia. Isso porque algumas boas práticas precisam ser adotadas quando estamos usando-a. Sabe aquela coisa de “abrir a geladeira para pensar”? Pois é. Nada disso!

Sempre vá direto ao objetivo e não fique com a porta da mesma aberta por muito tempo, isso ajuda muito a aumentar o consumo de energia da sua residência. É sempre legal também conferir se a borracha de vedação da mesma está cumprindo o seu papel na hora de fechá-la.

Carregador de celular

Nada de deixar o carregador na tomada por muito tempo. Isso te custará bastante no fim do mês! Fique atento e só o use pelo tempo necessário. Quando o seu celular estiver totalmente carregado, guarde-o até a próxima vez. Perca o hábito de carregar durante toda a noite. Isso, além de tudo, também pode evitar choques e acidentes.

Diminua a frequência de uso de alguns aparelhos

Alguns hábitos são interessantes de serem adotados, principalmente com aparelhos que não usamos todos os dias, como o caso do ferro elétrico. Se você possui muitas roupas para passar, escolha um dia para a tarefa e faça tudo o que precisa. Isso evita a repetição e, consequentemente, economia de energia.

Outro exemplo perfeito e que ajuda – e muito! – na hora de economizar é a máquina de lavar. Algumas pessoas fazem várias lavagens semanais e, muitas vezes, colocam poucas roupas para bater. Mude esse hábito! Tente lavar tudo o que você vai precisar de uma só vez para evitar o uso repetitivo do eletrodoméstico.

E por último, mas não menos importante, temos o chuveiro o elétrico. Temos sorte de morar em um país tropical, logo, nem sempre precisamos tomar aquele banho extremamente quente, não é? Banhos com alta temperatura são um importante vilão da conta de luz.

bairro-perfeiro-pro-seu-imovel

Tente tomar banhos rápidos e usar, sempre que possível, a opção “verão” do seu chuveiro. Algumas pessoas possuem em casa um dispositivo que, após um tempo previamente determinado, faz com que o chuveiro desligue sozinho e entre no modo “gelado”.

Essa é uma ótima opção para aqueles que possuem em casa pessoas que ficam horas e horas debaixo da água. Sabendo que vão tomar, literalmente, um “banho de água fria”, fica mais fácil prestar atenção no relógio, não é?

Lâmpada LED

Experimente trocar todas as lâmpadas comuns (incandescentes) da sua casa por lâmpadas LED. Elas são capazes de consumir até 80% menos de energia, sabia disso? Esse modelo está entre um dos melhores em relação custo x benefício e são também 30% mais econômicas que as chamadas lâmpadas fluorescentes.

Essa é uma ação que pode parecer simples, mas faz uma baita diferença no resultado final da sua conta de energia, testa aí e conta pra gente se você notou a mudança, combinado?

Retire os aparelhos da tomada

O modo stand by dos aparelhos eletrônicos gastam uma energia e tanto! Sabemos que essa é uma discussão antiga – há quem acredite e há quem ache que a tal “luzinha acesa” dos aparelhos não façam tanta diferença.

A verdade é que, todo eletrônico que mesmo desligado mantém essa luz acesa, ajuda a pesar a conta no fim do mês. E esse é um teste bem fácil de você fazer aí na sua casa!

Se você tem o costume de deixá-los ligados a todo o momento, experimente fazer o contrário com todos durante um mês. Micro-ondas, decodificador da televisão… Temos certeza que você vai sentir a diferença. Portanto, lembre-se de desligar tudo da tomada quando não estiver em uso!

Use e abuse das janelas durante o dia

Um ambiente bem arejado e bem iluminado pode evitar tanto uma luz acesa em horário desnecessário quanto um ventilador ou ar condicionado ligado sem necessidade.

Portanto, equilibre seu ambiente! Abra bem as janelas para aproveitar a luz natural e também facilitar que o ar circule. Uma dica legal é evitar colocar grandes mobílias na frente de janelas ou locais que possam bloquear a entrada de ar e iluminação.

Se quiser, utilize também de espelhos – eles são sempre uma ótima estratégia de decoração, não só para ampliar o ambiente, mas também a iluminação do cômodo, refletindo toda luz natural que entra no local.

Esperamos que tenhamos tirado todas as suas dúvidas sobre a como economizar energia em casa! Se quiser saber mais novidades e ficar por dentro de tudo, é só nos procurar aqui nos comentários ou nas redes sociais da VPR Imóveis. Estamos sempre disponíveis para tirar as suas dúvidas sobre esse ou qualquer outro assunto do mercado!

Não deixe também de continuar navegando pelo nosso blog. Por aqui, falamos não só sobre o mercado imobiliário e Buritis, mas também te damos várias dicas sobre o dia a dia, arquitetura e mais.

bairro-perfeiro-pro-seu-imovel

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.