fbpx
Curiosidade sobre BH

Conheça 5 curiosidades incríveis sobre BH

Checklist: 11 passos para encontrar o bairro perfeito para seu imóvel

Belo Horizonte, assim como toda cidade, possui suas histórias, seus pontos turísticos e suas peculiaridades que a tornam única. Hoje em dia, é possível identificar uma variedade tão extensa de curiosidades sobre BH que a charmosa capital mineira já se tornou parte de um roteiro de viagem nacional.

Conhecida por sua hospitalidade, por sua gastronomia, por sua moldura natural e por suas atrações culturais e turísticas, a cidade encanta moradores e visitantes, além de impressionar por sua beleza, por sua receptividade e pelo característico jeitinho mineiro. Por isso, vamos falar mais sobre a diversidade da capital de Minas Gerais e mostrar algumas das suas principais curiosidades. Continue com a leitura para saber mais!

1. Belo Horizonte é a primeira cidade planejada do Brasil

Considerada a primeira cidade planejada do país, Belo Horizonte é dividida em três zonas principais: central urbana, suburbana e área rural. Projetada por Aarão Reis, engenheiro e urbanista, a capital trouxe em seu projeto muito mais modernidade, deixando para trás o modelo colonial. Ela foi inaugurada no dia 12 de dezembro de 1897.

A principal área da cidade é a central urbana. Ela é delimitada por uma longa avenida, também chamada de Avenida do Contorno. Nessa zona, é possível encontrar uma infraestrutura com comércios, prédios públicos, prédios comerciais, transporte e saneamento básico.

Além disso, o planejamento da capital mineira preservou a sua moldura natural. De acordo com o censo realizado em 2010 pelo IBGE, Belo Horizonte é a terceira cidade mais arborizada do país, ficando atrás somente de Campinas e de Goiânia. Ao longo de todas as praças, ruas e avenidas, é possível identificar a vivacidade e o frescor das árvores, sejam elas floridas ou não.

2. A cidade incentiva os esportes

Cidade natal de grandes atletas, como os tenistas Bruno Soares e Marcelo Melo e do jogador de futebol Bernard, Belo Horizonte é uma verdadeira incentivadora dos esportes e apresenta espaços de treinamento de diferentes modalidades.

No bairro Buritis, por exemplo, encontra-se áreas destinadas ao treino de futebol, futebol americano e tênis. Também é possível identificar representantes, no bairro, de esportes não tão convencionais.

Rúgbi é um exemplo. O esporte, que surgiu por volta do ano de 1820, se assemelha ao futebol americano e ao futebol. Ele varia de acordo com o número de jogadores em campo e é importante que eles atinjam a meta que é levar a bola até determinada área no campo adversário

Kartismo é mais um exemplo. Ele surgiu na década de 50 e se caracteriza por ser um esporte automobilístico. Existe ainda a maratona, com um percurso de corrida com mais de 40 km.

3. A capital abriga praças e parques para lazer

Outra curiosidade sobre BH é que a capital possui inúmeras praças e parques abertos ao público para lazer. Normalmente, os ambientes são ideais para passeios em família, piqueniques ou conversas ao final da tarde em um local aconchegante.

A Praça da Liberdade, por exemplo, abriga um conjunto de construções históricas, incluindo o Palácio da Liberdade, prédios do Palácio do Governo, a Biblioteca Pública e o Edifício Niemeyer, projetado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer.

Há também o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, localizado no centro da cidade, com 180 mil metros quadrados de vegetação. O projeto do ambiente reúne orquidário, monumentos, quadras de esportes, pedalinho, trilhas, jardins e guaritas.

Checklist: 11 passos para encontrar o bairro perfeito para seu imóvel

Ainda é válido mencionar o Parque Municipal Aggeo Pio Sobrinho, aberto diariamente ao público no bairro Buritis das 6h30 às 18h. Com cerca de 6 mil metros quadrados, a área abriga uma importante vegetação nativa composta por plantas, como cedro, ingá, jatobá, jerivá e embaúba.

4. BH é conhecida como a capital dos botecos

Conhecida por ser uma cidade com moradores festeiros, a capital mineira foi, em 2009, decretada como a Capital Mundial dos Botecos.

Além disso, por meio de dados da Prodabel, a Prefeitura de BH realizou um levantamento que mostra que a cada quilômetro quadrado (km²) existem, em média, 28 bares, reafirmando o conceito de a cidade ser a capital dos botecos.

A região central é a que possui a maior concentração de estabelecimentos, com cerca de 700. Em seguida, fica o bairro Graça e a Savassi. Existem ainda outras localidades com um número elevado, como Santa Efigênia, Lourdes, Barro Preto, Prado e Floresta.

É importante mencionar que, tradicionalmente, os mineiros se reúnem em bares para conversar, seja ao final de um dia ou ao longo do final de semana. É comum que peçam uma cerveja e um petisco para acompanhar, sempre com muita alegria.

5. A culinária se caracteriza pela simplicidade e pelo sabor

Caracterizada pela riqueza em sabores, aromas e cores, a culinária mineira é, hoje em dia, reconhecida nacionalmente, com pratos típicos que passam por quitandas (como a broa de fubá e o pão de queijo), petiscos (como torresmo de barriga, pastel de angu e mandioca frita), pratos principais (como frango com quiabo, carne de lata, feijão tropeiro e tutu à mineira) e sobremesas (como doce de leite e romeu e julieta).

Na capital, existem restaurantes que apresentam a autêntica gastronomia de Minas Gerais, com comida caseira e saborosa. O Xapuri, localizado na Pampulha é um exemplo. A ideia do estabelecimento começou na década de 80 por Dona Nelsa. Hoje em dia, seu filho Flávio Trombino é quem chefia o restaurante, preservando o legado de sua mãe e apresentando pratos saborosos e autênticos.

Outra opção é o Dona Lucinha. Localizado inicialmente na região da Savassi, o restaurante foi inaugurado em 1990 por Maria Lúcia. Nos dias atuais, existem três restaurantes (sendo dois na região da Savassi e um em São Paulo) que apresentam os mais típicos pratos da culinária de Minas.

Por fim, é importante mencionar o Chalé da Mata, localizado no bairro Buritis. O restaurante apresenta uma extensa variedade de comida caseira. Próximo à natureza, o empreendimento conta ainda com um ambiente acolhedor.

Agora que você já viu como existe curiosidade sobre BH e como cada uma é importante para a identidade da capital, não perca tempo e aproveite as informações para conhecer ainda mais a cidade. Não se esqueça de que a região é encantadora, assim como os moradores receptivos e acolhedores.

Siga as nossas páginas no Facebook e no Instagram para ficar por dentro de outros assuntos como esse!

Ah… Aproveitando, que tal fazer nosso Quiz e descobrir qual é o melhor bairro para você morar?

O que você gosta de fazer no final de semana?
Um bom restaurante
Parque
Balada com os amigos
Ficar em casa
O que precisa ter no bairro que você vai morar?
Academia
Supermercado
Escolas
Barzinhos
O que você mais valoriza?
Áreas de lazer
Áreas verdes
Fácil deslocamento
Comércio
Qual bairro seria ideal para você morar em BH?
Você tirou:
{{title}}
{{image}}
{{content}}
Saiba tudo sobre as etapas de financiamento de imóvel

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.