fbpx
Exemplo de decoração maximalista. Cores vivas e diferentes objetos

Decoração maximalista: como utilizá-la no meu projeto?

A decoração maximalista nada mais é que uma resposta ao minimalismo. Aqui, o que vale são cores, texturas e muita exuberância no seu ambiente. Vamos aprender como utilizá-la?

Sabe aquela famosa frase “menos é mais” que sempre ouvimos por aí? Esquece! Na decoração maximalista, o que vale é realmente o oposto: mais é mais.

Para entendermos melhor esse conceito, você precisa saber que por aqui, o que você vai encontrar é “exagero”, sobreposição de tendências, cores e ficaremos longe do neutro.

Acha que esse estilo é para você? Então vamos conhecer um pouco mais sobre a decoração maximalista!

O que é o maximalismo?

Antes de seguirmos de fato para a decoração maximalista, precisamos entender de onde veio esse conceito. Afinal, o que é o maximalismo?

Ele nada mais é que uma reação contra o minimalismo e foi utilizado para denominar fases de diversas expressões artísticas como literatura, artes visuais e até mesmo na música.

Na decoração, o maximalismo vem como uma onda de liberdade criativa e nos faz sair um pouco da caixinha. Por aqui não vale o simples e aquela máxima de “menos é mais” passa longe!

Vamos utilizar cores, sobreposições, objetos de decoração imponentes e tudo que faça o nosso ambiente se destacar. Nude, cinza, preto? Aqui não!

Decoração maximalista: como utilizá-la?

Na hora de utilizar a decoração maximalista, você precisa ser ousado. Por que não pintar uma parede de azul ao invés de cinza ou branco? Está querendo usar um papel de parede? Ótimo! Que tal pensar em texturas de animal print e cores vibrantes ao invés do clássico tijolinho?

Mas lembre-se: optar pelo maximalismo não significa ignorar completamente as combinações do ambiente, viu? Mesmo tendo um estilo mais livre, não podemos deixar a harmonia de lado.

Exemplo de decoração maximalista

Todo excesso, se não for bem desenvolvido, traz um ambiente pouco aconchegante e desagradável de se estar. Anota aí o que o maximalismo não pode ser:

  • Acumulativo – excesso de objetos, decoração e cores. Usar cores é diferente de usar TODAS elas em um só lugar!;
  • Brega – não imagine o maximalismo como a ambientalização do cantor Falcão! Apesar de colorido e diversificado, o cômodo é chique e precisa encontrar seu limite.

Começando a decoração maximalista

Pega o papel e a caneta que vamos começar do início! Para começar a sua decoração maximalista, você precisa antes de tudo fazer uma lista de tudo o que gosta.

Isso porque, diferente do minimalismo que traz a sensação de conforto através das cores neutras e detalhes clean, o maximalismo é o oposto. O conforto e aconchego aqui vem de peças, objetos, cores e detalhes que te remetam a bons momentos e sentimentos – afinal de contas, a decoração vai estar contando uma história.

Use sua criatividade

Lembra da liberdade criativa que falamos lá no início? Pois é! Esse é o momento perfeito de usar e abusar da sua criatividade. Ouse nos temas e misture elementos que talvez você nunca havia pensado em misturar. Sempre lembrando da combinação, claro!

Aposte em objetos de decoração

O maximalismo, além de rico em detalhes, é também divertido e dinâmico. Os objetos de decoração vêm para enfatizar ainda mais isso! Aposte neles: jarros de flores (coloridos, claro!), almofadas, esculturas e muito mais.

Use cores

Falamos várias vezes durante o texto, mas não custa repetir: aposte nas cores! A decoração maximalista é melhor amiga de cores vibrantes e bem chamativas. Esqueça um pouco o preto, branco, nude, cinza e passe a pensar no amarelo, laranja, azul, vermelho…

Equilíbrio é tudo

Com tantas texturas, cores e elementos fica fácil que a gente se perca. Então a quarta e principal dica é: equilibre o ambiente! Por mais que você tenha liberdade criativa nesse estilo, é importante equilibrar e não esquecer de combinar tudo que vá ser colocado na sua decoração.

Esperamos que tenhamos tirado todas as suas dúvidas sobre decoração maximalista! Mas se ficar qualquer outro questionamento, é só nos procurar aqui nos comentários ou nas redes sociais da VPR Imóveis. Estamos sempre disponíveis para tirar as suas dúvidas sobre esse ou qualquer outro assunto do mercado!

Não deixe também de continuar navegando pelo nosso blog. Por aqui, falamos não só sobre o mercado imobiliário mas também te damos várias dicas sobre o dia a dia, arquitetura e mais.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.