fbpx
etapas para comprar um imóvel

7 etapas para comprar um imóvel: tudo o que você precisa saber!

Comprar um imóvel é um desejo de muitos brasileiros, seja para realizar o sonho da casa própria ou até como meio de efetuar um investimento. Embora existam muitos materiais na internet sobre o assunto, pouco se fala sobre quais são as etapas para comprar um imóvel.

Na hora de comprar o seu imóvel, ter atenção a certos detalhes é fundamental para que o processo atenda a todas as suas expectativas, traga qualidade de vida a você e a sua família e tenha um bom custo-benefício.

É preciso se educar e entender tudo sobre o assunto ainda no começo para não ter surpresas no futuro. Afinal, é de um dos momentos mais importantes da sua vida que estamos falando, não é?!

Então, nesse texto, vamos dar contar sobre 7 etapas para comprar um imóvel. Assim, você já começa a sua busca sabendo tudo e

Saiba agora quais são as etapas para comprar um imóvel

Separamos abaixo um passo a passo que você deve seguir para adquirir um bom imóvel, em boas condições, com um bom custo-benefício e com opções de financiamento favoráveis. É importante que você siga todas as etapas para aumentar a chance de sucesso na compra do seu novo imóvel. Caso contrário, essa ação ficará comprometida.

1. Definição dos interesses

Talvez o passo mais importante seja esse. Isso porque, antes de começar a procurar o imóvel e iniciar os procedimentos específicos, você deve conhecer aquilo que verdadeiramente quer. Esse trabalho consiste em encontrar respostas para os seus próprios anseios e exige muita reflexão.

Caso tenha a certeza de que deseja comprar uma propriedade, você deve pensar sobre qual tipo de imóvel está procurando, qual estilo lhe agrada mais e se é isso mesmo que você almeja para a sua vida. Lembre-se de que comprar um imóvel é um grande investimento e você não deve realizar a compra com insegurança.

Caso a decisão afete outras pessoas, por exemplo, uma mudança que envolva parentes próximos, como esposa, marido e filhos, a compra do imóvel deve agradar também a eles. Recomenda-se que o processo de aquisição do imóvel seja amplamente conversado entre todos os interessados, aumentando o envolvimento das partes no projeto e atendendo a necessidade de todos.

2. Condições financeiras

Essa etapa deve ocorrer antes do processo de escolha do imóvel. Você deve estar a par de suas condições financeiras para saber que tipo de propriedade é compatível com seus ganhos. Caso tenha bens, você pode utilizá-los para obter dinheiro e dar uma boa entrada na compra do imóvel, por exemplo.

Sacrifícios em nome de um sonho devem ser feitos, mas tenha cuidado e não comprometa todo o seu padrão de vida.

3. Análise da Propriedade

O imóvel deve ser analisado várias vezes, com foco em diversos detalhes, como revestimentos, condição estrutural, posicionamento do imóvel em relação ao sol e ventos predominantes.

Também é necessário ficar atento ao entorno do imóvel. Ele deve atender ao seu perfil. Por exemplo, se você é uma pessoa mais tranquila e caseira, escolha uma vizinhança sem muito agito. Caso você prefira o movimento, opte por bairros centrais, com várias opções de lazer, bares e restaurantes por perto.

Para algumas questões, como aspectos técnicos estruturais e condição física do imóvel, talvez seja melhor contar com a consultoria de profissionais especializados.

Saiba tudo sobre as etapas de financiamento de imóvel

Opte por imóveis que valorizem o aproveitamento da iluminação e da ventilação natural. Ademais, evite propriedades com fachadas voltadas para o poente. Priorize sempre ambientes com clima agradável.

4. Forma de pagamento

Há várias linhas de financiamento existentes para adquirir um imóvel e uma delas, provavelmente, atende ao seu perfil. O consórcio é adequado para aqueles que são pacientes e podem esperar para morar no imóvel novo. Já o financiamento é recomendado para quem tem pressa.

A compra do imóvel à vista quase não é feita, mesmo por aqueles que tem o dinheiro em mãos. Isso porque ela descapitaliza o comprador e só deve ser realizada quando o valor investido realmente não fizer falta.

Em geral, os financiamentos funcionam da seguinte forma: quanto mais parcelas, mais juros você vai enfrentar. E quanto menor a quantidade de parcelas, menores também serão os juros. Uma dica é tentar encontrar um meio termo nesse cenário.

5. Reunião dos documentos

O comprador do imóvel deve reunir e apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento (Solteiros) ou Certidão de Casamento, Carteira de Trabalho e FGTS — caso esse fundo seja utilizado durante o processo de aquisição do imóvel.

Outros documentos podem ser requeridos de acordo com a natureza de cada financiamento ou devido a outras peculiaridades.

6. Pagamento do ITBI

O ITBI é o imposto de Transmissão de Bens Imóveis por Ato Oneroso Inter vivos. Trata-se de um imposto aplicado na compra e venda de imóveis. Esse tributo tem valor atribuído de acordo com a Prefeitura do município, caso não ocorra o pagamento, o negócio não pode ser concluído. Se você não concordar com os valores, há a possibilidade de contestar o montante e parcelar o pagamento.

7. Assinatura e registro do contrato

Por fim, você deve tomar bastante cuidado no momento da assinatura e do registro do contrato. Infelizmente, não são raros os casos de fraudes envolvendo a compra e venda de imóveis. Esteja sempre de olhos abertos e seja cauteloso!

Entenda a importância de contratar uma empresa especializada durante as etapas para comprar um imóvel

É de extrema importância que você tenha o assessoramento de profissionais experientes e especializados no assunto. Eles auxiliam você na hora de tomar as decisões, conseguem um bom custo-benefício e podem suprir suas expectativas em relação ao imóvel.

Uma das formas de contar com esses profissionais é contratando uma consultoria com empresas experientes no ramo imobiliário. Considere a ajuda de uma empresa especializada, afinal, não vale a pena dar sorte para o azar, não é mesmo?

Esperamos que tenhamos tirado todas as suas dúvidas sobre a etapas para comprar um imóvel! Se quiser saber mais novidades sobre o bairro, é só nos procurar aqui nos comentários ou nas redes sociais da VPR Imóveis. Estamos sempre disponíveis para tirar as suas dúvidas sobre esse ou qualquer outro assunto do mercado!

Não deixe também de continuar navegando pelo nosso blog. Por aqui, falamos não só sobre o mercado imobiliário e Buritis, mas também te damos várias dicas sobre o dia a dia, arquitetura e mais.

Este post foi escrito pela equipe da VPR Imóveis em setembro de 2018 e atualizado em fevereiro de 2023.

Saiba tudo sobre as etapas de financiamento de imóvel

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

0 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.