fbpx

Investir em imóveis é a melhor opção para você? Saiba aqui!

Investir em imóveis pode ser uma alternativa extremamente rentável para quem tem o perfil de investidor moderado, ou até mesmo conservador. Afinal, aplicar o dinheiro em um bem tangível e que possui grandes possibilidades de valorização é uma forma muito segura de investir. Continue a leitura e saiba mais!

Para que você comece a investir, seja em imóveis ou qualquer outro tipo de negócio, é preciso que as etapas necessárias para isso sejam feitas da forma correta.

Portanto, antes de gastar dinheiro comprando um imóvel com objetivo de revendê-lo futuramente ou alugá-lo e obter lucro com o procedimento, é necessário verificar alguns pontos importantes que envolvem todo o processo.

Então, nosso objetivo com este artigo é mostrar algumas dicas valiosas para você adquirir um imóvel como investimento e aumentar as possibilidades de obter bons lucros com ele. Interessado? Então, continue a leitura e confira!

Defina os seus objetivos antes de investir em imóveis

Essa é a primeira e principal regra aplicada para qualquer tipo de investimento: independentemente do valor que deseja dispor ou do tipo de investimento que pretende realizar, você precisa traçar os seus objetivos antes de realizar uma aplicação!

É necessário verificar se você pretende ter uma rentabilidade maior em pouco tempo e, assim, adquirir um imóvel para venda rápida, ou se pretende comprar o bem e esperar uma boa oportunidade para vendê-lo, obtendo um melhor retorno sobre o capital investido.

Aliás, outra opção seria adquirir o imóvel para obter uma renda fixa mensal. Nesse caso, seria a hipótese de alugar o bem para um terceiro.

De toda forma, antes de qualquer decisão, é necessário que você avalie seus objetivos e o prazo com o qual deseja vê-los realizados. Lembre-se: quem falha em determinar os seus objetivos corre sérios riscos de perder dinheiro nesse processo.

Analise o seu público-alvo

Tratando-se especialmente de imóveis, você também deve avaliar outro ponto importante para ter sucesso nesse tipo de investimento: o público-alvo que deseja alcançar. A grosso modo, você deverá comprar o bem em locais onde há mais chances de realizar uma venda ou obter um contrato de aluguel.

Realizar um investimento desse tipo em localidades que ainda estão em desenvolvimento e crescimento pode não ser uma escolha muito vantajosa. Da mesma forma que investir em um imóvel de luxo em bairros onde só existem casas menores é uma forma errada de investir o seu dinheiro.

Não estamos afirmando que em alguma das duas hipóteses mencionadas acima você não terá bons ganhos, no entanto, as chances de se perder dinheiro serão muito maiores do que se o investimento fosse realizado no local adequado para o público correto.

Outro ponto importante na análise e verificação do seu público-alvo é a possibilidade de acertar nas características físicas do imóvel, tais como tamanho e estilo. Afinal, não adianta focar em um público com menor poder aquisitivo para investir em imóveis e adquirir um apartamento de luxo para revender ou alugar, certo?

Considere diferentes opções de imóveis

Quando começar a procurar imóveis para adquirir, você se deparará com uma diversidade enorme de modelos e preços:

  • Casas ou apartamentos novos;
  • Na planta ou usados;
  • Com ou sem área de lazer;
  • Grandes ou compactos;
  • Com uma, duas ou nenhuma vaga de garagem…;

Diante de tantas opções, qual você deveria escolher?

Saiba tudo sobre as etapas de financiamento de imóvel

Nesse caso, você deve avaliar cada tipo de imóvel e adequar a compra ao seu perfil e, principalmente, aos objetivos que você traçou antes de iniciar a procura por um bem como investimento.

Um imóvel usado pode ser uma boa opção para quem deseja reformá-lo e revender por um bom preço. Por outro lado, um bem novo pode ser uma excelente alternativa para alugar por um valor maior e obter bons rendimentos mensais.

Já imóveis na planta têm uma garantia de valorização no futuro, mas dependem de certo tempo para serem vendidos e gerarem bons retornos.

Nesses pontos, podemos visualizar a importância de se definir um objetivo específico logo no início, antes de realizar o investimento. Assim, você terá mais clareza para escolher a opção adequada e investir o seu dinheiro de forma inteligente.

Invista somente o necessário

Para adquirir um imóvel e utilizá-lo como um investimento que proporcione ganhos recorrentes ou aumento de patrimônio, é necessário tomar bastante cuidado ao definir o valor que será aplicado. Por mais atrativo que um bem pareça, é necessário voltar à fase de fixação de objetivos e verificar se determinado imóvel realmente vai satisfazê-los.

Portanto, entenda que esse é um negócio extremamente racional que deve ser concretizado apenas depois de criteriosa avaliação do seu orçamento.

Opte por um consórcio na hora de investir em imóveis

Uma das opções mais vantajosas de adquirir um imóvel para investimento é por meio de um consórcio. Com ele, você não será obrigado a dispor de todo o valor necessário para aquisição de uma só vez, podendo realizar os pagamentos das parcelas de acordo com o seu orçamento.

Além disso, os consórcios, em geral, oferecem taxas e juros menores do que aqueles praticados por bancos em seus empréstimos e financiamentos imobiliários, fazendo com que a rentabilidade do seu investimento seja maior.

Outra vantagem interessante é a carta de crédito. Com ela você pode negociar imóveis em qualquer lugar, como se fosse realizar uma compra a vista. Isso facilita muito a sua capacidade de negociação com o atual proprietário do bem que você deseja adquirir.

Atenção ao investir!

É importante mencionar que você deve evitar os empréstimos e financiamentos ao máximo, principalmente aqueles produtos financeiros que são contratados sem vincular a aquisição de um bem. Esse tipo de operação, de modo geral, costuma ter taxas de juros muito elevadas, o que pode comprometer severamente a rentabilidade da sua aplicação.

Por fim, caso você não vislumbre a possibilidade de adquirir um imóvel para investimento com recursos próprios ou de realizar um consórcio, opte por alternativas de financiamentos habitacionais de curto prazo, presentes em bancos como a Caixa Econômica Federal, ou diretamente com as construtoras, em casos de imóveis novos.

Esperamos que tenhamos tirado todas as suas dúvidas sobre investir em imóveis! Se quiser saber mais novidades e ficar por dentro de tudo, é só nos procurar aqui nos comentários ou nas redes sociais da VPR Imóveis. Estamos sempre disponíveis para tirar as suas dúvidas sobre esse ou qualquer outro assunto do mercado!

Não deixe também de continuar navegando pelo nosso blog. Por aqui, falamos não só sobre o mercado imobiliário e Buritis, mas também te damos várias dicas sobre o dia a dia, arquitetura e mais.

Este post foi escrito pela equipe da VPR Imóveis em setembro de 2017 e atualizado em julho de 2022.

Saiba tudo sobre as etapas de financiamento de imóvel

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.