Comprar Imóvel

Aprenda a calcular valor de entrada em apartamento sem erros!

valor de entrada em apartamento
Escrito por Fred VPR Imóveis

Você quer realizar o sonho da casa própria, mas tem dúvidas sobre o financiamento? Então está na hora de ler este artigo!

Um dos elementos centrais para entender se o financiamento vale ou não a pena e planejar a compra de um imóvel é entender o valor de entrada. Afinal, é por meio dele que as parcelas e juros são calculados, viabilizando a realização do seu sonho.

Portanto, se você quer se ver livre do aluguel, leia este artigo agora mesmo e descubra como calcular o valor de entrada em apartamento!

Como funciona a entrada de um apartamento?

A entrada faz parte do financiamento de um imóvel e, para entender como funciona esse valor, é essencial que você saiba o que é e como funciona o processo como um todo.

O financiamento nada mais é do que um empréstimo bancário para que você compre um imóvel e saia do aluguel. A instituição financeira precisa de uma garantia de que você vai quitar as suas dívidas ao longo do tempo e, com isso, fazer com que o valor emprestado retorne.

É aí que se fala na entrada de um apartamento. Os bancos não financiam 100% do valor do imóvel e, dessa forma, exigem que os clientes ofereçam determinada quantia em dinheiro para financiar o resto da compra.

Geralmente, a entrada exigida corresponde a 30% do valor do imóvel, mas isso varia muito, uma vez que tudo depende do preço final do apartamento e da renda mensal de quem realiza a compra. Quanto maior a entrada, menores são as parcelas e os juros e maior é o seu poder de negociação.

Qual a importância de calcular o valor de entrada em apartamentos?

Calcular o valor de entrada em apartamentos é essencial por diversos motivos. Em primeiro lugar, a entrada é uma exigência de qualquer financiadora. Portanto, é essencial que você saiba qual o valor ideal, uma vez que é preciso economizar determinada quantia para tirar o sonho da casa própria do papel.

Além disso, um financiamento mal calculado pode fazer com que o valor final do imóvel fique muito maior do que a realidade. Dessa forma, calcular a entrada com antecedência e se preparar para esse momento aumenta o seu poder de barganha, o que faz com que seja mais fácil negociar parcelas e taxas de juros com a financiadora.

Dessa forma, você aumenta as chances de fazer um ótimo negócio para comprar a sua casa própria. Portanto, continue a leitura e descubra agora mesmo como calcular o valor de entrada ideal para a compra do seu imóvel!

Como calcular o valor de entrada em apartamentos?

Para calcular o calor de entrada em apartamentos sem erros é necessário levar alguns elementos em consideração. Em primeiro lugar, a entrada mínima é de, geralmente, 30% do valor do imóvel. Porém, o cálculo não para por aí!

Para obter um financiamento é exigido que a parcela do imóvel não ultrapasse 30% da renda mensal de quem está adquirindo. No caso de pessoas casadas, a renda de ambos é somada e lavada em consideração.

Portanto, antes de calcular a sua entrada, calcule o valor máximo da parcela que você é capaz de pagar. A partir disso, entenda qual o financiamento mais adequado, levando em consideração os juros cobrados e o valor total do imóvel.

Também é possível investigar outros tipos de financiamento que exigem entradas menores. No caso da Caixa Econômica Federal, o valor deve ser de 10% do total do imóvel. Além disso, o programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, também permite possibilidades mais acessíveis para a compra do imóvel.

O que fazer quando você não possui o valor total da entrada?

Quando você não possui o valor total da entrada exigida, ainda há algumas alternativas que podem viabilizar a compra do seu imóvel.

A primeira delas é utilizar o FGTS como entrada. Para isso, é exigido que você tenha, pelo menos, 3 anos de contribuição e ainda não tenha utilizado o FGTS para essa finalidade nos últimos 3 anos. A partir disso, é possível utilizar esse direito como parte da entrada do imóvel.

Outra opção é procurar programas de financiamento que exigem valores menores de entrada, como os citados anteriormente.

Adiar o sonho da casa própria também pode ser uma opção viável, mas isso só é recomendado quando estiver alinhado à um planejamento financeiro eficiente, de forma a efetivamente juntar o dinheiro necessário para dar entrada em um apartamento perfeito para você.

Você ainda pode buscar imóveis mais baratos para viabilizar a compra. Para isso, busque por bairros cujo terreno é mais acessível ou apartamentos menores, tudo de acordo com as suas necessidades.

Uma última opção, nesses casos, é negociar o valor de entrada. Continue a leitura e descubra como fazer isso!

Como negociar o valor de entrada?

Agora é a hora de entender qual a melhor forma de negociar o valor de entrada do seu apartamento. Para isso, siga as nossas dicas!

Demonstre sua capacidade financeira

Uma das preocupações das instituições financeiras é liberar o crédito e não receber o valor de volta. Portanto, demonstrar sua capacidade de pagar as parcelas estabelecidas, mostrando seu perfil de pagamento de dívidas ao longo da vida, por exemplo, pode ser uma boa opção.

Busque apartamentos na planta

Imóveis na planta geralmente possuem valores mais acessíveis e condições de pagamento melhores. Dessa forma, caso não tenha pressa em mudar para o novo apartamento, busque por esse tipo de investimento para aumentar o seu poder de barganha na hora de negociar a entrada.

Pesquise o tempo de mercado do imóvel

Quando determinado imóvel já está há mais tempo no mercado, costuma ter um preço reduzido e condições de pagamento melhores. Portanto, outra forma de negociar o valor de entrada é pesquisar esse elemento e utilizar como argumento no momento da negociação.

Realizar o sonho da casa própria é uma grande conquista. Para isso, é essencial que você invista em um planejamento financeiro adequado e realize simulações eficientes de forma a tomar a melhor decisão para você e sua família.

Agora que você já sabe como calcular o valor de entrada em apartamento, inicie o planejamento para alcançar esse objetivo! Aproveite e entre em contato com a VPR Imóveis agora mesmo e descubra todas as opções que temos para oferecer!

Sobre o autor

Fred VPR Imóveis