
O que é hipoteca de imóvel? Descubra tudo aqui!
Você sabe o que é hipoteca de imóvel? Com certeza você já deve ter ouvido esse termo por aí em filmes e séries, não é?! Muito comum nos Estados Unidos, esse é um tipo de empréstimo que também existe no Brasil. Vamos conhecer um pouco mais?
No momento de necessidade ou para complementar a renda de uma viagem, estudo ou até mesmo casamentos, muitas pessoas recorrem ao empréstimo financeiro.
Existem várias modalidades de empréstimo, uma delas, a hipoteca de imóvel. Mas você sabe como ela funciona?
Como o próprio nome diz, a hipoteca de imóvel nada mais é que oferecer um bem imóvel como garantia de um empréstimo. Ou seja: caso ele não seja pago, a sua casa fica em risco.
Mas existem muitas nuances e detalhes desse tipo de empréstimo. Vamos conhecer um pouco mais com a gente?
O que é hipoteca de imóvel
O significado literal de hipoteca já explica pontualmente do que vamos tratar no artigo de hoje:
“Oferecimento de um bem, geralmente imóvel, como garantia na tomada de um empréstimo”.
E é exatamente isso! A hipoteca nada mais é que colocar o seu imóvel como garantia para o empréstimo ou financiamento. Essa transação pode ser feita tanto por pessoa jurídica ou física.
Mas por que será que as pessoas optam por colocar um bem tão precioso como garantia em um empréstimo? É bem simples: a hipoteca, em termos gerais, possui juros mais baixos e prazos bem mais longos para pagamento.
Todas essas condições fazem com que a hipoteca se torne algo bastante atrativo aos olhos de quem está pensando em fazer um financiamento.
Mas apesar de estar disponível por aqui, esse é um tipo de transação bem mais comum nos Estados Unidos (quem nunca ouviu falar em “pagar a hipoteca do imóvel” em algum filme ou série?) do que aqui no Brasil.
Como a hipoteca de imóvel funciona?
Nesse tipo de transação, o interessado oferece o imóvel como garantia ao banco para conseguir um bom empréstimo ou financiamento. Para garantir essa obrigações, a operação é registrada no Cartório de Registro de Imóveis onde o imóvel está matriculado.
Uma vez em que o registro está feito, o banco agora tem o direito da posse daquele imóvel em caso de inadimplência no empréstimo. Mas isso não acontece de uma vez!
Ao primeiro sinal de falta de pagamento, a instituição financeira tenta negociar a dívida. Caso essa negociação não resulte em um acordo ou quitação da dívida, aí sim o banco pode entrar com os procedimentos e reivindicar a propriedade.
Tipos de imóveis que podem ser hipotecados
- Imóveis residenciais (casa, apartamentos…);
- Lotes;
- Galpões;
- Terrenos;
- Imóveis comerciais;
- Imóveis rurais, entre outros.
Posso hipotecar o imóvel de outra pessoa?
Esse não é um processo aceito pelas instituições financeiras. Os imóveis devem ser hipotecados por seus próprios donos, que precisam ter mais de 18 anos ou serem emancipados acima dos 16.
Quais os tipos de hipoteca de imóvel disponíveis?
Além da hipoteca convencional, temos outras duas hipotecas disponíveis e previstas em legislação hoje. Confira:
- Hipoteca judicial – essa hipoteca é sempre consequência de uma condenação, ou seja: um réu foi condenado a entregar algum bem para quitar determinada dívida. Esse tipo de hipoteca exige registro em cartório e está prevista no artigo 466 do Código Civil;
- Hipoteca legal – assim como seu nome diz, essa é uma hipoteca determinada por lei. Isso significa que ela não precisa ser registrada em cartório e sim que haja um processo jurídico a validando.
Quais os riscos da hipoteca?
O principal risco da hipoteca de imóvel é a mais óbvia: perder o seu imóvel. Por esse motivo, essa transação precisa ser muito bem pensada e também ter um planejamento financeiro afiado antes da decisão final.
Lembrando que o banco pode reivindicar o imóvel desde a primeira parcela atrasada (apesar de que em muitos casos, eles aguardam alguns meses para isso).
Bancos que realizam a hipoteca no Brasil
- Santander;
- Bradesco;
- Banco do Brasil;
- Caixa Econômica Federal;
- Itaú.
Todos esses bancos possuem condições parecidas, variando o empréstimo de R$20 mil a R$3 milhões de reais e prazos entre 15 e 20 anos para pagamento. Apesar de oferecerem esse tipo de financiamento, ele não é muito divulgado, por sua complexidade e também por não ser uma transação em que todos são aceitos facilmente.
Esperamos que tenhamos tirado todas as suas dúvidas sobre o que é hipoteca de imóvel! Se quiser saber mais novidades e ficar por dentro de tudo, é só nos procurar aqui comentários ou nas redes sociais da VPR Imóveis. Estamos sempre disponíveis para tirar as suas dúvidas sobre esse ou qualquer outro assunto do mercado
Não deixe também de continuar navegando pelo nosso blog. Por aqui, falamos não só sobre o mercado imobiliário e Buritis, mas também te damos várias dicas sobre o dia a dia, arquitetura e mais.