fbpx
animais em apartamento

Animais em apartamento: conheça os principais cuidados!

Ter um pet traz alegria e descontração para a casa, deixando o ambiente mais agradável, não é mesmo? Mas, quando você mora em um apartamento, pode se questionar sobre a viabilidade de colocar um animal em casa. Afinal, o espaço é pequeno e qualquer pet exige uma série de cuidados que a rotina atarefada do dia a dia pode inviabilizar.

Pois saiba que, com um pouco de organização, é, sim, possível criar animais em apartamento. Nesse aspecto, a escolha do animal é um dos principais fatores a serem observados. Porém, também é necessário ficar atento ao ambiente físico, rotina de limpeza, barulhos, passeios, entre outros elementos.

Quer saber quais são os principais cuidados para ter animais em apartamento? Continue a leitura e descubra!

Regulamento do condomínio

Antes de tomar qualquer decisão sobre o seu novo pet, é importante que você leia o regulamento do condomínio e converse com o síndico. Essas atitudes são necessárias porque alguns edifícios restringem o tipo de animal que você pode ter em casa. Dessa forma, é importante que você leia o regulamento para ter a garantia de que escolherá o animal ideal, sem infringir nenhuma regra.

Animais mais indicados para apartamentos

A principal dúvida na hora de criar animais em apartamento é o tipo de bicho a ser escolhido. Nesse momento, é importante saber que você pode, sim, ter quase qualquer tipo de animal em apartamento, desde que esteja disposto a tomar alguns cuidados.

Se o espaço for muito pequeno, talvez um animal menor seja o mais indicado, como porquinho-da-Índia, hamster, peixe, entre outros. Também é possível ter um pet mais convencional, como gato ou cachorro. 

Gatos são animais bastante independentes que não exigem muito espaço para serem criados, enquanto cachorros são mais agitados e têm necessidade de gastar energia diariamente. Dessa forma, quanto maior o porte do cachorro escolhido, maior a necessidade de investir em passeios diários, especialmente quando você cria esse animal dentro de um apartamento.

Rotina de limpeza

Ter um animal em casa, independente do tipo, exige que você crie uma rotina de limpeza. No caso de animais de gaiola, a limpeza se restringe ao espaço ocupado pelo animal. No caso do hamster, por exemplo, é necessário que você troque a serragem uma vez por dia, de forma a evitar o mau cheiro e manter a gaiola limpa para o conforto do animal.

Já quando se trata de gatos, é necessário ficar atento à caixa de areia. Esse é o lugar onde eles fazem as necessidades fisiológicas e a areia precisa ser trocada com regularidade (aproximadamente de 2 em 2 dias). Porém, você pode optar por utilizar outros materiais na caixa, como a sílica, que absorve melhor o xixi e evita que o cheiro se propague pela sua casa. A troca desse material também é menos frequente. Há também as caixas higiênicas, nas quais o gato não tem contato direto com a areia, o que evita a propagação dos cheiros.

Os cachorros fazem as suas necessidades, na maioria das vezes, em jornais. Também são vendidos tapetes especiais que evitam que o cheiro fique impregnado no seu apartamento. Outra opção que pode ser viável para os cachorros é ensiná-los a fazer suas necessidades na rua, fora do apartamento. Isso exigirá que você passeie com o cachorro diariamente, uma ou duas vezes por dia — o ideal são, pelo menos, duas. 

Essa rotina, além de evitar que o animal deixe cheiros desagradáveis no apartamento, o ajuda a gastar energia, o que é essencial no caso de cachorros, principalmente os de porte médio ou grande.

Mudanças físicas necessárias

Se você optar por um animal de gaiola, não precisará realizar muitas mudanças físicas no apartamento. O necessário aqui é escolher um local adequado para deixar a gaiola e ter muita atenção ao sol, uma vez que esses animais são sensíveis ao calor extremo. Dessa forma, evite colocar a gaiola próxima a janelas em que o sol entra por muitas horas do dia ou em horários de maior calor, entre 10h e 16h.

No caso de gatos, é importante que você saiba que esses animais gostam muito de janelas e buscam sempre uma brecha para passeios. Dessa forma, é essencial instalar telas de proteção para evitar a fuga e acidentes graves com o bichinho. Isso também pode ser importante quando se trata de cachorros, principalmente se eles demonstrarem interesse pela janela ou se for possível subir em uma utilizando móveis da casa como apoio.

Hábitos indesejados

Os cachorros, como você já sabe, têm o hábito de latir para qualquer mudança no prédio, o que pode incomodar vizinhos e causar atritos. Dessa forma, fique sempre atento aos barulhos e busque investir em um adestramento, caso o cachorro esteja latindo muito.

Outro hábito indesejado desse animal é o de roer os móveis, principalmente quando são filhotes. Para evitar esse comportamento, você pode aplicar produtos específicos que deixam um gosto ruim nos móveis, fazendo com que o cachorro pare de mordê-los.

Além disso, investir em passeios frequentes é essencial. Os cachorros têm o hábito de morder e “fazer bagunça” quando estão com energia acumulada por ficar muito tempo dentro de casa. Portanto, deixar que seu cachorro corra por alguns minutos na rua ou na praça pode ser uma ótima solução para deixá-lo relaxado e tranquilo.

No caso de gatos, o hábito indesejado mais aparente é o de arranhar. Eles podem fazer isso com móveis, sofás e camas. Uma ótima forma de evitar danos é manter as unhas do gato bem cortadas. Invista também em arranhadores específicos para que eles tenham um lugar para arranhar sem precisar danificar os seus móveis.

Ter um pet em casa é uma ótima experiência. Os animais trazem vida para qualquer apartamento, melhorando, inclusive, os índices de bem estar dos seus donos. Porém, é importante ter em mente que cada tipo de animal exige um cuidado específico, e talvez você precise fazer algumas adaptações na sua rotina. Também é importante estar sempre atento às normas do condomínio e evitar comportamentos inadequados, garantindo a boa convivência com os seus vizinhos.

Gostou das nossas dicas para ter animais em apartamento? Então aproveite para seguir a VPR Imóveis nas redes sociais e fique sempre por dentro das nossas atualizações. Estamos cheios de novidades no Facebook, Instagram, YouTube e Linkedin.

Banner para whatsapp (b)Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.