fbpx

Como negociar aluguel? Confira algumas dicas!

Nem sempre as coisas saem como o planejado. Com a inflação e preços em alta, não teria como ser diferente com nossas contas mensais. Se você se identifica, vem com a gente conferir dicas de como negociar aluguel e tranquilizar o bolso!

A inflação tem aumentado consideravelmente os gastos do brasileiro. A principal métrica de inflação do país, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) atingiu sua maior variação em 26 anos no mês de abril, aumentando consideravelmente a preocupação com o bolso do trabalhador.

Temos visto também outra métrica de inflação muito importante para os brasileiros subir descontroladamente nos últimos dois anos: o IGP-M. Esse é o índice que influencia diretamente no valor de reajuste do aluguel, ou seja: ele tem grande participação no aumento desse gasto.

E é claro que esse aumento teria consequencia direta no bolso do brasileiro. O site Agência de Notícias do IBGE declarou que em 2021, 46.2% relataram atraso no pagamento de contas. Dessas, 7.8% são relativas a aluguel ou prestações dos imóveis.

Por esse motivo, hoje vamos dar algumas dicas de como negociar aluguel para que você consiga dar uma desafogada nas contas do mês!

Como negociar o reajuste do seu aluguel

Agora vamos falar de você que já está em um imóvel há mais de um ano e sentiu o peso do reajuste do aluguel no bolso. Como explicamos, o índice que influencia nessa mudança, o IGP-M, sofreu altas consideráveis nos últimos dois anos, fazendo com que o aluguel aumentasse de maneira surpreendente.

Se o seu contrato está fazendo aniversário e você sentiu que o valor ficou maior do que você realmente pode pagar, temos duas opções: conversar com o proprietário (ou a imobiliária que intermedia o contrato) sobre uma negociação ou optar pela troca de índice de inflação, do IGP-M para o IPCA. Vamos falar sobre essa opção a seguir.

Troca do IGP-M pelo IPCA no reajuste do aluguel

A pandemia do Coronavírus foi grande responsável pelo aumento do IGP-M. Com a Covid-19, veio também a necessidade de se fazer diversas negociações de alugueis, pois com a alta do mesmo, os reajustes de alugueis tem ficado impraticáveis para vários inquilinos.

processo-de-aluguel

Isso porque vários locatários não podiam mais arcar com suas responsabilidades financeiras da locação, principalmente em relação ao aumento desgovernado de seus valores.  

Assim, várias imobiliárias viram a necessidade de mudança do índice que influenciava nesse reajuste, facilitando a negociação entre as partes e diminuindo a inadimplência.

Se esse é o seu caso, é interessante ter essa conversa com a imobiliária para que chegue em um acordo com o proprietário para a mudança de índice. Diante do atual cenário, o IPCA é a melhor escolha para que ninguém saia perdendo quando chegar o reajuste do contrato.

Como negociar aluguel atrasado

No caso do aluguel atrasado, é sempre importante que você procure a intermediadora do contrato (no caso, a imobiliária) para resolver essa questão. Nessa conversa, é importante que você esclareça os motivos da inadimplência e a sua disponibilidade para resolver a questão o quanto antes.

Em alguns casos, é possível até conseguir que dividam o valor em algumas vezes para facilitar o pagamento. Não se esqueça que a imobiliária, nesse caso, é apenas uma intermediadora.

Esse primeiro passo é importante para que as partes entendam que você está ciente e disposto a solucionar o problema, mesmo que esteja encontrando dificuldades. A sua falta de resposta pode gerar dores de cabeça como notificações judiciais e até ações de despejo.

Mas lembre-se: a imobiliária é apenas uma intermediária, tudo bem? No fim das contas, quem tem o poder de decisão na negociação é o proprietário. Então caso você receba uma negativa, é importante ter isso em mente.

Esperamos que tenhamos tirado todas as suas dúvidas sobre como negociar aluguel! Se quiser saber mais novidades e ficar por dentro de tudo, é só nos procurar aqui nos comentários ou nas redes sociais da VPR Imóveis. Estamos sempre disponíveis para tirar as suas dúvidas sobre esse ou qualquer outro assunto do mercado!

Não deixe também de continuar navegando pelo nosso blog. Por aqui, falamos não só sobre o mercado imobiliário e Buritis, mas também te damos várias dicas sobre o dia a dia, arquitetura e mais.

processo-de-aluguel

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.