fbpx
dicas para escolher um bom corretor

Como escolher um corretor de imóveis? Confira 5 dicas!

Ter um corretor de imóveis de confiança não é difícil. Trata-se de um profissional que pode estar em sua família e representá-lo em todas as questões de compra e venda. Sua importância vai muito além de abrir a porta de um apartamento para uma visita.

Há uma grande responsabilidade com o risco de processos jurídicos no caso de alguma infração ao artigo 723 do Código Civil brasileiro, que responsabiliza o corretor pela diligência na intermediação. Ele é encarregado de garantir todos os direitos e deveres do comprador e do vendedor, intermediando a negociação e orientando procedimentos e escolhas dos clientes.

Em países da Europa e nos EUA, o corretor de imóveis é visto com outros olhos. A exclusividade é comum e não há intermediações sem a sua consultoria. Um dos segredos é a confiança depositada em cada profissional. Continue a leitura e veja 5 dicas para escolher um bom corretor!

1. Trabalhe somente com credenciados pelo CRECI

No mercado, há pessoas que são oportunistas e, infelizmente, sem ética nenhuma. Como em qualquer profissão regulamentada por um conselho federal, todo aquele que pretende intermediar uma negociação imobiliária precisa ser credenciado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). Este registro garante ao mercado um profissional qualificado e que tem muitos deveres na intermediação sendo responsável por esta ocorrer de forma segura e satisfatória.

No momento do contato com um profissional, peça a ele que mostre o seu cartão de identificação e confira a data de validade. Não será nenhum problema apresentar a carteira do CRECI: pelo contrário, ele estará ciente de que você é um cliente prudente e de que poderão fazer um trabalho correto.

2. Verifique a experiência do profissional

Entre as dicas para escolher um bom corretor, uma das mais fundamentais é conferir sua qualidade profissional. Ela não depende do seu tempo de trabalho, mas sim de características individuais e vivências pessoais. Isso significa que um corretor com três anos de carreira pode ser tão bom quanto um de dez.

O importante é como foi aproveitado esse tempo de trabalho e envolvimento na área. A quantidade de cursos e especializações em vendas e negociações, a verbalização e a comunicação corporal também fazem parte da formação de um bom corretor.

Tenha uma conversa aberta e franca com o profissional. Pergunte como ele costuma trabalhar e qual será o seu comprometimento no atendimento; como está o mercado imobiliário local e qual é o seu ponto de vista sobre ele. Peça também referências de clientes em sua carteira, assim você terá a opinião de alguém que já tenha recebido seus serviços.

Procure saber quais foram as empresas em que trabalhou e como foi o seu comportamento em cada uma delas. No caso de não ter esta informação (ou de ele ter sempre trabalhado no mesmo escritório), pesquisar o seu perfil do Facebook também é uma forma de conhecê-lo um pouco melhor.

3. Procure corretores e imobiliárias especialistas na região pretendida

Quando você define uma região para comprar a sua casa própria — ou até mesmo um imóvel para locação —, uma das dicas para escolher um bom corretor é trabalhar com um especialista da área. Ele tem experiência com as propriedades do local e pode lhe dar informações mais precisas.

Saiba tudo sobre as etapas de financiamento de imóvel

Este profissional conhece todas as opções disponíveis na imobiliária, podendo sanar todas as dúvidas do interessado por determinado imóvel. Uma das vantagens de ter um corretor originalmente daquela região é que, além dele conhecer bem os imóveis, ele domina bem o dia-a-dia local, como trânsito, segurança, comércio e tantos outros pontos.

Já a imobiliária tem a preferência de grande parte dos proprietários que moram no mesmo bairro. Será mais fácil encontrar o perfil de propriedade com as características desejadas.

Mas não fique frustrado ou achando que não estão fazendo um bom trabalho na procura do imóvel. Nem sempre aquela opção com todas as características de sua lista está disponível para venda. Provavelmente, você terá que pensar em descartar algum item de seu desejo. O fato é, um bom profissional irá seguramente encontrar o imóvel certo para você.

4. Peça indicações aos amigos

Uma alternativa para ter sucesso nessa empreitada é conversando com amigos e pedindo indicação. Pergunte como foi o trabalho desenvolvido pelo profissional durante todo o processo. Colha informações sobre postura, comunicação, organização, agilidade, transparência e honestidade.

O objetivo é criar uma conexão entre você, o corretor e a pessoa que fez a indicação. Conseguindo isso, o relacionamento durante esse período será de maior comprometimento do profissional — e ele fará de tudo para não perder a venda. Outra opção recomendada é pesquisar no CRECI por ocorrências ou multas do corretor em questão.

5. Aceite a verdade de forma positiva

Entre as sugestões para eleger um bom corretor, esta é uma das mais importantes. Não tenha receio da transparência e da sinceridade. Encontrando um especialista que domine conhecimentos variados, fatalmente ele terá cuidado com a sua escolha.

O profissional se esforçará para apresentar as melhores opções dentro do seu perfil e não te empurrará qualquer imóvel, pensando somente em vender. Buscar a sua realização, encontrando um lar do jeito que você sonhou (ou o mais próximo possível disso) é como um troféu para ele. É o sucesso. Um bom corretor de imóveis, entende para atender.

Tendo esse objetivo em sua carreira, ele vai alertar quando perceber que a sua escolha não é a mais acertada. Por conhecer a localização, saberá também quais são os problemas e as melhores soluções.

O especialista poderá encontrar uma opção abaixo do valor pretendido, visando o potencial real daquele imóvel. Ele enxerga que, após uma reforma com materiais de boa qualidade, gastando uma quantia que esteja dentro do seu orçamento, você ganhará com uma valorização, além de morar no local perfeito.

Em todas as áreas, há os bons e os maus profissionais. Pesquisar por um serviço é indispensável. Mas, depois destas 5 dicas para escolher um bom corretor de imóveis, com certeza você está pronto para comprar a sua casa própria sem dores de cabeça e fazer um bom negócio.

Agora queremos saber a sua opinião e ajudá-lo ainda mais. Deixe seu comentário abaixo!

Saiba tudo sobre as etapas de financiamento de imóvel

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.