Comprar Imóvel

Golpe imobiliário: o que são e como evitá-los? Aprenda aqui!

golpe imobiliário
Escrito por Fred VPR Imóveis

Investir em um imóvel é um grande passo na vida de qualquer pessoa. É preciso realizar um planejamento financeiro, economizar dinheiro ao longo do tempo e, na maioria dos casos, investir em um financiamento. Além disso, corresponde à realização do sonho da casa própria na qual você e sua família poderão viver com tranquilidade.

Porém, assim como em qualquer outro negócio, há pessoas mal-intencionadas e o número de golpes é crescente. Para se prevenir, é importante entender quais são os principais golpes aplicados e quais cuidados você deve tomar para evitá-los. Quer saber como evitar o golpe imobiliário? Então continue a leitura e descubra!

O que é um golpe imobiliário?

O golpe imobiliário nada mais é do que um grupo de estratégias desenvolvidas por pessoas mal-intencionadas, com o objetivo de pague sem consumir. Ou seja, você paga pela casa ou parte dela e, no final, descobre que ela não existe ou que não adquiriu o imóvel na realidade.

Geralmente, eles ocorrem rapidamente, com a oferta de imóveis muito bons com preço abaixo do mercado. Essa é uma forma de fazer com que você consuma sem realizar as pesquisas e tomar os cuidados adequados, caindo no golpe.

São diversos tipos de golpe. Os principais deles são:

Golpe do porteiro

Muitas pessoas saem de casa e deixam as chaves com o porteiro do edifício, seja para passá-la a outro morador ou por diversos motivos. Existem pessoas que se aproveitam dessa situação para aplicar um golpe imobiliário.

Essas pessoas afirmam ser corretores e mostram o apartamento para um comprador. Quando alguém se interessa pelo local, pedem uma entrada e, quando o comprador descobre, investiu em um apartamento que não estava à venda, sem o conhecimento dos donos.

Documentação falsa

Na hora de comprar um imóvel, diversos documentos são exigidos. São documentos que comprovam a integridade do local, a propriedade e, até mesmo, a não existência de débitos. Afinal, existem imóveis que são utilizados como garantia em empréstimos e, quando o proprietário não paga, é possível que a pessoa venda antes do confisco por parte do banco.

Portanto, a documentação falsa é um outro golpe muito sério, que pode fazer com que você não se torne proprietário do imóvel que adquiriu.

Imóvel que não existe

Transações pela internet oferecem um sério risco de golpes. O que acontece é que fotos de apartamentos excelentes, em ótima localização, são divulgadas, como se eles estivessem à venda. Porém, o imóvel não existe e, geralmente, o comprador só descobre após depositar a entrada.

Vários compradores

Por fim, pode ser que o imóvel esteja regular e exista, porém isso não isenta a possibilidade de um golpe. Existem pessoas que vendem o apartamento para diversos compradores de uma vez. Quando você tenta passá-lo para o seu nome, descobre que o vendedor já fugiu com o dinheiro de todas essas entradas, sem a possibilidade de retorno no investimento.

Quais cuidados tomar para evitar o golpe imobiliário?

Diante de tantas possibilidades de golpe, alguns cuidados são essenciais para evitá-los. Descubra agora mesmo os principais deles!

Evite tomar decisões apressadas

Uma das técnicas comuns a todos os golpes é solicitar que você tome decisões e deposite quantias em dinheiro muito rapidamente. Dessa forma, sem avaliar todas as variáveis, é mais provável que o comprador caia no golpe.

Portanto, se perceber que o vendedor tem muita pressa e pressiona a tomada de decisão rápida, desconfie e evite cair nesse tipo de armadilha.

Confira todos os documentos no cartório

O vendedor pode mostrar diversos documentos. Porém, poucas pessoas são capazes de identificar a veracidade de cada um deles.

Portanto, busque orientação de quais documentos deverá exigir do vendedor. As primeiras que devem ser analisadas e que são solicitadas no Cartório de Registros são a certidão de matrícula de imóvel e a Negativa de Ônus e Ações.

Várias outras também são necessárias e uma imobiliária ou corretor credenciados vão saber orientar você. Com certeza, será a sua melhor arma para identificar a história do imóvel, as possíveis pendências com o Governo ou bancos e o verdadeiro proprietário do local.

Visite o imóvel

Nunca feche um negócio sem visitar o imóvel. Dessa forma, você é capaz de verificar as condições do local e se ele realmente existe. Aproveite para analisar o bairro ao redor e converse com vizinhos sobre a história do local.

Caso não consiga visitar por algum motivo, busque o endereço na internet e aproveite a tecnologia para ver fotos do local. Além disso, coloque as fotos anunciadas em buscadores para ver ser elas são reais ou retiradas de outros sites.

Desconfie

Quando uma proposta está muito abaixo do mercado, desconfie. Caso um imóvel pareça muito melhor do que os localizados na mesma região, também desconfie.

Isso porque os golpistas utilizam da sedução para fazer com que você feche o negócio rapidamente. Portanto, quando identificar uma oportunidade que parece muito superior às outras, é importante ter atenção em dobro para garantir que não é apenas uma estratégia de golpe imobiliário.

Registre o imóvel

Depois de conferir toda a documentação e, aí sim, fechar o negócio com a assinatura do Contrato de Compra e Venda, providencie o quanto antes a outorga da escritura para o seu nome. Lembre-se de que é necessário lavá-la para registro no Cartório de Registros de Imóvel.

Essa é a garantia de que você realmente adquiriu a propriedade, evitando golpes e a perda do investimento. Esse procedimento também deve ser feito sob a orientação de uma imobiliária ou um corretor credenciado.

Conte com uma imobiliária como parceira

Uma imobiliária pode ser a sua maior parceira em todo o processo. Ela conta com profissionais qualificados e registrados no conselho, o CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). Dessa forma, você garante que terá a consultoria de um corretor ético e capacitado para auxiliar na tomada de decisão.

Além disso, busque também referências sobre o profissional e a imobiliária, garantindo a qualidade dos serviços oferecidos.

Os golpes estão em qualquer transação financeira e fechamento de negócio, inclusive no setor imobiliário. Saber como identificar e se prevenir contra eles é a melhor saída para garantir que você irá realizar o melhor investimento possível. Uma dessas estratégias é contar com uma imobiliária de confiança para ser sua parceira no processo, contanto com a consultoria de um profissional capacitado e ético durante a compra do novo imóvel.

VPR Imóveis é referência no assunto, se destacando pela qualidade dos serviços oferecidos, ética e transparência durante todo o processo. Portanto, entre em contato com a gente agora mesmo e inicie a sua jornada rumo a casa própria com segurança!

Sobre o autor

Fred VPR Imóveis