fbpx
Compra e Venda

Descubra agora como encontrar o imóvel ideal para você e sua família

imóvel ideal
Escrito por Fred VPR Imóveis

A tarefa de buscar a casa certa para você e sua família pode ser bastante difícil quando não se sabe o que avaliar. Por isso, antes mesmo de começar sua pesquisa, é importante saber o que levar em conta para não errar na escolha. Muitos fatores estão envolvidos na fórmula certa para o imóvel ideal.

Além da metragem e do número de cômodos, é preciso que você estude a respeito de uma localização que facilite sua vida e que escolha uma construção em bom estado.

É por isso que preparamos este conteúdo. Para você saber como encontrar o imóvel ideal e evitar arrependimentos, continue a leitura e faça a melhor escolha!

Conheça suas necessidades

O primeiro passo para iniciar a sua pesquisa em busca do imóvel ideal é saber do que você precisa. Trace um perfil da sua família, reúna-se com quem mais vai morar na futura casa e veja qual tipo de moradia é a ideal para vocês.

Você precisa determinar se prefere casa, apartamento ou se as duas opções são viáveis. Se sua família for numerosa, convém não ignorar os novos empreendimentos. Embora as unidades habitacionais mais modernas sejam menores, algumas vezes as facilidades de um condomínio compensam a metragem reduzida.

Famílias com crianças podem se beneficiar muito em condomínios com áreas de lazer, como piscinas, playground, bosques e salões de festas. Fique atento e visualize seu futuro no imóvel.

Não abre mão de um quintal? Talvez, uma casa seja a melhor opção para você. Caso esse espaço não esteja entre suas prioridades, um apartamento bacana pode atender ao que você precisa.

Liste as melhores localizações para a sua realidade

Muitos fatores estão em jogo na hora de escolher a localização do seu novo lar. Não basta ser a região onde você quer morar, tem que ser o bairro onde os imóveis estejam dentro do seu orçamento e que tenha infraestrutura suficiente para a sua qualidade de vida.

Áreas mais centrais costumam reservar imóveis caros, ainda que com metragem reduzida. Opções em bairros residenciais e ainda em desenvolvimento podem ser ideais para quem não quer esbanjar, mas não abre mão de espaço.

Analise como será sua rotina se morar em determinadas regiões. É importante verificar a distância entre sua futura casa e seu trabalho para evitar o estresse do trânsito e do transporte público, se esse for o caso.

Procure ter uma lista de bairros possíveis e garanta que eles ofereçam boa infraestrutura, como proximidade a pontos comerciais, saneamento básico, escolas o entorno, entre outras facilidades.

É importante que você aumente seu leque de opções. Limitar-se a um único bairro pode fazer com que você demore a encontrar sua nova casa.

Faça visitas produtivas

A visita que você faz a um imóvel que é potencial escolha para a sua nova casa é muito importante. Não adianta andar pelos cômodos e avaliar se cabem os moradores e os móveis. Existe muita coisa em jogo.

O ideal é você reservar um período do seu dia para fazer essa avaliação. Evite ter pressa ou compromissos após a visita para não deixar nada de lado.

Banner WhatsApp (A)Powered by Rock Convert

Vá ao imóvel com uma fita métrica, um bloquinho e o celular carregado — ele será importante para registrar as imagens necessárias que mostram o estado da construção.

Tenha em mente a medida dos seus móveis que ocupam mais espaço, como camas, sofás e estantes. Isso evita que você precise gastar mais depois da mudança. A vantagem da fita métrica também é a de visualizar onde ficará cada objeto.

Seja bastante detalhista na hora de olhar as paredes. Uma pintura recente, em geral, é somente uma atitude caprichosa do último morador. Entretanto, algumas vezes a tinta pode esconder sinais de mofo, o que pode significar um grave problema hidráulico.

Também veja se a fiação elétrica está atualizada testando interruptores, tomadas e caixa de luz. Isso é indispensável para garantir uma boa habitabilidade e evitar prejuízos.

Se preferir, conte com ajuda profissional para garantir que nada está em inconformidade ao que você precisa para morar bem.

Avalie como é a segurança dos bairros escolhidos

Determinou os melhores bairros para você e sua família? Então é hora de avaliar as condições de segurança e como vocês se sentirão morando nas regiões mais adequadas ao seu estilo de vida.

As incidências de episódios criminosos tiram a tranquilidade de moradores das maiores cidades do país. Ainda assim, alguns bairros são menos propensos a ações de crimes.

Se você não abre mão de morar em uma casa, verifique a presença de muros altos e converse com os moradores a respeito da rotina da região. Se houve muitas invasões nos últimos seis meses, repense sua escolha.

Também é importante dar uma volta no bairro durante a noite. Essa simples atitude faz você perceber como é a iluminação das ruas e se existe vigilância constante.

Se o imóvel estiver em um condomínio, pergunte ao síndico quais são as ferramentas de segurança instaladas no empreendimento. Portaria 24 horas, câmeras e comunicação fácil com a polícia podem ser essenciais para a sua tranquilidade.

Conte com a ajuda de uma imobiliária

Se você está sem tempo ou não se sente preparado para avaliar todos os fatores envolvidos na busca pelo imóvel ideal, uma dica é procurar uma imobiliária.

Empresas especializadas e de confianças conhecem o mercado imobiliário e todas as suas nuances. Além de você evitar a escolha de um imóvel superfaturado, os corretores ainda estarão empenhados em procurar uma opção que caiba no seu bolso e respeite sua necessidades.

Não deixe de ter o suporte de corretores de imóveis que garantem um negócio bem-sucedido e com as garantias de seus direitos e deveres.

É importante que você escolha uma empresa idônea e responsável. Tudo para garantir um contrato abrangente e sem brechas.

Sente-se mais preparado para buscar o imóvel ideal para você e sua família? Então entre em contato com a gente e conheça como nossos profissionais podem ajudar você a fazer uma negociação sem riscos e sem arrependimentos! Temos soluções incríveis para a sua realidade e para seu bolso.

Sobre o autor

Fred VPR Imóveis