fbpx
o que é o IPCA

O que é o IPCA? O que significa esse imposto e como é utilizado?

Os preços dos produtos e serviços ao nosso redor estão mudando, às vezes imperceptivelmente. Mas como podemos medir essas variações e entender o impacto delas em nosso bolso? É aí que entra o IPCA! Essa sigla pode parecer complexa, mas ela desempenha um papel fundamental na economia brasileira, influenciando desde o valor dos alimentos até as decisões de política monetária. Quer saber o que é o IPCA? Vamos descobrir com a gente!

O que é o IPCA?

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) é medido e divulgado pelo IBGE mensalmente e leva em conta o custo de vida de famílias de 1 a 40 salários mínimos. Ele é utilizado pelo Banco Central para definir a meta de inflação no país, sendo considerado como métrica oficial da mesma no Brasil.

Ele é o principal indicador de inflação do Brasil, medindo a variação de preços de um conjunto de produtos e serviços consumidos pelas famílias com rendimentos de 1 a 40 salários mínimos, abrangendo desde alimentação até despesas com transporte, habitação, saúde e educação.

Como esse índice influencia no meu dia-a-dia?

Como falamos, o IPCA é a principal métrica da inflação do nosso país. Esse índice influencia o preço de todas as coisas que consumimos diariamente e você com certeza já precisou lidar com suas variações, mesmo que nunca tenha ouvido falar sobre. Sabe aquele dia que você foi ao mercado e percebeu que o kg do tomate aumentou? Pois é! Esses preços aumentam e diminuem sempre quando há um reajuste baseado no valor do IPCA.

processo-de-aluguel

Hoje esse índice é controlado e varia muito pouco a cada mês, mas em meados das décadas de 80 e 90 o Brasil passou por uma fase de hiperinflação. Se você está se perguntando o que isso significa, continue lendo que vamos te explicar!

Durante essa “hiperinflação” os produtos e serviços mudavam de valor de maneira rápida, quase sempre do dia para a noite. Isso significa que os brasileiros precisavam analisar e seguir os valores do IPCA à risca só para saberem se era viável fazer compras no mercado em determinado dia. Já pensou?!

Felizmente essa história ficou no passado, mas isso não significa que ainda não estamos à mercê da variação da inflação.

Qual a diferença entre o IGP-M e o IPCA?

A principal diferença entre os dois índices é a forma com que ele é calculado. O IGP-M leva em conta as etapas de produção de determinado produto, do início ao final – como, por exemplo, a matéria prima que será usada na fabricação de automóveis. Já o IPCA calcula o preço final de um produto, depois que todas as etapas já foram finalizadas. Aquele que chega aos comércios e que será pago pelo consumidor no momento da compra. Usando a mesma analogia, o IPCA leva em conta o preço final do carro, não dos materiais que foram necessários para fabricá-lo.

Esperamos que tenhamos tirado todas as suas dúvidas sobre o que é o IPCA! Mas se ficar qualquer outro questionamento, é só nos procurar aqui nos comentários ou nas redes sociais da VPR Imóveis. Estamos sempre disponíveis para tirar as suas dúvidas sobre esse ou qualquer outro assunto do mercado! Não deixe também de continuar navegando pelo nosso blog. Por aqui, falamos não só sobre o mercado imobiliário mas também te damos várias dicas sobre o dia a dia, arquitetura e mais. Até a próxima!

processo-de-aluguel

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.