
Como entrar na área e atuar na profissão corretor de imóveis
A profissão corretor de imóveis vem sendo cada vez mais procurada. Pessoas aparecem interessadas na flexibilidade de horário, autonomia e retorno que a área oferece. Quer saber mais sobre a carreira de corretor? Vem com a gente!
Segundo o Conselho Regional de Corretores (CRECI), em 2019 existiam cerca de 390 mil corretores cadastrados no Brasil. A pandemia, para a surpresa de muitos, esquentou ainda mais o mercado imobiliário.
De acordo com João Teodoro, presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI) em entrevista dada ao site Valor, o número de corretores aumentou em 11% em 2020, somando um total de 430 mil profissionais ativos. Esse é um dado que confirma a ascensão da profissão e seu ótimo momento no mercado.
Está curioso para saber mais sobre essa carreira ou quer saber tudo para se tornar um corretor de imóveis? Continue lendo nosso artigo!
Como é trabalhar na profissão corretor de imóveis
Ser um corretor de imóveis é sobre ser várias pessoas em uma só. Um bom corretor é ouvinte, negociador, apaziguador e um porto seguro para seus clientes. Esse é um momento muito importante tanto para proprietários que querem vender seus imóveis assim como também para futuros compradores dos mesmos, então o corretor precisa conquistar a confiança dessas pessoas.
Você vai precisar lidar com pessoas de diferentes personalidades e tipos como clientes e precisará entender como
A carreira requer muito estudo, foco e determinação, fazendo com que seja uma profissão desafiadora, mas muito recompensadora se levada a sério e exercida de maneira correta.
Para ser um corretor de imóveis é preciso uma boa comunicação e relacionamento com clientes, defendendo sempre o seu interesse – seja ele proprietário ou comprador. Uma boa rede de contatos (que a própria rotina acaba trazendo) também é uma ótima forma de ser bem sucedido na área.
Atividades de um corretor de imóveis
Quando você se torna um corretor de imóveis, algumas outras funções bem interessantes podem acabar caindo no seu colo, como:
- Captação de novos imóveis: encontrar novos imóveis para a sua carteira ou da imobiliária em que trabalha. Para vender imóveis, você precisa ter um “catálogo” para oferecer aos seus clientes e captar imóveis é sobre isso. Você entra em contato com proprietários que tem o interesse em vender o seu bem, convencendo-o assim para que você comece a trabalhar com a propriedade em questão, encontrando potenciais clientes para aquele imóvel;
- Entender sobre negociações: ao lidar com compradores e acompanha-los em visitas a potenciais imóveis, é natural que surjam dúvidas sobre documentação e todo o processo burocrático em geral – e é sua obrigação estar por dentro de toda essa parte teórica, afinal, o cliente precisa ter confiança em você;
- Conhecer a localização dos imóveis oferecidos.
Sou obrigado a ter um CRECI para ser corretor de imóveis?
Sim! É imprescindível que você seja cadastrado no Conselho Regional de Corretores (CRECI) para atuar de maneira legal. Somente após obter a sua carteirinha e número de corretor você estará liberado para exercer a profissão de corretor de imóveis.
Como tirar meu CRECI?
Antes de ir atrás da sua carteirinha profissional de corretor, é necessário realizar o curso de Técnico em Transações Imobiliárias ou Gestão em Negócios Imobiliários. Só com o diploma da conclusão do curso em mãos você poderá se inscrever e solicitar o seu CRECI, e o processo é bem fácil: é só entrar no site da regional da sua cidade, entregar seus documentos, pagar o boleto da inscrição + anuidade e pedir a solicitação, que deverá chegar para você em alguns dias úteis.
Principais perguntas sobre a profissão corretor de imóveis
Algumas perguntas são unanimes e muito frequentes quando falamos sobre a profissão corretor de imóveis. Vamos responder algumas delas agora mesmo!
O salário é fixo? Quanto um corretor pode ganhar por mês?
Geralmente o salário de um corretor de imóveis não é fixo. Os profissionais da corretagem normalmente ganham comissão de acordo com cada venda feita (e esse comissionamento vai depender do valor de cada imóvel). Um corretor tem condições ilimitadas de ganho mensal – quanto mais imóveis venderem, mais alto esse salário vai ser.
Esse é um ponto importante para ressaltarmos: um corretor de imóveis precisa ser bem planejado com suas finanças, afinal, ele pode vender 5 imóveis em um mês e no mês seguinte, não vender nenhum.
Quantos anos preciso ter para ser corretor de imóveis?
A idade mínima para tirar o seu CRECI é 18 anos. A partir dessa idade, qualquer pessoa pode se aventurar na carreira de corretor! O importante é nunca parar de estudar e estar sempre antenado às ultimas novidades do mercado.
Esperamos que tenhamos tirado todas as suas dúvidas sobre a profissão corretor de imóveis! Se quiser saber mais novidades e ficar por dentro de tudo, é só nos procurar aqui nos comentários ou nas redes sociais da VPR Imóveis. Estamos sempre disponíveis para tirar as suas dúvidas sobre esse ou qualquer outro assunto do mercado!
Não deixe também de continuar navegando pelo nosso blog. Por aqui, falamos não só sobre o mercado imobiliário e Buritis, mas também te damos várias dicas sobre o dia a dia, arquitetura e mais.