Confira lista com as 5 principais cidades históricas de Minas Gerais!

O estado de Minas Gerais é rico em história. A região foi palco de muitos eventos no passado que até hoje despertam a curiosidade de moradores e visitantes. Mas e aí, você sabe quais são as cidades históricas de Minas Gerais? Vem com a gente conhecer!

Minas Gerais é um estado diverso. Rico em história, belezas naturais e culturais, a região chama a atenção de moradores e visitantes, que sempre buscam conhecer melhor o passado e descobrir curiosidades sobre o local.

E para quem busca por esse tipo de entretenimento, as cidades históricas de Minas Gerais são a melhor pedida. Conhecê-las é como viajar no tempo, vendo de perto a arquitetura marcante e preservada da época, museus e tantas outras coisas que elas têm para oferecer.

Por esse motivo, reunimos hoje uma lista com as 5 principais cidades históricas de Minas Gerais e suas curiosidades. Vamos viajar com a gente?

Sabará

Começar a seu tour pela cidade histórica de Sabará é uma boa pedida, principalmente se você está vindo de fora do estado. Isso porque ela está localizada há 50 minutos de Belo Horizonte, capital do estado.  

É reconhecida como o primeiro povoamento de Minas Gerais e seu destaque são as belas igrejas do século XVIII, ricas em detalhes e ornamentos, como a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Igreja de São Francisco e Igreja de Nossa Senhora do Rosário. A cidade também possui obras de artistas do estilo barroco, como Aleijadinho.

Outro destaque da cidade é o Teatro Municipal, que hoje é conhecido como o segundo teatro mais antigo do Brasil, tombado inclusive como patrimônio histórico pelo IPHAN.

Sabará é muito famosa por seus festivais gastronômicos, sendo os mais famosos: Festival do Ora-Pro-Nobis e o Festival da Jabuticaba. É história e culinária em um lugar só!

Cidade histórica de Sabará, Minas Gerais

Ouro Preto

Uma das mais conhecidas cidades históricas de Minas Gerais, Ouro Preto é um verdadeiro museu à céu aberto e visita-la é uma viagem no tempo! Cidade natal do mestre Aleijadinho, é rica em obras do estilo barroco.

Já chegou a ser capital de Minas Gerais e foi a primeira cidade brasileira declara como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Historicamente falando, a cidade teve uma importância muito grande na independência do país de Portugal, sendo o palco principal da Inconfidência Mineira. Inclusive, o Museu da Inconfidência Mineira está localizado em Ouro Preto e é uma visita obrigatória para quem passa por lá.

Cidade histórica de Sabará, Minas Gerais

Mariana

Mariana tem uma importância insubstituível na história de Minas Gerais. Foi a primeira cidade e também primeira capital do estado. É conhecida por sua arquitetura barroca colonial e também algumas obras no estilo rococó.

Em 1945 recebeu do presidente Getúlio Vargas o título de Monumento Nacional por ter um patrimônio histórico, cultural e religioso significativo.

A cidade, além possuir relíquias históricas, também é berço de personagens muito representativos da cultura, como o inconfidente Cláudio Manuel da Costa.

Curiosidade: a cidade se chama Mariana porque em 1745, o rei de Portugal Dom João V, elevou a vila a categoria de cidade, dando o nome em homenagem à rainha Maria Ana D’Austria, sua esposa.

Cidade histórica de Mariana, Minas Gerais

Tiradentes

Conhecida por levar o nome de Joaquim José da Silva Xavier – o Tiradentes – herói Inconfidência Mineira, a cidade também é uma das mais procuradas do circuito de cidades históricas.

Tombada como Patrimônio Histórico pelo IPHAN, Tiradentes mistura tudo o que há de melhor em uma cidade histórica: cultura, curiosidades, culinária e muita história. A cidade foi palco da primeira reunião dos inconfidentes em 1788 e teve muita importância nesse período.

Atualmente possui dois eventos anuais muito famosos: a Mostra de Cinema e o Festival Cultura e Gastronomia.

Cidade de Tiradentes, Minas Gerais

São João Del Rei

Apesar de possuir um centro histórico pequeno, São João Del Rei é uma das mais importantes cidades históricas de Minas Gerais.

É uma região muito interessante pois possui uma variedade enorme de estilos arquitetônicos. Por lá, podemos observar obras da arquitetura eclética, moderna barroca, neoclássica, etc.

É terra natal de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes e também de Tancredo Neves.

Uma das atrações turísticas mais famosas da cidade é a Maria Fumaça, trem que vai de São João Del Rei até Tiradentes.

São João Del Rei, Minas Gerais

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo de quais são as cidades históricas de Minas Gerais!Se tiver qualquer questionamento, é só nos procurar aqui nos comentários ou nas redes sociais da VPR Imóveis. Estamos sempre disponíveis para tirar as suas dúvidas sobre esse ou qualquer outro assunto do mercado!

Não deixe também de continuar navegando pelo nosso blog. Por aqui, falamos não só sobre o mercado imobiliário mas também te damos várias dicas sobre o dia a dia, arquitetura e mais.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.