fbpx
Compra e Venda

Seguro residencial: saiba se realmente vale a pena contratar!

seguro residencial
Escrito por Fred VPR Imóveis

Proteger seu patrimônio é uma forma de respeitar seus esforços e suas finanças. Ainda assim, cuidar de uma residência pode ser bastante dispendioso. Fatalmente você é, em algum momento, surpreendido por reparos, reformas e manutenções que devem ser feitas. E não é só isso. Fatores externos, como desastres naturais e invasão de criminosos também podem criar muitos problemas. Nessas horas, o melhor mesmo é contratar um seguro residencial.

Se você quer saber as vantagens desse serviço e como escolher o melhor plano para a sua casa, esse post é para você. Confira e tire suas dúvidas de uma vez por todas!

Preços acessíveis do seguro residencial

Por mais abrangente que seja um seguro residencial, o preço é o primeiro fator avaliado por aqueles que querem proteger seu patrimônio.

Enquanto um seguro de automóvel pode custar até 10% do seu valor, o valor de um seguro residencial fica, em média, em 0,5%. É uma grande diferença, tornando a associação dos dois seguros um erro bastante comum.

O pagamento pode ser feito parcelado e com condições especiais para quem decide quitar à vista. Por meio de boa conversa, é possível você adaptar o pagamento à sua saúde financeira e às suas receitas.

Apartamentos e casas localizadas em condomínios fechados podem ter o seguro ainda mais em conta, uma vez que estão menos propensos a sofrer ações criminosas.

Avalie as opções disponíveis e veja as possibilidades de fazer o seguro caber no seu orçamento.

Diferentes tipos de coberturas

Algumas casas estão mais sujeitas a sofrerem certos tipos de danos. A boa notícia é que você pode optar por aquilo que mais vai beneficiar você.

Existem seguros residenciais que cobrem acidentes domésticos, como alagamentos por problemas no encanamento, incêndios, explosões e problemas de estrutura. Assim, você pode ficar mais tranquilo quanto a possíveis descuidos e problemas domésticos.

Por mais que pareça que essas coisas nunca acontecem, elas custam muito, muito caro quando resolvem surgir. Avalie se esse tipo de cobertura é indicado para seu imóvel.

Outro tipo de cobertura é contra necessidade de reparos. Isso é especialmente indicado para casos de curto-circuitos na rede elétrica ou estouro de encanamento. Dessa forma, assim que você percebe o problema, basta ligar para a sua seguradora.

Essas empresas colocam à disposição serviços de chaveiro, eletricista, encanador e outros por 24 horas. Já pensou na facilidade?

Proteção contra fenômenos climáticos

Fenômenos climáticos violentos, quando acontecem, podem destruir quilômetros de construções. Por isso, contar com a cobertura contra esse tipo de imprevisto é essencial. Enchentes, rompimento de barragens, deslizamento de terra e ressacas (nos casos de casas no litoral) podem levar abaixo um investimento de anos.

Esse é um dos maiores benefícios dos seguros residenciais, já que catástrofes já foram responsáveis por dizimar cidades inteiras.

Protegendo-se, você pode evitar o prejuízo financeiro causado o respirar tranquilo. É uma grande vantagem, não é mesmo?

Proteção contra roubos e furtos

Ter uma casa invadida e seus bens roubados por criminosos é uma das piores experiências que alguém pode ter. Além do medo e da sensação de impunidade e vulnerabilidade, existem os prejuízos causados.

Banner WhatsApp (A)Powered by Rock Convert

O seguro residencial pode oferecer proteção contra furtos e roubos e, em casos de problemas, você poderá ser indenizado pela seguradora.

Atente-se aos valores definidos na apólice e fique tranquilo para adquirir as suas coisas novamente. Essa é uma forma de dormir tranquilo e evitar perder objetos, eletrodomésticos, computadores e outros itens de valor.

Proteção de joias e objetos artísticos e históricos

Além dos itens básicos citados acima, uma cobertura opcional do seguro residencial é aquele que protege contra roubo de joias e objetos artísticos e históricos.

É a opção ideal para quem coleciona ou tem muitas joias de família, por exemplo. Ainda que o valor sentimental não seja passível de ressarcimento, o prejuízo financeiro será coberto.

O mesmo vale para os amantes da arte e para aqueles que detêm itens históricos, com grande relevância para a cultura e para a família.

Assim, você consegue proteger os objetos de maior apego. E, o melhor, por um preço acessível.

Coberturas para diferentes perfis

Casas diferentes precisam de coberturas ajustáveis ao seu perfil. É importante que você veja com a seguradora de sua confiança se o contrato foi personalizado para atender às suas necessidades.

Em geral, as empresas oferecem planos básicos, que incluem cobertura contra incêndios, quedas bruscas de energia, incidências de raios e explosões.

Mesmo assim, algumas coberturas opcionais podem ser ideais para sua casa. Tudo depende do que você mais preza, quais são as prioridades e do quanto é preciso ampliar a segurança do imóvel.

Fale com um corretor, especifique suas necessidades e veja qual o melhor seguro residencial.

Proteção contra impacto de veículos

Você já deve ter assistido a notícias terríveis de carros e caminhões desgovernados que invadiram casas, não é mesmo? É isso o que essa cláusula do seguro residencial cobre.

Caso ocorra algum acidente contra a sua residência, você será indenizado e não terá prejuízos. Tudo isso coberto por sua seguradora.

Esse detalhe é especialmente benéfico para casas construídas em rodovias ou esquinas perigosas. Vale a pena se proteger desse tipo de acidente e não remediar um prejuízo repentino.

Contrato realizado de forma fácil

Sabe toda aquela burocracia exigida para qualquer contratação? No seguro residencial isso não existe. Toda a documentação exigida está listada nos sites das seguradoras e pode ser enviada on-line. Isso facilita muito o processo e garante que você acompanhe a aprovação do seu cadastro. A análise pode ser feitas em até uma semana, de forma cômoda e bastante tranquila.

O ideal é você ter a certeza de que está em contato com uma empresa idônea e responsável. É possível fazer uma pesquisa pela internet para verificar a satisfação dos clientes, fazendo, assim, a melhor escolha de seguro residencial.

Gostou de ver todos os benefícios que um seguro residencial pode oferecer para você? Não deixe de oferecer essa tranquilidade para seu patrimônio e para a sua família. Aproveite, agora, para ler nosso post sobre todos os direitos que você tem após adquirir um imóvel e evite dores de cabeça!

Sobre o autor

Fred VPR Imóveis