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custo da documentação de imóvel financiado
Nicolle Bueno Por Nicolle Bueno
  • Compra e Venda
abril 5, 2022 Atualizado em abril 27, 2022
7 minutos para ler

Entenda qual o custo da documentação de um imóvel financiado

O sonho da casa própria é um objetivo compartilhado por muitos brasileiros. Porém, raramente é possível poupar o valor total do imóvel, sendo necessário financiá-lo. Esse é um processo que envolve muitas documentações; entenda com esse artigo qual o custo da documentação de um imóvel financiado!

O financiamento é extremamente comum e recomendado para quem tem um planejamento financeiro em longo prazo. Raramente é possível poupar o valor total do imóvel, sendo necessário dar uma entrada e financiar o restante da propriedade.

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Porém, muita gente não sabe que o processo só se inicia após a emissão de uma série de documentos que vão envolver gastos.

Se você não quer ser pego de surpresa nesse aspecto, leia o artigo e descubra qual o custo da documentação de imóvel financiado!

Como funciona o financiamento

Antes mesmo de descobrir qual a documentação necessária e o custo de cada uma, é essencial que você saiba, com clareza, como se dá o financiamento. Afinal, apesar de ser um termo muito conhecido, poucas pessoas entendem esse processo a fundo.

O financiamento é um processo no qual uma instituição financeira — geralmente, um banco — arca com o pagamento de um imóvel para o comprador. Ao pagar a quantia necessária para o vendedor, o banco exige que o comprador pague, em parcelas, o mesmo valor, acrescido de juros.

A quantidade de parcelas que devem ser pagas, o valor que o banco está disposto a financiar e os juros dependem de uma série de fatores, como a presença ou não de um fiador, a capacidade financeira do comprador e o histórico de dívidas. Dessa forma, para financiar um imóvel, é necessário passar por uma rígida análise da instituição financeira que vai arcar com o valor da casa ou apartamento.

Documentação necessária

Como você pôde perceber, o processo de financiamento é complexo e depende de uma série de fatores. Além disso, um imóvel para ser financiado exige uma série de documentos, cada um com a sua devida importância.

Apesar de alguns documentos exigirem investimento financeiro, a boa notícia é que a maioria deles é gratuito. Confira agora quais são os documentos para você começar a se planejar:

Documentos pessoais dos vendedores e compradores:

  • Documento de identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de estado civil (nascimento, casamento ou de divórcio);
  • Comprovante de endereço atual;
  • Certidões negativas das Justiças Federal, Estadual e do Trabalho;
  • Certidão negativa da Receita Federal;
  • Certidão negativa de débitos pessoal – SPC;
  • Declaração de imposto de renda;
  • Extrato do FGTS;
  • Carteira de trabalho;
  • Comprovante de renda.

Documentos do imóvel:

  • Certidão da Matrícula com averbações da Baixa de Construção e Habite-se e da Certidão Negativa do INSS;
  • Certidão Negativa de Ônus e Alienações Reais e Pessoais Reipersecutórias;
  • Certidão Negativa de Tributos Municipal;
  • Declaração de Quitação das Taxas de Condomínio, se for o caso.

Valores da documentação de imóvel financiado

Quase todos os documentos pessoais que deverão ser apresentados são gratuitos e podem ser solicitados nos sites das repartições. A Certidão de Casamento ou nascimento será paga quando solicitada no Cartório de Registro Civil. 

Depois de apresentados os documentos pessoais e do imóvel, aprovado o financiamento e assinado o contrato, este deverá ser levado para registro.

Esses custos – incluindo o ITBI – podem representar algo em torno de 5% do valor total de compra. 

Por exemplo: se você está adquirindo um imóvel de R$ 400.000,00, o custo com a documentação, que engloba ITBI, escritura e registro pode ficar próximo a R$20.000,00.

Saiba tudo sobre as etapas de financiamento de imóvel

Escritura do imóvel

O primeiro documento que efetivará a compra de um imóvel será o Contrato de Financiamento que será assinado com o agente financeiro, ou a escritura de Compra e Venda (ambos têm o mesmo valor legal). Em Minas Gerais estes valores são determinados pelo Tribunal de Justiça e são cobrados pelos cartórios, seguindo a tabela publicada pelo TJMG e sempre com base na avaliação do imóvel feito pela prefeitura para o pagamento do ITBI, ou o valor de compra declarado, considerando sempre o que for maior.

Registro da compra em cartório

Em toda compra de imóvel o documento de propriedade, seja ele o Contrato de Financiamento assinado com o agente financeiro ou a Escritura de Compra e Venda, deverá ser levado ao Cartório de Registro de Imóveis para que seja registrado em seu nome, o que representa sua máxima garantia. O custo do registro também segue a mesma tabela do TJMG, acima citada.

Certidão negativa de débitos referentes ao IPTU do imóvel

Esse documento indica que o imóvel que você está adquirindo não tem nenhum débito, ou seja, nenhuma dívida. É emitida pelo site da prefeitura da cidade onde se localiza o imóvel e geralmente não tem custo.

Certidão da Matrícula do Imóvel com Negativa de Ônus e Alienações

A matrícula é o documento que tem uma descrição completa do seu imóvel e também é necessária na hora de financiá-lo, ficando em torno de R$ 145,00 em Minas Gerais.

Habite-se

Para que o imóvel possa ser financiado, seja ele novo ou não, tem que ter sido averbada em sua matrícula a Certidão da Baixa de Construção – Habite-se – e a Certidão Negativa do INSS, documentos que atestam que o bem está apto a ser ocupado. A apresentação destes documentos é de responsabilidade da construtora do imóvel, como também sua averbação na matrícula da unidade que está sendo adquirida.

Custos adicionais do financiamento do imóvel

Por fim, é importante que você entenda que ainda existem outros processos que geram custos para você durante a compra do imóvel. Saber disso é fundamental para que o seu planejamento financeiro seja perfeito, sem maiores imprevistos na hora de adquirir o imóvel dos seus sonhos. Vamos então entender o custo da documentação de imóvel financiado?

Em primeiro lugar, lembre-se de que, no momento da compra, é necessário pagar um imposto, chamado de Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que em Belo Horizonte corresponde a 3,0% da avaliação que a Prefeitura fará da propriedade.

Além disso, há a taxa que deve ser paga ao banco ou instituição financeira pelo contrato de financiamento, ou a escritura. Geralmente, é cobrado em torno de 1% do valor do imóvel.

E, por fim, tem os custos com o registro deste documento de compra – contrato de financiamento ou escritura – no Cartório de Registro de Imóveis, que também gira em torno de 1% do valor do imóvel.

Como você já sabe, o financiamento de um imóvel é um processo bastante complexo, mas pode ser a melhor opção para que você realize o sonho da casa própria. Para que isso seja viável, é importante que você saiba quais são os documentos necessários e custos de cada um, de forma a se planejar financeiramente e evitar qualquer imprevisto ou obstáculo durante a realização dos seu objetivo.

Esperamos que tenhamos tirado todas as suas dúvidas sobre custo da documentação de imóvel financiado! Se quiser saber mais novidades e ficar por dentro de tudo, é só nos procurar aqui nos comentários ou nas redes sociais da VPR Imóveis. Estamos sempre disponíveis para tirar as suas dúvidas sobre esse ou qualquer outro assunto do mercado!

Não deixe também de continuar navegando pelo nosso blog. Por aqui, falamos não só sobre o mercado imobiliário e Buritis, mas também te damos várias dicas sobre o dia a dia, arquitetura e mais.

Este post foi escrito pela equipe da VPR Imóveis em julho de 2021 e atualizado em abril de 2022.

Saiba tudo sobre as etapas de financiamento de imóvel

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