fbpx
serra do curral

Conheça a história da Serra do Curral e sua importância para Belo Horizonte

Checklist: 11 passos para encontrar o bairro perfeito para seu imóvel

A Serra do Curral faz parte da memória de Belo Horizonte e é um dos locais da cidade mais queridos pelos moradores. Não por acaso, uma votação popular realizada em 1997 elegeu a região como símbolo da capital mineira.

A beleza da região e as plantas típicas da transição entre Cerrado e Mata Atlântica são um dos grandes atrativos desse maciço de 1354 metros. A localização estratégica também é importante para garantir a segurança e o serviço de telecomunicações.

Continue a leitura e descubra mais sobre a história desse marco geográfico tombado como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A história da Serra do Curral

Desde o século XVII essa região já explorada e conhecida pela coroa portuguesa e pelos moradores da província de Minas Gerais. Naquela época era chamada de Serra das Congonhas e passou a ser conhecida como Serra do Curral quando o bandeirante paulista João Leite da Silva Ortiz fundou a Fazenda do Cercado no Curral del Rey.

Desde aquela época a Serra do Curral era uma referência geográfica para os bandeirantes que percorriam as vilas e arraiais do Sertão. Sua localização também foi considerada decisiva para a escolha da região como sede da nova capital mineira tanto pelo clima quanto pela oferta de recursos hídricos.

Se você observar a planta que serviu como base para a construção de Belo Horizonte em 1895, vai perceber que o projeto dava destaque à Serra, que poderia ser vista de todos os pontos da cidade. Mesmo com as construções, ainda hoje é possível avistá-la de alguns pontos da capital.

Além de funcionar como uma moldura natural para Belo Horizonte, a região foi utilizada para a construção de uma imagem da capital como uma cidade serrana boa para se morar ou para passar uma temporada na recuperação de doenças respiratórias, por exemplo. 

Curiosidades sobre os recursos minerais, hídricos, flora e fauna

Desde sua descoberta, portugueses e bandeirantes sabiam que a Serra do Curral continha grandes depósitos de ferro, itabiritos e hematitas. No entanto, a exploração mineral da região foi praticamente nula até o início do século XX.

Ao norte da Serra estão os nascedouros da maioria dos córregos que abastecem a BH e a região metropolitana. O Ribeirão Arrudas e o Córrego do Cercadinho, que passam pelo parque Aggeo Pio Sobrinho no Bairro Buritis, também têm suas nascentes na Serra do Curral. 

Além de possuir características minerais típicas do Quadrilátero Ferrífero, a Serra do Curral possui uma cobertura vegetal típica das áreas de transição entre cerrado e Mata Atlântica. Na base da serra e em áreas rochosas, você encontra campos limpos e com pouca vegetação. Já na região onde se localizam a Mata do Jambreiro e o Parque das Mangabeiras é possível observar um rico trecho de vegetação típica da Mata Atlântica preservada, com palmeiras e bromélias.

Checklist: 11 passos para encontrar o bairro perfeito para seu imóvel

A biodiversidade também é uma característica da fauna da região que abriga espécies ameaçadas de extinção, como o porco-do-mato, a jaguatirica e o lobo-guará. A Serra do Curral também abriga mais de 160 espécies de aves e é o habitat de furões, gambás, veados, pacas, iraras e cachorros-do-mato.

A importância dessa região para Belo Horizonte

O Parque da Serra do Curral foi criado em 2012 com o objetivo de proteger a região da ação predatória e garantir a manutenção da fauna e flora locais. Com isso, foi possível garantir a preservação de um dos lugares mais bonitos de BH. No sopé da Serra você ainda encontra a Praça Israel Pinheiro que ficou conhecida como Praça do Papa, após a celebração da missa campal pelo Papa João Paulo II em 1980.

No entanto, a importância desse marco geográfico da capital mineira não é apenas histórica ou para a preservação da biodiversidade local. Graças à altitude da região, a Serra se tornou um ponto estratégico para a transmissão de sinais de TV e rádio para BH e outras regiões do estado. O local conhecido como Acaba Mundo abriga também sistemas de comunicação digital e de segurança pública.

Atividades que você pode realizar na Serra do Curral

Com uma área de 400 mil m², o parque possui 10 mirantes que oferecem uma vista privilegiada de diferentes pontos da capital e da região metropolitana. De lá é possível observar, por exemplo, o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, a Avenida Afonso Pena, o Museu de História Natural da UFMG e até o Mineirão.

Na Serra do Curral também está localizado o Parque das Mangabeiras que oferece atrativos para os mais variados perfis. Os passeios estão divididos em três roteiros. O Roteiro das Águas leva você para conhecer algumas das nascentes que abastecem BH; o Roteiro da Mata apresenta a fauna e flora típicas da região, mostrando o viveiro de mudas nativas e encontrando aves e micos-estrela pelo caminho; já o Roteiro do Sol é ideal para os amantes dos esportes e das atividades recreativas. 

O local conta ainda com pista de skate, parque esportivo com 10 quadras, quiosques, tirolesa e um belo jardim projetado por Burle Marx. Vale lembrar que o acesso ao parque é gratuito e um ônibus interno ajuda você a percorrer a região.

Curiosidades do local

A Serra do Curral reúne o maior complexo de parques urbanos de BH e um dos maiores da América Latina. Essa região também é conhecida como uma das maiores reservas ambientais urbanas do mundo.

Uma boa notícia é que essa preciosidade é acessível para os moradores da capital, especialmente aqueles que vivem próximos à Serra. Essa é uma das vantagens de morar no Buritis, já que você pode desfrutar do clima ameno e de toda a rica flora e fauna desse ponto estratégico em poucos minutos.

A Serra do Curral não é apenas um tesouro para os belo-horizontinos. Desde sua descoberta, a formação imponente que já virou marca registrada da capital e vem encantando moradores e turistas. Ela é uma opção imperdível para você conhecer a memória, fauna e flora da região.

Gostou de conhecer um pouco da história desse símbolo natural e cultural de BH, uma opção de lazer acessível aos moradores da região? Fique por dentro também da oferta educacional e saiba mais sobre as escolas no Buritis.

Saiba tudo sobre as etapas de financiamento de imóvel

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.