fbpx
tamanho ideal de uma cozinha

Como atingir o tamanho ideal de uma cozinha? Saiba aqui!

Checklist: 11 passos para encontrar o bairro perfeito para seu imóvel

A cozinha é um ambiente criado para ser funcional e para que sobre espaço para incluir eletrodomésticos importantes, como fogão, geladeira, pia e armários. Porém, isso tudo não pode ser depositado de qualquer forma nos espaços. É necessário ter organização para que as outras pessoas circulem pelo ambiente sem problemas.

Mas qual é o tamanho ideal de uma cozinha? Continue lendo este artigo e descubra agora mesmo!

Qual é o tamanho ideal de uma cozinha?

A cozinha é um dos cômodos mais versáteis de uma casa. Ela pode ser construída em diversos tamanhos. As características desse ambiente dependerão do estilo que você pretende adotar para a sua residência.

No entanto, o tamanho de cozinha mais indicado é aquele que tem ao menos um corredor de 90 centímetros para que as pessoas posam circular pelo local sem problemas. As medidas podem mudar conforme os armários que você colocará na cozinha.

Grande parte das pessoas prefere fazer móveis sob medida para aproveitar melhor os espaços do ambiente. Conheça, abaixo, os diversos tipos de cozinha que existem, as suas características e tamanhos. Assim, será mais fácil escolher aquele modelo que combine mais com o seu perfil.



Cozinhas americanas

Esse tipo de cozinha é um dos tipos mais comuns nas residências brasileiras. Elas não ficam escondidas no fundo da casa. Pelo contrário, são integradas aos outros ambientes.

O formato da cozinha americana transmite a ideia de um ambiente maior e mais aconchegante. Na prática, não há definido um tamanho para a cozinha, uma vez que é possível encontrá-la em diversos formatos como linear, com ilha ou em L.

O melhor formato de cozinha americana é o de triângulo, que fica entre o fogão, a pia e a geladeira. Ele traz bastante facilidade para cozinhar, limpar e manusear os alimentos.

Cozinha linear

A cozinha linear é projetada quando o cômodo é estreito e comprido. É o formato mais comum em apartamentos pequenos. Nele, os itens da cozinha costumam ficar na mesma parede. O mais indicado é que a pia seja instalada entre o fogão e a geladeira. Dessa forma, a rotina será bem mais fácil.

Nos apartamentos, deve-se colocar um corredor de um metro de largura e que seja livre de circulação. Essas características não são para causar um efeito bonito, mas sim para que duas pessoas consigam transitar pelo local ao mesmo tempo e com segurança. Um bom espaço ajuda a evitar pequenos acidentes com objetos cortantes, pratos ou panelas quentes.

Cozinha paralela

A cozinha paralela também é linear. A diferença é que ela ocupa duas paredes, localizadas uma de frente para a outra. O tamanho desse tipo de cozinha varia bastante.

Se a largura for de dois metros, você pode colocar na parede paralela armários de armazenamento, prateleiras ou até bancadas para refeições rápidas, que tenham uma profundidade máxima de 40 centímetros.

Cozinha corredor

Sem dúvidas, a cozinha corredor é um dos menores modelos, entre os que mencionamos neste artigo. Ela é mais indicada para apartamentos pequenos, gerando uma economia de espaço e mais facilidade de circulação para os moradores.

Como ampliar o espaço da cozinha?

O tamanho ideal de uma cozinha pode ser diferente para várias pessoas. O lado positivo é que você consegue ampliá-la com diversos itens do projeto, como iluminação, azulejos, cores, armários suspensos, altura dos móveis e ilhas. Vamos explicar agora como você pode usá-los ao seu favor na decoração.

Ilhas

Nas cozinhas modernas, não é difícil encontrar ilhas nos ambientes. Elas são muto úteis e trazem bastante elegância para o cômodo.

A ilha pode ser utilizada de duas formas. A primeira opção é como bancada de cozinha. Nela, parentes e amigos poderão se sentar para apreciar um delicioso prato ou sobremesa.

Você também poderá instalar um cooktop ou uma pia em sua ilha. Isso traz mais espaço para o ambiente, deixando o local com mais funcionalidade.

No entanto, antes de instalar uma ilha em sua casa, verifique como ficará a circulação. Se a mobilidade for reduzida, opte por outro tipo de decoração.

Iluminação

Nas cozinhas planejadas pequenas, uma iluminação eficiente é fundamental para que o ambiente fique mais agradável. A iluminação também é essencial , pois ela permite trabalhar com objetos de corte com mais confiança. Você pode iluminá-lo de três maneiras:

  •   sancas de gesso: uma iluminação bastante prática e ágil;
  •  pendentes: no mercado, você poderá encontrar modelos de várias cores, tamanhos e formatos. Escolha pendentes sobre a bancada ou ilha para uma decoração mais bonita;
  •  iluminação natural: use as janelas para trazer luz e um clima mais agradável ao ambiente.

Cores

As cores mais utilizadas nas cozinhas modernas são bege, branco, preto e cinza. Elas são aplicadas em tonalidades escuras e claras. A escolha da intensidade dependerá do estilo de decoração e do tamanho do seu ambiente.

As cores claras são recomendadas para cozinhas pequenas, pois ampliam visualmente o espaço. No entanto, as cores escuras também são bem-vindas. Para isso, faça um projeto de iluminação para mesclá-las com tons mais claros.

Uma orientação bastante interessante para ampliar o espaço é apostar em um cômodo mais clean e em eletrodomésticos com tons mais fortes e vibrantes.

Altura dos móveis

Algumas pessoas têm dúvidas em relação ao tamanho da pia e do fogão. Veja algumas dicas:

  • pia padrão: a altura ideal é entre 85cm a 90cm. Já a profundidade deve ter 55cm;
  • altura de acordo com o estilo do cliente: calculada conforme o tamanho dos moradores da residência;
  • medida padrão do fogão: a mais comum é entre 85cm a 95cm. É importante ressaltar que esse aparelho tem pezinho de apoio e a sua altura deve ser igual à da pia para facilitar a usabilidade;
  • fogão embutido e cooktop: a altura pode variar conforme o tamanho dos membros da residência.

Considere essas dicas, tanto se estiver se mudando para um imóvel novo quanto de estiver reformando a sua casa.

Armários

Os móveis para a sua cozinha deve seguir algumas características para não prejudicar o ambiente: design clean, linhas retas e puxadores discretos são algumas opções que ajudam a alcançar esse resultado. Na hora de definir os móveis, deve-se analisar aqueles materiais que são mais usados para uma decoração de cozinha.

Entre os mais comuns, podemos citar inox, vidro e acrílico. Mas se você pretende trazer mais aconchego para o ambiente, detalhes em madeira podem fazer toda a diferença.

Azulejos

Os azulejos decorativos também são ótimas opções para uma cozinha moderna. É possível utilizá-los como ladrilho hidráulico ou adesivos.

A cozinha é um dos ambientes mais importantes de uma casa. Afinal, é nesse espaço que a família se reúne para as refeições diárias. Portanto, pense com carinho ao planejar cada detalhe desse cômodo. Dependendo do seu estilo de vida, você poderá ter um espaço bastante amplo em sua casa.

Agora que você já sabe o tamanho ideal de uma cozinha, que tal seguir a nossa página do Facebook para descobrir outras informações? Nela, publicamos informações importantes sobre decoração, estilo de vida e outras dicas que impactam a sua rotina.

E antes de ir embora, faça nosso Quiz e descubra qual cômodo da casa mais combina com você. Será que é a cozinha?

Seus amigos foram te visitar. Onde você gosta de os receber?
varanda
cozinha
sala de jantar
onde eles preferirem
Escolha um objeto:
espelho
cobertor
panela antiaderente
tapete
Escolha um período do dia:
manhã
tarde
noite
madrugada
O que você mais gosta de fazer no tempo livre?
dormir
comer
assistir televisão
ficar com os amigos/família
Qual cômodo da casa mais combina com você?
Você tirou:
{{title}}
{{image}}
{{content}}
Saiba tudo sobre as etapas de financiamento de imóvel

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.