Como lidar com vizinhos provocadores (e outros tipos de vizinhos)
Quando moramos em apartamentos, é comum nos depararmos com vários tipos de vizinhos. Dos provocadores aos tranquilos, o importante é sabermos lidar com cada um deles para que a convivência seja sempre calma. Você tem um vizinho que incomoda? Saiba como lidar com o problema!
No momento de escolher casa ou apartamento, a localização do imóvel e os custos são pontos que ajudam na decisão sobre onde morar. No entanto, há outro fator importante que pode impactar a vida no novo lar e que, muitas vezes, passa despercebida na hora de assinar o contrato de compra ou locação: os tipos de vizinhos.
Mesmo que você não entre em contato direto com eles, é inevitável não perceber a presença das outras pessoas, especialmente se você mora em um apartamento ou compartilhe uma parede com o morador do lado. É sempre importante se lembrar de que a coexistência pacífica entre você e esses vizinhos faz toda a diferença na sua rotina e qualidade de vida.
Pensando nisso, criamos a lista a seguir com os perfis de vizinhos mais comuns, além de dicas sobre como lidar com eles. Não perca!
1. Provocadores
Esse é um vizinho que pode dar um pouco de dor de cabeça, não é? Muitas pessoas se perguntam como lidar com vizinhos provocadores, aqueles que sabem que incomodam e fazem questão de deixar isso claro incomodando ainda mais. É complicado, mas para tudo tem um jeito!
Com esse tipo de vizinho, temos duas dicas e isso vai depender do tipo de residência que você mora. Se for apartamento, a nossa primeira dica é não ter um confronto direto. Esse é também um dos papéis de um síndico! Converse com ele e exponha toda a situação. Como síndico, ele pode intermediar sem que você ou seu vizinho precisem desgastar a relação de vocês.
Se morar em casa, recomendamos paciência. Uma conversa amigável, onde você exponha com calma os seus pontos e o que pode ser feito para que, em comum acordo, vocês cheguem em uma conclusão que agrade os dois lados.
2. Barulhentos
Quem nunca lidou com um vizinho barulhento? Ele mantém a música ou som da TV nas alturas, conversa como se usasse um megafone, anda como um dançarino de sapateado, dá marteladas na parede ou liga eletrodomésticos ruidosos que tiram seu sono no meio da madrugada.
Antes de um confronto, pare e pense um pouco. Caso você more em um apartamento com paredes finas ou em uma casa próxima ao vizinho do lado, lembre-se de que você faz parte da comunidade e que alguns barulhos são inevitáveis. Choros, risos e gritaria são comuns em casas com bebês ou crianças pequenas, por exemplo.
Se os vizinhos têm animais no apartamento, prepare-se para latidos ou outros ruídos ocasionais. Nas situações nas quais o incômodo realmente prejudique a sua rotina, veja como tentar resolver o problema com uma conversa com esse vizinho. Não se esqueça de manter a cordialidade para não piorar a situação. Em vez de dizer “o volume da sua TV me incomoda todas as noites”, tente: “você sabia que o volume da sua TV é bem alto?”. Se não puder conversar pessoalmente, escreva uma carta abordando suas preocupações.
3. Espertinhos
Esse é o tipo de pessoa que sempre age de má-fé e quer levar vantagem sobre os outros vizinhos. Pode ser aquele morador que pega o seu jornal para ler ou até mesmo invada o seu Wi-Fi.
Para impedir a ação desse vizinho, a melhor medida é coletar evidências que comprovem o crime. Com câmeras de segurança é até possível pegá-lo em flagrante. Se você souber quem é o responsável, marque uma conversa e apresente as evidências encontradas. Caso você more em um apartamento, também comunique o síndico sobre o problema.
Um jeito simples de identificar o roubo do seu Wi-Fi é conferir as luzes do roteador. Desligue todos os dispositivos conectados em casa e observe se as luzes ainda continuam piscando. Se o resultado for positivo, é provável que haja um espertinho usando sua conexão.
Também é possível detectar a presença de um usuário de sua rede em horários nos quais não há ninguém em casa, como os aplicativos Fing e Net Scan. O segundo passo é proteger sua rede de invasões, a começar pela senha. Lembre-se de fugir das combinações mais simples.
4. Festeiros
Esse perfil é conhecido por dar muitas festas mesmo em dias de semana, com convidados, muita bebida e som alto. Outro problema comum, consequência desse estilo de vida, é a presença de pessoas desconhecidas circulando próximo à sua casa ou apartamento, os carros parados próximo à garagem e a sujeira.
As dicas para conviver com esse tipo de vizinho são as mesmas para lidar com o barulhento. Procure-o para conversar e exponha o seu incômodo de modo claro e calmo. Você também pode tentar combinar um esquema para que vocês fiquem de acordo, sugerindo que ele comece a festa mais cedo e encerre até às 22 horas ou deixe as comemorações apenas para os fins de semana, por exemplo.
5. Fofoqueiros
Infelizmente, vivemos em uma sociedade na qual fofocas e boatos circulam nos meios online e offline. Esse cenário é um prato cheio para o vizinho fofoqueiro, aquele que fala sobre a vida de toda a vizinhança e sempre tem uma “novidade” na ponta da língua. O que parece uma atitude inofensiva pode levar à criação de uma situação prejudicial a outras pessoas, inclusive você e sua família.
Mesmo que você evite se relacionar com o fofoqueiro, é importante saber como lidar com essa situação. O primeiro passo é não alimentar a fofoca. Se esse vizinho parar você para contar uma novidade, não deixe que o papo se estenda, invente uma desculpe e afaste-se. Se houver alguma insistência, vale a pena dizer “desculpe, mas prefiro não saber sobre a vida dessa pessoa”.
Para evitar ser vítima dos fofoqueiros, não comente sobre sua vida com esses vizinhos. Às vezes, uma conversa informal e sem importância pode se tornar uma história para o fofoqueiro compartilhar.
6. Reclamões
O vizinho reclamão é aquele que se vê como um juiz da vizinhança e está constantemente reclamando da conduta dos outros moradores. O problema desse perfil é que as queixas nem sempre se restringem a problemas como festas ou barulhos fora de hora. A impressão é que o comportamento dos outros não está de acordo com as regras de convivência que ele mesmo estabeleceu.
Se ele vier reclamar de você sobre outro vizinho, mas você não concorda com a acusação, apenas ignore. Caso uma das reclamações seja feita diretamente a você, pergunte a data e o horário do episódio relatado, questionando também como ele se sentiu afetado. Ouça as alegações desse vizinho e veja se elas são válidas. Pode ser que o ruído que incomoda o reclamão venha de outro imóvel, por exemplo. Se a queixa for mesmo sobre você e ela fizer sentido, peça desculpa e proponha uma solução.
7. Gente boa
Existem pessoas que sabem transformar a vizinhança em um local acolhedor, que conseguem respeitar os ambientes comuns e a lei do silêncio. São aqueles que informam com antecedência a realização de uma obra e até convidam você para a festa do fim de semana.
Sem dúvida, é um dos melhores perfis de vizinhos e ajuda a confirmar a sensação de que, de fato, você encontrou o imóvel ideal para você e sua família. Mesmo que não procure estreitar a convivência, você sabe que pode contar com ele sempre que precisar de ajuda para receber uma encomenda ou cuidar das suas plantas enquanto você viaja.
8. Vizinho fantasma
Você só vê ele uma ou duas vezes na semana, ou até no mês inteiro. Ele fica dentro de casa o tempo todo ou os seus horários são só diferentes? Quando você pensava que o vizinho fantasma tinha se mudado e o apartamento se encontrava vazio, eis que encontra ele dentro do elevador.
Esse é o perfil de vizinho que, na maioria dos casos, não gera muitos problemas. Nenhum barulho até tarde da noite ou nenhuma confusão nos corredores do prédio. Alguma questão pode surgir em processos que exigem a participação coletiva dos moradores do prédio, como no caso de uma votação para síndico. Nesse caso, pode ser difícil encontrá-lo.
9. Casal briguento
Ainda existem os vizinhos que discutem infinitamente. Gritaria e palavrões interrompem o sossego da vizinhança, prejudicando principalmente quem precisa estudar ou trabalhar em casa. No momento de quarentena no país, ficar em casa é uma condição unânime, e os casais briguentos podem facilmente arranjar as clássicas discussões de prédio.
10. Vizinho místico
Cheirinho de incenso, último volume no som, enfeites na porta da frente: este é o vizinho místico. Cada morador com seu espaço, mas nem sempre dá para aceitar as músicas altas em qualquer horário do dia. Na maioria dos casos, um pedido para abaixar o volume é o suficiente para que tudo fique resolvido.
Você pode até ficar irritado por estar com a razão diante de uma música barulhenta às 7 da manhã no sábado, mas é sempre muito importante conversar com calma. Mantenha o equilíbrio, seja educado e explique a situação. Assim, é comum que as pessoas fiquem na defensiva e compreendam o que você está querendo dizer.
Em meio à pandemia, as relações com os vizinhos tendem a ser cada vez mais tensas. Afinal, a intensa convivência com as pessoas do outro lado da parede nem sempre garante paz e tranquilidade.
Porém, vale lembrar que, na maioria dos casos, a primeira solução é sempre o diálogo aberto. Se não resolver, medidas mais drásticas podem ser necessárias, como conversar com o síndico, o porteiro, o segurança e, em último caso, com a polícia.
Ao falar de vizinhos, é importante também que a gente tenha em mente que nem sempre será possível resolver alguns incômodos. Em apartamentos principalmente, às vezes a parede é mais fina e o imóvel bem pertinho um do outro, criando inevitavelmente situações fora do nosso controle. Lembre-se: você também pode ser o vizinho que incomoda e nem sabe! Em todas as 10 situações, é preciso ter equilíbrio para que vocês tenham uma boa e sensata convivência.
E na hora de escolher um condomínio para morar, não deixe de avaliar a qualidade da vizinhança.
Se você ainda não convive com esses moradores, certamente pode cruzar com um desses tipos de vizinhos pelo menos uma vez. Antes de calcular os custos de uma mudança, busque sempre manter o diálogo cordial. Caso não seja possível, apresentar uma queixa ao síndico ou aos órgãos de fiscalização da cidade podem ser um último recurso necessário.
Se você não sabe o seu tipo de vizinho porque ainda está procurando pelo seu apartamento, aqui vai uma lista dos bairros mais seguros de BH. Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que sim! Siga as nossas redes sociais e fique por dentro de mais novidades. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.
Este post foi escrito pela equipe da VPR Imóveis em junho de 2020 e atualizado em julho de 2021.
maio 5, 2024 às 11:35 am
Meu estilo de vida é tipo dos asiáticos: Sou mais isolado, não gosto de multidão. Trabalho no computador, tanto em casa quanto presencialmente. Quando não estou trabalhando, estou lendo livros, usando rede social, jogando, vendo séries/filmes ou escutando musica. Tudo em volume moderado.
De uns meses pra cá, um vizinho passou a ficar ouvindo tudo oq eu faço quando estou em casa e nos momentos que a casa está mais quieta, ele comenta sobre o que assisto, o que escuto, faz piadinhas, indiretas e usa até crianças pra tentar incomodar. Depois que eu descobri que na verdade ele se trata de um fracassado na vida (usuario de drogas que vende tudo), respondi uma indireta dele (que ele é alimentado pela mãe há quase 50 anos), os vizinhos dele, que na verdade são familiares, passaram a tentar incomodar também.
Já saquei que este pessoal se acha inferior, devido aos gostos e estilo de vida que levo. Na verdade quer que eu saia daqui, mas e não pretendo sair. Só me resta ignorar e continuar minha vida, pois não irei mudar meu estilo de vida que levo desde criança, por causa de meros vizinhos que se acham dono do local.
fevereiro 4, 2024 às 10:18 am
Também sofro com esses tipinhos de gentinhas são ignorantes fofoqueiros se acham donos do mundo são provocadores são falsos não saio de casa só pra não ter que que encontrar com eles eu não sou a melhor pessoa do mundo mas eles são os piores só entrego nas mãos de Deus
janeiro 30, 2024 às 3:22 pm
Vizinhos e conviver com gente e muito ruim e isso e em todo lugar
Não adianta, vai ter gente ruim em todos os lugares! Acho que até eu sou ruim aos olhos deles
Mesmo que eu não fale com ninguém, entro e saiu da minha casa de cabeça baixa, sem fala nada!
Se eu pudesse morava no meio dos matos sem ver o ser humano nenhum sabe
Moro em um apartamento não por opção e porque só tinha isso
Mais queria mesmo uma casa e tacar um murro alto mais de 10 metros de altura
Aff só queria paz e alegria
Um dia vou comprar uma casa no meio dos matos e viver da criação de Deus! Odeio vizinhos são usados pelo diabo
Aqui tem gente de todos os tipos aí da lista contada
janeiro 27, 2024 às 4:37 pm
Vizinha que se faz de vítima
Mentirosa envejosa Ademais de bater nos filhos
Dia e noite
Não trabalha e vive de auxílio do governo
Esse é o Brasil que eu não quero
Cadê a justiça de pais
janeiro 19, 2024 às 1:16 pm
Tenho uma vizinha q se incomoda com minhas filhas.falando mal.levantanda má fama sobre minhas filhas.
outubro 8, 2023 às 5:38 pm
Tem um vizinho que dá bolada no portão eletrônico da garagem da minha casa, ele usa do filho pequeno pra justificar tal prática…quando reclamamos somos alvo de xingamentos, insultos e ameaças….ele e o irmão já vieram no meu portão me intimidar….já busquei diálogo amigável sem sucesso…recente tive que chamar uma guarnição da PM que nos aconselhou a fazer um B.O…diante da Polícia ele disse que eu e a minha família não dá bom dia nem boa tarde a ninguém??? E que ninguém da rua gosta da gente??? Tudo bem não gostar, ninguém é obrigado a gostar, porém o respeito tem que existir… tentou agredir fisicamente meu esposo, que tem 63 anos seguido com xingamentos e ameaças….tá complicado ele vive nesse propósito.
setembro 2, 2023 às 7:41 pm
Os meus vizinhos, não sei como escutam qualquer coisa que acontece aqui em casa, pode ser o mais baixo possível. Não adianta. O pior é que ficam zombando de qualquer coisa que escutam. Não chegam a falar comigo mas ficam falando entre si imitando coisa que eu falo em algumas ocasiões ou faço. Eu cheguei a pensar que era paranóia minha mas são coisas muito específicas. Isso está me irritando muito, principalmente porque nenhum dos que fazem isso tem amizade comigo, ou me conhece de fato.
julho 15, 2023 às 4:09 am
Minha vizinha ja falei pra ela parar com as músicas de madrugada ela não tem sono fuma muito e desbocada ingnorante mandou eu ir pro Mato e continuar mim provocando faz pouco e debochada vou procurar outro canto que eu possa pelo menos dormir a noite
junho 8, 2023 às 8:35 am
Desde antes da pandemia, os vizinhos malditos, soltam seus cachorros para fazer as necessidades na porta dos vizinhos é marcaram minha porta, todos fazem xixi lá, eu já reclamei com a administração do prédio, zelador e etc… e nada aconteceu até hoje 08/06/23, é isso acontece diariamente, eu não tenho mais estrutura emocional para surportar esta cituação, desagradável, desrrespeito… ontem 07/ 06/ 23 eu cheguei 10h30 da noite, é tudo estava urinando e mal cheiro…
Eu muitas vezes sou obrigada lava o corredor, comprar produtos de pets, pois os odores são terríveis. Eu não tenho cachorros e nem quero e estou sendo obrigada a passar por isso.
junho 6, 2023 às 5:42 am
Interessante é que as vezes esqueço que tambem sou vizinha !
Quem sou eu pra reclamar ?
No dia em que eu me sentir encomodada por vizinhos eu me mudarei . Năo importa rá se a residência for própria ou nào …
Se for apartamento , casa …
Custumo reconhecer os meus defeitos e procurar me corrigir .
Att.
Sandra
maio 8, 2023 às 10:02 pm
Infelizmente tenho uns vizinhos bem provocadores… Não respeitam horários de silêncio, param de pular e correr dentro do apartamento, batem portas nos corredores dia e noite.
Às vezes vocês podem reclamar do local onde estão, mas nunca se esqueçam que pode existir um lugar (aqui) pior do que onde estão.
Força a todos e a todas!
abril 23, 2023 às 6:59 pm
E quando o vizinho nao gosta da gente pq simplesmente somos quietos e discretos, não respondem nem um bom dia, ignoram a gente só pq não somos sociáveis.
janeiro 29, 2023 às 12:11 am
Vc é feliz!!!!
janeiro 2, 2023 às 2:42 pm
Os meus são bem insuportáveis
dezembro 27, 2022 às 1:37 pm
Perfeito esse comentário. Tenho horror a esse povinho tbem, tem os filhotes deles ao bel prazer, só que depois largam essas pestes infernizando, com a desculpa de que ñ tem condições de cuidar. Então pq tiveram.
dezembro 27, 2022 às 7:43 am
Não conheço meus vizinhos. Lamento não conversar com eles.
novembro 17, 2022 às 7:39 pm
E quando os vizinhos só não tem 3 características dessa lista? A casa ao lado é quase tudo isso ai em uma. Pessoas odiosas, há anos semeando a discórdia e ainda por cima macumbeiros.
outubro 29, 2022 às 7:56 pm
Exato, quem tem educação e respeito precisa pedir “por favor” a mercenários para não ter os seus direitos desrespeitados intencionalmente por eles.
Até parece que o Direito — burguês — não conhece o Brasil real.
Hipocrisia.
outubro 29, 2022 às 7:53 pm
Estava tudo indo razoavelmente bem até que os filhos abandonados dentro de casa dos vizinhos de cima começaram a me infernizar gratuitamente. Nunca sequer nos vimos. Eu quase nem converso dentro do meu quarto. Mas sempre que ouvem algum ruidozinho minúsculo produzido por alguém VIVENDO nesse cubículo — por exemplo, limpando o quarto ou digitando no PC ou dando boa tarde para os colegas de trabalho pelo Teams (home office) –, começam a pular e bater fortemente e continuamente no chão deles que é o meu teto, à espera, talvez, de uma vingança, que seria bem merecida.
Agora consigo fingir que estou chegando em casa, abro e fecho a porta e imediatamente saem do buraco onde estão e começam a bater ritmicamente em regiões localizadas em pontos repetidos, sempre onde estou, com a real intenção de incomodar e instigar ao pior.
Mas aguardem até eu consertar meu mini system… a justiça será feita às 6 horas da manhã 7 dias da semana. Já fiz uma família monstruosa se mudar assim há alguns anos. Adoro devolver três vezes mais a maldade vinda de seres medíocres.
A verdade é que, no mundo pós-moderno, os animais selvagens na floresta têm mais qualidade de vida do que nós, Homo sapiens na “cidade”, e graças aos incivilizados, piores que os animais selvagens.
Comunidade é “qualidade comum”. E a necessidade comum é haver silêncio para todos, não invasão do espaço alheio e respeito às condições de salubridade. Quem não tem é quem deveria ir morar no mato e quem sabe conviver com um urso, onça ou leão ao seu bel-querer. Mas nesse país a única coisa que existe é lei. E nada mais. Hoje não faltam mais escolas. Faltam cadeias. E ainda tem gente preocupada com “ideologia de gênero”. Estamos vendo ao que levou a reprodução cancerígena milenar imparável e incessante dos heterossexuais.
setembro 23, 2022 às 8:30 am
Olá, Edinah! Tudo joia?
Em um primeiro momento, aconselhamos a serem cordiais para não desgastar ainda mais a relação entre vizinhos, principalmente para quem está sofrendo com a importunação. Mas sempre tem aquele vizinho que não adianta conversar, não é mesmo?! Nesse caso, a melhor opção é realmente deixar na mão do síndico, ele vai saber quais atitudes tomar (como aplicação de multas, notificações extrajudicias, etc) e vai ajudar você nesse momento que pode ser bem desgastante!
Desejamos sorte e conte sempre conosco. Abraços!
setembro 22, 2022 às 2:23 pm
Pelo que entendi, além do estresse que passa com gente folgada ( uma família de seis pessoas), som alto, músicas obscenas, gritaria, estacionar na frente da garagem…ainda tem que usar a cordialidade pra não ofender os tranqueiras?? Ahhh… é ruim
setembro 5, 2022 às 7:21 pm
Boa noite! É mesmo insuportável ter que conviver com gente sem educação nem compostura.
A senhora já falou com o síndico?
agosto 29, 2022 às 10:39 am
Inacreditável, quer dizer que se eu moro em casa, sou obrigado a aturar tudo? Eu faço home office e sou obrigado a ouvir latido de cachorro estressado e negligenciado o dia inteiro de todo mundo? Que mundo é esse em que quem ter sossego na sua própria casa é o errado, e ainda tem que vir de conversinha educada pra cima de vizinhos estúpidos e apáticos? Tinha que ter licença e adestramento obrigatório para donos de pet nesse país, e leis muito mais rígidas para esse tipo de incômodo.
agosto 21, 2022 às 3:30 am
Tenho 70 anos, viúva, morando sozinha em um condomínio. Desde que essas pessoas vieram morar aqui minha vida virou um inferno. O homem não trabalha, me vigia noite e dia. Se vou tomar banho , ele corre para o banheiro, começa a falar alto, acende a luz, dá descarga sem parar, joga coisas no chão. Se estou cozinhando ele vai para a varanda e fica cheirando igual a cachorro. Berra que está cansado de comer miojo e hambúrguer. Dá pauladas nas grades da varanda de madrugada. Provoca o dia inteiro, joga piadas. Sapateira pela casa dia e noite. Diz que os vizinhos são sub raças, que tem que morrer. Grita que me odeia.E por aí
vai.Sem contar as brigas, palavrões do casal e da filha com dez anos que faz o que quer. Joga lixo sobre o meu ar condicionado. De falar qualquer coisa, ele se faz de vítima.
junho 18, 2022 às 9:11 pm
Vizinha fofoqueira, hipócrita e ainda se faz de vítima. Não tolero mesmo… Repugnante!
abril 7, 2022 às 10:27 am
Muitas vezes tenho até vontade de Pucha papo cm amizade, tenho vontade deseja um bom dia , boa tarde, boa noite, porém fico naquela será que vão me responder ou fecha a cara pra mim.
Enfim não pertubo a vida de ninguém, vou ao meu trabalho cumprindo com todas as minhas obrigações. já um vizinho meu gosta de me provocar, não alimento o ódio fico na minha, deis que não me agrida ta blz tá legal, não devo satisfação pra ninguém, muito menos a vizinhos fofoqueiros, vivo a minha vida e não a dos outros e a vida segue.
abril 5, 2022 às 10:42 pm
Vizinhos folgado tá sempre usando a frente da sua casa como se fosse a dele para colocar coisas !
março 29, 2022 às 2:59 am
Vizinho intrometido
março 20, 2022 às 6:02 pm
FALTOU O VIZINHO QUE PASSA O DIA NA PORTA PERGUNTANDO AONDE TI VAIS; SE VAI TRABALHAR OU PASSEAR.
julho 31, 2021 às 1:27 pm
Faltou mencionar aquele vizinho que faz da casa de outro o seu “mercadinho particular”. Tudo bem vez por outra pegar emprestado uma xícara de açúcar, um pirex ou a escada, o problema é isso virar hábito ou até mesmo “esquecer” de devolver. Ninguém merece!
junho 21, 2021 às 9:00 pm
Esqueceu daqueles que olha na cara dura a hora que sai e chega cerimonialmente
junho 20, 2021 às 8:14 pm
Boa noite. Uma vizinha abordou-me dizendo que a minha casa deita um cheiro HORRÍVEL a detergentes… O que acham disto?
junho 17, 2021 às 8:37 am
Vizinho barulhento detected!!!
fevereiro 15, 2021 às 9:59 pm
Tem que tratar a pessoa que pensa em algum item dessa lista meu amigo compra uma ilha particular ué isso aí que lê uma lista dessa ou tem algum desses problemas mencionados na lista como pra levar em conta o problema é o metidão a besta não os vizinhos mais isso é fácil de resolver comprar uma ilha só pra vc e não deixa ninguém mora na sua ilha a o criado com vó nerdão não tem dinheiro blz aguenta os vizinhos ué essa geração criada com bananões mesmo ridículo isso aí…
janeiro 27, 2021 às 6:21 am
Moro em um apartamento que o taco è de madeira ainda e o vizinho de cima do meu trouxe um cachorro gigante e ele corre pula o barulho è alto demsis e ainda dorme no mesmo quarto que o meu