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Compra e Venda

Confira essas 6 informações sobre Certidão de Matrícula de Imóvel

certidão de matrícula de imóvel
Escrito por Fred VPR Imóveis

Você já ouviu falar em Certidão de Matrícula de Imóvel? Sabe o que é e para que serve esse documento? Entende a importância dele em uma transação de compra e venda? Se não, está na hora de descobrir!

A Certidão de Matrícula de Imóvel é essencial para que você garanta os seus direitos sobre o apartamento ou casa adquirido. Neste artigo, você vai entender o que é e como obter esse documento, assim como quais são os principais objetivos dele.

Ficou curioso? Então leia este artigo e tire todas as suas dúvidas sobre a Certidão de Matrícula de Imóvel!

1. Afinal, o que é a Certidão de Matrícula de Imóvel?

Quando você nasce, é emitida uma certidão de nascimento na qual há o registro de todas as informações principais sobre você e sua família, não é mesmo? Pois saiba que acontece algo semelhante com o imóvel.

Quando ele é construído, deve ser criada a Certidão de Matrícula de Imóvel. Nela constam todas as informações referentes a ele, como o proprietário, situação atual, possíveis pendências, localização, entre outros dados. Dessa forma, qualquer alteração na situação do imóvel deve ser registrada, modificando o documento.

2. Qual o objetivo da Certidão de Matrícula de Imóvel?

A Certidão de Matrícula de Imóvel é o principal documento de registro dele. Dessa forma, o principal objetivo desse documento é garantir que os órgãos públicos e a população tenham controle sobre os imóveis construídos na cidade, assim como o proprietário de cada um deles e condições.

Porém, ela tem um objetivo especial: é por meio da Certidão de Matrícula de Imóvel que você assegura a compra dele. Isso significa que, quando você adquire esse tipo de bem, é essencial realizar o processo de troca de proprietário para passá-lo para o seu nome. Dessa forma, você garante o direito de propriedade do imóvel.

3. Qual a diferença entre a Certidão de Matrícula de Imóvel e a escritura?

Muitas pessoas acabam confundindo a Certidão de Matrícula de Imóvel com a escritura. Porém, são dois documentos com finalidades diferentes, sendo necessário a emissão de ambos para garantir todos os seus direitos perante o imóvel adquirido.

A Certidão de Matrícula de Imóvel, como você já sabe, é um registro de todos os dados do bem, desde a sua construção até a atualidade. Dessa forma, por meio desse documento, é possível assegurar a transferência de propriedade do imóvel no ato da compra.

Já a escritura é um documento que comprova a transação entre o vendedor e o comprador. Dessa forma, é essencial para garantir que a compra foi efetuada. Porém, ela não dá nenhuma garantia perante terceiros, não transferindo os direitos da propriedade para você. É aí que entra a importância de contar com ambos os documentos para garantir a propriedade do bem.

4. Como obter a Certidão de Matrícula de Imóvel?

Além de ser um documento obrigatório na compra de um imóvel, a Certidão de Matrícula é importante para garantir os seus direitos sobre o bem. Portanto, é essencial que você saiba como criar e atualizar esse documento.

Ela pode ser obtida no Cartório de Registro de Imóveis da cidade onde o imóvel está localizado. Hoje, você pode, inclusive, solicitá-la pela internet, sem a necessidade de se deslocar até o local.

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Para isso, é necessário acessar o site e buscar pela solicitação de Certidão de Matrícula de Imóvel. Você deve preencher um formulário e pagar uma taxa para obtê-la. O processo é rápido e o documento chega por correio.

Para modificar, o processo é um pouco diferente. Para isso, é necessário reunir uma série de documentos que comprovem a alteração do status do imóvel e ir até o cartório de Registro de Imóveis para realizar a alteração.

Apesar de ser um processo um pouco mais burocrático, manter a Certidão de Matrícula de Imóvel atualizada é essencial para garantir a regularidade do bem.

5. Quais os riscos de não atualizar a Certidão de Matrícula de Imóvel?

A Certidão de Matrícula de Imóvel é o documento que reúne todas as informações jurídicas sobre esse bem. Dessa forma, ela conta com dados relacionados à mudança do proprietário, penhora, construção, entre outros. Ou seja, reúne todo o histórico do imóvel.

Dessa forma, é essencial consultar a Certidão de Matrícula de Imóvel antes de efetuar a compra. Com isso, você consegue identificar irregularidades ou outros problemas, garantindo uma compra segura.

Além disso, manter o documento atualizado é essencial para garantir que a transição foi realizada da forma correta. É por meio dela que você garante os seus direitos perante esse bem e, com isso, oficializa a compra do imóvel.

Portanto, caso não atualize o documento, você pode ter problemas para comprovar que o imóvel é efetivamente seu.

6. Por que contar com uma empresa especializada para lidar com a Certidão de Matrícula de Imóvel?

O processo de compra e venda de imóveis exige uma série de documentos, sendo a Certidão de Matrícula de Imóvel um deles.

Porém, como você percebeu, todo o processo é bastante burocrático, principalmente quando se trata de alterar o documento. Portanto, uma empresa com experiência para auxiliar nesse procedimento pode ser uma grande aliada.

Dessa forma, você conta com a ajuda de um profissional especializado e com experiência nesse tipo de transação. Dessa forma, ele pode dar todo o suporte necessário durante toda a transação, instruindo sobre documentos que devem ser solicitados e reunidos, assim como a melhor forma de garantir a segurança durante a compra do imóvel.

Por fim, essas empresas também podem agilizar o processo como um todo, evitando erros e atrasos pela ausência de documentos e facilitando toda a compra do imóvel.

Quando se fala em compra e venda de imóveis, vários documentos são exigidos. Um deles é a Certidão de Matrícula de Imóvel, que deve estar sempre atualizado de forma a comprovar os seus direitos perante o imóvel. Além disso, esse documento traz todo o histórico do bem e ainda garante que ele está regular perante o Estado, de forma a gerar segurança na transação como um todo. Para agilizar o processo, uma empresa especializada pode ser a sua maior aliada.

Portanto, aproveite para entrar em contato com a VPR Imóveis agora mesmo! Acesse nosso site e descubra todas as soluções que temos para oferecer na compra e venda de imóveis.

Sobre o autor

Fred VPR Imóveis