Como realizar uma reforma de apartamento? Confira nossas dicas!

Uma reforma de apartamento nunca é igual a outra. Mas existem algumas dicas que podem fazer com que esse período seja menos exaustivo do que pode parecer. Está querendo dar uma mudada no seu imóvel? Vem com a gente!

A pode reforma de apartamento acontecer de diversas maneiras. Seja em um projeto de interiores ou estrutural, cada uma tem suas características e maneiras de realizar.

Muitos proprietários arrepiam só de ouvir a palavra “reforma”, não é mesmo? Costumamos associar esse momento com muita obra, atraso e dor de cabeça. Mas viemos aqui desmistificar essa história!

Uma reforma, se feita com bons profissionais e uma estratégia inteligente, pode ser executada perfeitamente sem fazer com que você se arrependa até mesmo de ter começado.

Continue lendo o nosso artigo e siga nossas dicas!

Reforma de apartamento: o que eu preciso?

Antes de começar, precisamos estabelecer qual será o seu tipo de reforma. O que você mais pensa em mudar na sua casa? Apenas a decoração? Ou pretende aumentar algum cômodo?

Esses são dois tipos diferentes de reforma e cada uma delas requer uma atenção ou profissional diferente. A reforma de interiores geralmente é mais simples e não exige muito do espaço físico do seu imóvel.

O profissional responsável por esse projeto é o arquiteto ou um design de interiores.

Mas caso a sua ideia seja partir para a “quebradeira” do imóvel, estamos falando de uma reforma completa. Então é hora de planejar e partir para o próximo passo.

Reforma de apartamento completa

A reforma completa vai exigir que você um arquiteto ou engenheiro envolvidos em todo o processo da obra.

Isso porque eles precisarão analisar a planta original do imóvel para entender sua estrutura e quais seus pontos sensíveis – é nesse momento que você vai descobrir se realmente pode derrubar “aquela” parede para criar um cômodo maior.

Todas essas reformas precisam também ser assinadas pelo arquiteto ou engenheiro responsável pelo projeto. No caso os arquitetos, o documento se chama Registro de Responsabilidade Técnica (RRT); para engenheiros, se emite a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Passadas essas burocracias, chegou o momento da reforma. Após o projeto arquitetônico aprovado, chegou a hora de colocá-lo todo em prática. Caneta na mão para anotar o passo a passo!

Avise ao síndico e vizinhos sobre a reforma

Não há como negar: reformas são processos exaustivos, principalmente para os nossos vizinhos. Quem está realizando a obra, por mais cansativo que seja, sempre tem a expectativa de ver como tudo vai ficar.

Já com seus vizinhos, a história é diferente. Verdade seja dita: a única expectativa que eles possuem nesse momento, é que sua reforma acabe o quanto antes. Então não deixe de fazer a famosa “política de boa vizinhança” e avise aos interessados sobre tudo o que acontecerá, incluindo o síndico.

Conte o prazo estabelecido, horário em que os funcionários ficarão no imóvel e etapas da reforma. É legal compartilhar as semanas em que acontecerão os maiores barulhos para eles já se prepararem. Não esqueça também de avisar caso algum atraso ocorra!

Chegou a hora da quebradeira

Essa é a primeira e mais exaustiva etapa de uma reforma. Por mais rápida que seja, os barulhos do “quebra quebra” inicial de uma obra podem ser bem incômodos.

Se prepare para eles e caso os membros da família estudem ou trabalhem de casa, combine de passar pelo menos esses dias na casa de amigos ou familiares. Isso evita o estresse e desgaste.

Instalações hidráulicas e elétricas

Essa etapa acontece junto com a demolição do imóvel. Isso acontece porque muitas das instalações hidráulicas e elétricas ficam “escondidas” e precisam vir antes dos acabamentos e finalização da obra.

Acabamento

Estamos quase no final, mas o acabamento é uma etapa um pouco demorada. Esse é o momento de instalação de pisos, bancadas, louças, etc. É um trabalho minucioso, que precisa ser feito com muita dedicação.

A demora também se dá muito pelo tempo de execução de vários processos e, alguns, dependem um do outro para que seja finalizado.

Finalização

Aqui você já pode começar a comemorar! Sua reforma está chegando ao fim e o seu imóvel está quase no jeito. Na finalização é o momento da pintura, instalação de objetos como espelhos, etc.

Aqui também é feito aquela última checagem final, para ver se está tudo nos conformes e se o projeto pode, enfim, ser entregue.

Esperamos que tenhamos tirado todas as suas dúvidas sobre reforma de apartamento! Se quiser saber mais novidades e ficar por dentro de tudo, é só nos procurar aqui nos comentários ou nas redes sociais da VPR Imóveis. Estamos sempre disponíveis para tirar as suas dúvidas sobre esse ou qualquer outro assunto do mercado!

Não deixe também de continuar navegando pelo nosso blog. Por aqui, falamos não só sobre o mercado imobiliário e Buritis, mas também te damos várias dicas sobre o dia a dia, arquitetura e mais.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.