fbpx

Aluguel sem fiador: conheça as opções de garantias locatícias!

Em toda locação de imóveis, é preciso apresentar uma garantia locatícia para que tanto proprietário quanto inquilino se resguardem durante todo o contrato. Por muito tempo, a garantia mais conhecida era o fiador. Mas sabia que existem muitas outras opções? Confira a seguir!

fiador é uma pessoa que se responsabiliza pelo pagamento do aluguel ou outras despesas relacionadas ao contrato caso o locatário não arque com as responsabilidades assumidas.

Ou seja, é uma forma de garantir para o proprietário do imóvel que todos os termos do contrato serão cumpridos, mesmo que situação financeira de quem alugou mude ao longo do tempo.

Existem alguns requisitos para que uma pessoa se torne fiadora em um contrato de aluguel e esses requisitos tornam essa garantia um pouco mais burocrática, fazendo com que os inquilinos busquem outras alternativas.

E é sobre elas que vamos falar hoje! Continue lendo para conhecer todas as garantias locatícias disponíveis caso você não queira – ou não tenha – um fiador para o seu contrato.

Aluguel sem fiador: garantias locatícias

Por muito tempo o fiador foi visto como a garantia locatícia mais comum e também a mais usada do mercado, mas com o tempo, novas outras e menos burocráticas foram surgindo, fazendo com que o locatário deixasse de depender de outras pessoas para finalmente conseguir o seu tão sonhado imóvel.

Conheça as seguintes garantias locatícias utilizadas pela VPR Imóveis!

Seguro fiança

O seguro fiança é outra modalidade de garantia que pode ser utilizada em um contrato de aluguel de imóvel. Ele funciona de forma semelhante a um seguro de automóvel, por exemplo. Isso significa que a imobiliária intermediará seu relacionamento com uma seguradora, que fará o seguro do seu imóvel.

A diferença aqui está em quem irá receber o valor do seguro, que, no caso de um seguro automotivo, é quem fechou a apólice, mas, no caso do seguro fiança, é o dono do imóvel. Dessa forma, caso o locatário não tenha condições de arcar com todo o contrato de aluguel ou caso ocorra algum dano no imóvel, a seguradora pode ser acionada e o proprietário do imóvel recebe o que é devido.

Para contratar o seguro é necessário apenas os seus documentos pessoais e comprovante de renda familiar, sujeito a análise da seguradora. A partir disso, a seguradora poderá criar uma apólice de acordo com as suas necessidades e exigências do proprietário do imóvel e da imobiliária.

processo-de-aluguel

Para o seguro fiança, são necessários menos comprovantes, dependendo da seguradora. Em algumas vezes só o seu CPF é suficiente para que eles façam a avaliação de crédito. Mas podem pedir certidão, comprovante de residência, carteira de trabalho, últimos contracheques e declaração do imposto de renda. 

Exemplo: Se a taxa da seguradora for 10% em um contrato com aluguel de R$1000,00, teremos um total de R$100,00 em seguro fiança.

Título de capitalização

O título de capitalização no aluguel de imóveis funciona de maneira bem parecida dos processos dos bancos: você paga um valor no início do contrato e, ao final, recebe todo ele de volta caso não exista nenhuma pendência a ser paga na rescisão. Se houver, o dinheiro investido é usado para cobrir os gastos.

É uma garantia locatícia muito visada pelos novos inquilinos pois é a única, junto ao caução, que garante o dinheiro de volta ao final do contrato, ou seja: ele não é perdido.

Por ser uma opção menos burocrática, o título de capitalização não exige muitos documentos em sua contratação. Além de preencher uma ficha cadastral, é necessário apresentar apenas seus documentos pessoais como RG e CPF.

Após a entrega dos dados, uma análise é feita pelos responsáveis e, se aprovado, você já recebe um boleto com o valor a ser pago. Simples e fácil!

Seguro cartão de crédito

Essa é uma modalidade que vem sendo muito procurada nos últimos tempos, por sua praticidade e falta de burocracia. A facilidade em se conseguir essa garantia tem atraído muitos interessados a utilizar esse tipo de seguro.

Não é preciso muito para conseguir essa garantia locatícia. Primeiro, encontre uma imobiliária que ofereça esse seguro! Nem todas as empresas estão preparadas para entregar essa garantia. Depois disso, você vai precisar apresentar um cartão de crédito com limite superior à 3x o valor do aluguel e seus documentos pessoais. Seus dados são avaliados em 15 minutos e se aprovados, o seguro já estará disponível para você.

Esperamos que tenhamos tirado todas as suas dúvidas sobre aluguel sem fiador! Se quiser saber mais novidades e ficar por dentro de tudo, é só nos procurar aqui nos comentários ou nas redes sociais da VPR Imóveis. Estamos sempre disponíveis para tirar as suas dúvidas sobre esse ou qualquer outro assunto do mercado!

Não deixe também de continuar navegando pelo nosso blog. Por aqui, falamos não só sobre o mercado imobiliário e Buritis, mas também te damos várias dicas sobre o dia a dia, arquitetura e mais.

processo-de-aluguel

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.