Comprar Imóvel

Fique de olho nas tendências do mercado imobiliário do segundo semestre de 2019

tendências do mercado imobiliário
Escrito por Fred VPR Imóveis

As tendências do mercado imobiliário impressionam qualquer tipo de pessoa. Afinal, proporcionam conforto, praticidade e inovação para os moradores e também para os condomínios. Existem novidades que otimizam o seu tempo, aumentam a possibilidade de conquistar o sonho da casa própria mais rápido e trazem mais conforto para a sua rotina.

Ficou curioso para descobrir quais são as próximas modernidades? Então continue acompanhando nosso artigo e surpreenda-se!

Qual é o cenário atual do mercado imobiliário?

O mercado imobiliário está se recuperando após a crise e sinaliza uma mudança já a partir do primeiro semestre de 2019. Os especialistas no assunto consideram que esse ano será o período da virada, especialmente porque já foi registrado uma melhora significativa no final do ano passado. A expectativa é de boas notícias para os consumidores a partir das seguintes novidades:

  • juros menores;
  • maior abertura de financiamentos;
  • ambiente mais seguro juridicamente.

A demanda por novas moradias está alta e as construtoras e incorporadoras estão lançando novos projetos para atrair todas as classes econômicas e faixas etárias.  Além disso, a redução na taxa de desemprego no país também é outro motivo para criar uma boa expectativa no mercado imobiliário. A projeção é que mais pessoas estejam empregados pelo regime da CLT.

Dessa forma, a segurança salarial e a estabilidade financeira faz com que o número de pessoas interessadas em comprar um imóvel aumente, especialmente aqueles de baixo e médio padrão.

Quais são as tendências do mercado imobiliário?

Agora que você já sabe como está o cenário para o segundo semestre de 2019, que tal conhecer as tendências do mercado imobiliário? Assim, você ficará por dentro do que poderá encontrar tanto no interior como no exterior do seu apartamento. Vamos lá?

Ampliação do Minha Casa Minha Vida

O programa Minha Casa Minha Vida, que foi lançado em 2009 pelo governo federal, abriu novas possibilidades para quem busca por um novo lar. No início, o objetivo era ajudar apenas famílias com renda muito baixa. Agora, com a meta de atender novos moradores, o projeto sofreu algumas alterações. Hoje, famílias que têm renda até R$9 mil reais, por exemplo, podem ser beneficiadas.

Outro ponto interessante é que o teto para os imóveis também subiu em algumas regiões do Brasil para se adequar ao mercado e à valorização da área. Sendo assim, você terá opção de adquirir a sua casa em mais bairros que não atendiam ao programa. Ainda que algumas pessoas sejam receosas em relação ao financiamento do imóvel, vale lembrar que, com disciplina, é possível mudar de vida sem passar por sustos.

Elevação do crédito

O segundo semestre de 2019 é um ótimo momento para solicitar um crédito para imóveis, pois os bancos e as instituições estão mais flexíveis para aceitar demandas desse tipo.

Uma forma de garantir a aprovação com mais agilidade é conferir se o seu nome não está negativado e se o seu CPF contém alguma irregularidade. Em caso de respostas negativas, o processo poderá ficar pausado.

Mais presença de tecnologia

A tecnologia dominou o mercado imobiliário. Essa novidade altera, inclusive, a rotina dos moradores. Nesse sentido, as soluções são bastante interessantes:

  • portarias com câmeras posicionadas em locais estratégicos;
  • interfone modernos;
  • alarmes inteligentes;
  • sensores de presença;
  • elevadores com senhas;
  • botão de emergência.

As novidades também chegaram nos interiores das residências. O sistema de controle remoto é um dos queridinhos dos brasileiros, pois você pode ajustar alguns parâmetros importantes como iluminação, temperatura, ativação de eletrodoméstico e até abertura de janela. Esse é um modelo bastante prático, especificamente para quem tem uma rotina agitada no trabalho e não quer sair da cama para executar as tarefas diárias.

Mudança na estrutura

O perfil dos moradores mudou e o mercado entendeu que as pessoas procuram mais espaços de integração e convivência na residência, mesmo em casas menores. Pensando nisso, as construtoras estão montando salas mais integradas e relativamente amplas. Além do conforto, o imóvel espaçoso é mais valorizado.

Imóveis completos

As famílias têm se preocupado em passar mais tempo do seu dia nas residências, ou seja, buscam por locais mais completos e com áreas de lazer. A ideia é ficar mais tempo com a família do que no trânsito.

Por isso, os condomínios oferecem espaços para diversão sem sair de casa. Existem várias opções de entretenimento, entre os quais: quadras, piscinas, salão de jogos, espaço gourmet, cinema e academia.

Formatos de visitas

Foi-se o tempo em que era necessário ir até o apartamento para conhecer os detalhes da sua futura residência. A tecnologia, por meio dos projetos 3D, trouxe a opção de fazer visitas virtuais.

Nesse sentido, o tour em 360º permite conhecer até imóveis que ainda nem foram construídos. A realidade ainda não chegou em todas as empresas, mas, se encontrá-la, pode ter certeza que a experiência será segura e única.

Sustentabilidade

Os apartamentos também estão envolvidos com a questão da sustentabilidade para trazer mais qualidade de vida aos moradores e menos poluição ao meio ambiente. Para isso, os controles de iluminação são algumas das formas de ajudar o nosso planeta, pois permitem que os moradores estabeleçam a intensidade das luzes na casa. Outra vantagem interessante é a possibilidade de obter economia de energia.

Bairros modernos

A tendência é que mais apartamentos sejam construídos em bairros modernos, que apresentam uma ampla área comercial, parques, shoppings, faculdades e hospitais, entre outros recursos para a população. Em Belo Horizonte, há um local que tem essas características: o Buritis. Localizado na região oeste da capital, o lugar tem vários facilities, parques e restaurantes que atendem vários tipos de públicos. A região ainda conta com outras vantagens:

  • hospitais e centros de saúde eficientes;
  • privacidade;
  • praticidade e comodidade

As tendências do mercado imobiliário ajudam a ter um panorama melhor em relação ao segmento e descobrir se os os imóveis analisados estão de acordo com o perfil dos futuros moradores. Portanto, não deixe de acompanhar as novidades. Afinal, é sempre bom viver em um local que atenda todas as nossas necessidades, não é mesmo?

Você conhece outra tendência no mercado? Então aproveite a oportunidade e compartilhe conosco nos comentários abaixo!

Sobre o autor

Fred VPR Imóveis