custo da documentação de imóvel financiado

Entenda qual o custo da documentação de um imóvel financiado

O sonho da casa própria é um objetivo compartilhado por muitos brasileiros. Porém, raramente é possível poupar o valor total do imóvel, sendo necessário financiá-lo. Esse é um processo que envolve muitas documentações; entenda com esse artigo qual o custo da documentação de um imóvel financiado!

O financiamento é extremamente comum e recomendado para quem tem um planejamento financeiro em longo prazo. Raramente é possível poupar o valor total do imóvel, sendo necessário dar uma entrada e financiar o restante da propriedade.

Porém, muita gente não sabe que o processo só se inicia após a emissão de uma série de documentos que vão envolver gastos.

Se você não quer ser pego de surpresa nesse aspecto, leia o artigo e descubra qual o custo da documentação de imóvel financiado!

Como funciona o financiamento

Antes mesmo de descobrir qual a documentação necessária e o custo de cada uma, é essencial que você saiba, com clareza, como se dá o financiamento. Afinal, apesar de ser um termo muito conhecido, poucas pessoas entendem esse processo a fundo.

O financiamento é um processo no qual uma instituição financeira — geralmente, um banco — arca com o pagamento de um imóvel para o comprador. Ao pagar a quantia necessária para o vendedor, o banco exige que o comprador pague, em parcelas, o mesmo valor, acrescido de juros.

A quantidade de parcelas que devem ser pagas, o valor que o banco está disposto a financiar e os juros dependem de uma série de fatores, como a presença ou não de um fiador, a capacidade financeira do comprador e o histórico de dívidas. Dessa forma, para financiar um imóvel, é necessário passar por uma rígida análise da instituição financeira que vai arcar com o valor da casa ou apartamento.

Documentação necessária

Como você pôde perceber, o processo de financiamento é complexo e depende de uma série de fatores. Além disso, um imóvel para ser financiado exige uma série de documentos, cada um com a sua devida importância.

Apesar de alguns documentos exigirem investimento financeiro, a boa notícia é que a maioria deles é gratuito. Confira agora quais são os documentos para você começar a se planejar:

Documentos pessoais dos vendedores e compradores:

  • Documento de identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de estado civil (nascimento, casamento ou de divórcio);
  • Comprovante de endereço atual;
  • Certidões negativas das Justiças Federal, Estadual e do Trabalho;
  • Certidão negativa da Receita Federal;
  • Certidão negativa de débitos pessoal – SPC;
  • Declaração de imposto de renda;
  • Extrato do FGTS;
  • Carteira de trabalho;
  • Comprovante de renda.

Documentos do imóvel:

  • Certidão da Matrícula com averbações da Baixa de Construção e Habite-se e da Certidão Negativa do INSS;
  • Certidão Negativa de Ônus e Alienações Reais e Pessoais Reipersecutórias;
  • Certidão Negativa de Tributos Municipal;
  • Declaração de Quitação das Taxas de Condomínio, se for o caso.

Valores da documentação de imóvel financiado

Quase todos os documentos pessoais que deverão ser apresentados são gratuitos e podem ser solicitados nos sites das repartições. A Certidão de Casamento ou nascimento será paga quando solicitada no Cartório de Registro Civil. 

Depois de apresentados os documentos pessoais e do imóvel, aprovado o financiamento e assinado o contrato, este deverá ser levado para registro.

Esses custos – incluindo o ITBI – podem representar algo em torno de 5% do valor total de compra. 

Por exemplo: se você está adquirindo um imóvel de R$ 400.000,00, o custo com a documentação, que engloba ITBI, escritura e registro pode ficar próximo a R$20.000,00.

Escritura do imóvel

O primeiro documento que efetivará a compra de um imóvel será o Contrato de Financiamento que será assinado com o agente financeiro, ou a escritura de Compra e Venda (ambos têm o mesmo valor legal). Em Minas Gerais estes valores são determinados pelo Tribunal de Justiça e são cobrados pelos cartórios, seguindo a tabela publicada pelo TJMG e sempre com base na avaliação do imóvel feito pela prefeitura para o pagamento do ITBI, ou o valor de compra declarado, considerando sempre o que for maior.

Registro da compra em cartório

Em toda compra de imóvel o documento de propriedade, seja ele o Contrato de Financiamento assinado com o agente financeiro ou a Escritura de Compra e Venda, deverá ser levado ao Cartório de Registro de Imóveis para que seja registrado em seu nome, o que representa sua máxima garantia. O custo do registro também segue a mesma tabela do TJMG, acima citada.

Certidão negativa de débitos referentes ao IPTU do imóvel

Esse documento indica que o imóvel que você está adquirindo não tem nenhum débito, ou seja, nenhuma dívida. É emitida pelo site da prefeitura da cidade onde se localiza o imóvel e geralmente não tem custo.

Certidão da Matrícula do Imóvel com Negativa de Ônus e Alienações

matrícula é o documento que tem uma descrição completa do seu imóvel e também é necessária na hora de financiá-lo, ficando em torno de R$ 145,00 em Minas Gerais.

Habite-se

Para que o imóvel possa ser financiado, seja ele novo ou não, tem que ter sido averbada em sua matrícula a Certidão da Baixa de Construção – Habite-se – e a Certidão Negativa do INSS, documentos que atestam que o bem está apto a ser ocupado. A apresentação destes documentos é de responsabilidade da construtora do imóvel, como também sua averbação na matrícula da unidade que está sendo adquirida.

Custos adicionais do financiamento do imóvel

Por fim, é importante que você entenda que ainda existem outros processos que geram custos para você durante a compra do imóvel. Saber disso é fundamental para que o seu planejamento financeiro seja perfeito, sem maiores imprevistos na hora de adquirir o imóvel dos seus sonhos. Vamos então entender o custo da documentação de imóvel financiado?

Em primeiro lugar, lembre-se de que, no momento da compra, é necessário pagar um imposto, chamado de Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que em Belo Horizonte corresponde a 3,0% da avaliação que a Prefeitura fará da propriedade.

Além disso, há a taxa que deve ser paga ao banco ou instituição financeira pelo contrato de financiamento, ou a escritura. Geralmente, é cobrado em torno de 1% do valor do imóvel.

E, por fim, tem os custos com o registro deste documento de compra – contrato de financiamento ou escritura – no Cartório de Registro de Imóveis, que também gira em torno de 1% do valor do imóvel.

Como você já sabe, o financiamento de um imóvel é um processo bastante complexo, mas pode ser a melhor opção para que você realize o sonho da casa própria. Para que isso seja viável, é importante que você saiba quais são os documentos necessários e custos de cada um, de forma a se planejar financeiramente e evitar qualquer imprevisto ou obstáculo durante a realização dos seu objetivo.

Esperamos que tenhamos tirado todas as suas dúvidas sobre custo da documentação de imóvel financiado! Se quiser saber mais novidades e ficar por dentro de tudo, é só nos procurar aqui nos comentários ou nas redes sociais da VPR Imóveis. Estamos sempre disponíveis para tirar as suas dúvidas sobre esse ou qualquer outro assunto do mercado!

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Este post foi escrito pela equipe da VPR Imóveis em julho de 2021 e atualizado em janeiro de 2023.

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