O que é casa geminada? Características e vantagens desse tipo de imóvel!
O modelo de casa geminada virou uma tendência, além de seu preço ser bem mais chamativo para os futuros moradores. Mas antes de decidir optar por esse tipo de imóvel, os interessados precisam analisar os prós e contras que envolvem essa construção como um todo. Vamos conferir com a gente?
A partir do momento em que o dilema entre escolher uma casa ou apartamento é resolvido e a opção escolhida é uma casa, existem outras decisões a serem tomadas em relação às outras escolhas que envolvem a compra do imóvel. Um exemplo disso é o tipo de construção que será adotada para a futura moradia. No post de hoje, vamos falar sobre a casa geminada.
A verdade é que é possível encontrar residências para todos os tipos de gostos e bolsos, e a casa geminada, ou casa conjugada, é um modelo que tem feito bastante sucesso no mercado imobiliário.
Quer saber sobre o que estamos falando com mais detalhes? Então, continue acompanhando a leitura conosco e entenda se esse é o imóvel ideal para você e a sua família!
Trataremos os temas a seguir:
- O que é uma casa geminada?
- Para quem é recomendado esse tipo de casa?
- Quais são as principais vantagens de uma casa geminada?
- Quais são as desvantagens de morar nesse tipo de residência?
- O que considerar para fazer a escolha certa?
- Quais os cuidados com a regularização de uma casa geminada?
O que é casa geminada?
É muito comum que haja a confusão do conceito de casa geminada, pois muitos a entendem como “casa germinada.” A palavra germinar tem origem no verbo crescer, brotar, desenvolver. Por outro lado, o termo “geminada” está ligado com a ideia de gêmeos, algo idêntico a outra coisa.
Na prática, é uma combinação de casas construídas em um único terreno, compartilhando de uma ou mais paredes. Pode ser chamada também pode ser chamada de casa conjugada.
As casas geminadas apresentam o mesmo arranjo de configuração interna, com metragem e número de cômodos. No geral, elas estão dentro de um mesmo condomínio e tem como grande vantagem ser um imóvel mais barato, visto que os imóveis são construídos em série.
Para quem é recomendado esse tipo de casa?
Antes de comprar uma casa geminada é preciso estar atento para algumas questões que são importantes. O fato é que uma casa geminada geralmente é mais barata que uma casa convencional e isso pode ser uma boa para quem não tem um orçamento muito grande para realizar a compra.
Ela é indicada para quem está em busca do primeiro imóvel, ou seja: quem está começando a construir um patrimônio. O principal ponto é que nem sempre a construção e o acabamento será de qualidade devido a essa produção em “série” que comentamos anteriormente.
Outro ponto é que como a maioria das casas geminadas estão em condomínios, é comum também que haja áreas comuns que tenham que ser compartilhadas com os vizinhos. Nas próximas linhas vamos falar mais sobre as vantagens e desvantagens desse tipo de imóvel.
Quais são as principais vantagens de uma casa geminada?
Esse tipo de residência tem características que podem agradar a moradores dos mais diferentes perfis. Conheça a seguir algumas das vantagens da casa geminada e veja se ela atende às suas necessidades.
Preço mais baixo
Os gastos com a compra ou com o aluguel de uma casa conjugada costumam ser mais em conta do que com outros tipos de imóvel. Isso acontece porque o custo da construção dessas residências é menor, já que as despesas com a fundação, a estruturação das paredes e a instalação das redes elétrica e hidráulica e dos telhados são divididos entre os outros imóveis geminados.
Economia com manutenção
Além das economias na aquisição ou locação dessas casas, é possível economizar nas manutenções e reparos que também podem ser compartilhados com os vizinhos, como consertos no telhado, corte de grama e pintura das fachadas, por exemplo.
Além disso, a manutenção de uma casa geminada costuma ser bem mais barata que outro imóvel convencional.
Mais segurança
Casas geminadas são menos visadas que as residências independentes por causa da proximidade entre os imóveis. Ou seja, as chances de acontecer algum tipo de problema relacionado a esse tema são menores.
Além disso, os custos de instalação de sistemas de segurança compartilhados com os moradores dos outros imóveis são proporcionalmente menores que o investimento em uma residência tradicional.
Saiba que algumas construções já trazem esse tipo de comodidade, assim como os imóveis conjugados localizados dentro de condomínios.
Mais espaço que outros tipos de residência
Embora as residências geminadas sejam menores que outras casas e estejam em lotes pouco extensos, elas ainda podem oferecer mais espaço em comparação com outras habitações, como alguns tipos de apartamentos. Além disso, muitas dessas construções contam com um pequeno espaço ao ar livre, o que pode dar mais liberdade aos animais do imóvel, por exemplo.
Quais são as desvantagens de morar em uma casa geminada?
Mesmo apresentando tantos pontos favoráveis, essas moradias podem ocasionar alguns inconvenientes principalmente às pessoas que estão acostumadas com as residências tradicionais. Tenha atenção a esses pontos e veja se você se adapta a essa realidade.
Uniformização da fachada
A mesma configuração das casas e dos acabamentos pode deixar a construção conjugada com uma estética muito padronizada. Assim como acontece em alguns edifícios, algumas dessas casas geminadas não permitem a diferenciação da fachada externa entre um espaço e outro. Caso seja possível, faça um paisagismo ou use cores e acabamentos diferentes do vizinho para imprimir seu estilo pessoal à casa.
Barulho
Sem dúvida, esse é um dos maiores inconvenientes de quem vive em uma casa geminada. Como as casas estão ligadas umas às outras por uma parede compartilhada e o isolamento acústico não é dos melhores, todo barulho mais alto no imóvel ao lado será ouvido por você e vice-versa. Caso o incômodo seja recorrente, o ideal é conversar com o vizinho.
Falta de privacidade
Além das paredes compartilhadas, não é incomum entre os moradores de casas geminadas saberem o que o morador ao lado está cozinhando, especialmente se for um prato bem temperado. Há também algumas construções conjugadas que compartilham espaços comuns, como áreas de lazer, de serviço ou estacionamento. O segredo para resolver esse inconveniente é prezar pelo bom relacionamento entre os moradores.
Problemas com ventilação e iluminação
A parede compartilhada pelas casas não conta com janelas ou portas que permitem a circulação de ar e a incidência direta de luz natural no espaço. Isso pode parecer apenas um detalhe, mas saiba que dependendo do imóvel pode ser algo não tão agradável.
A falta de ventilação pode deixar esses cômodos mais abafados e a ausência de iluminação solar pode ocasionar o surgimento de infiltrações.
Manutenção
Ainda que as casas conjugadas permitam o compartilhamento dos custos com manutenção entre os vizinhos, é preciso lembrar que caso haja um problema, ele deve ser resolvido entre os moradores.
Nem sempre isso é uma questão agradável de se lidar. Imagine que surja uma infiltração na casa do seu vizinho, na parede compartilhada pela sua residência e pela dele. Por isso, é preciso definir entre os dois como será a obra e quem será o responsável pelos custos e coordenação do conserto.
Como saber se a casa geminada é a opção para mim?
Descobertas as vantagens e desvantagens das construções geminadas é hora de conhecer alguns critérios que podem ajudar você a optar ou não por uma casa conjugada. Está preparado? Então, vamos a eles.
Verifique as instalações elétricas e hidráulicas
Para reduzir os custos do imóvel algumas construtoras acabam economizando na compra de interruptores, chuveiros e fiação. Portanto, vale verificar o escoamento da água nos chuveiros, pias e sanitários, além de observar a existência de infiltrações na parede compartilhada. Se for o caso, conte com a ajuda profissional para essa inspeção.
Avalie a localização
As casas geminadas estão espalhadas em diferentes regiões da cidade, então veja se o imóvel escolhido oferece a mobilidade que você e sua família precisam. Além disso, outro item que afeta a localização é o tipo de vizinhança, portanto, durante uma visita à casa, tente saber um pouco mais sobre seus vizinhos, principalmente aquele com quem há o compartilhamento de parede.
Observe a incidência de luz
Um ponto que precisa ter bastante atenção é a falta de iluminação natural, que é um dos principais aspectos negativos de uma casa geminada. A questão é que se o imóvel não conta com uma boa incidência de luz, não será possível garantir o conforto térmico e evitar o surgimento de mofo na região sem iluminação natural direta, por exemplo.
Por isso, o tamanho e o posicionamento das janelas dos outros espaços também são pontos a serem avaliados para entender o quanto vale a pena investir no imóvel ou não.
Quais os cuidados com a regularização de uma casa geminada?
Se você ponderou bem as vantagens e desvantagens e entendeu que deve prosseguir com a compra de um imóvel desse tipo, saiba que é preciso ter cuidado no momento da regularização da casa.
De forma bem prática, no momento de fazer a regularização junto ao cartório de imóveis, será preciso informar que o imóvel é um pequeno condomínio, onde há a possibilidade da existência de duas ou mais casas, ou então, é preciso dividir o lote e torná-lo em mais de uma matrícula.
É importante ter essa atenção para evitar problemas futuros, é necessário indicar o que é área comum e o que faz parte da área privada para que haja clareza sobre qual parte pertence a cada proprietário.
Agora que você já conhece os prós e os contras de morar em uma casa geminada, bem como o que deve ser considerado no momento de tomar a decisão de comprar esse tipo de imóvel e detalhes para ter atenção no momento da sua regularização, é possível tomar a decisão se é o imóvel ideal para você e a sua família.
Com essas informações em mãos e a ajuda de uma imobiliária, será possível encontrar a casa geminada que seja ideal para você e sua família.
Este post foi escrito pela equipe da VPR Imóveis em agosto de 2020 e atualizado em agosto de 2022.
Perguntas frequentes:
Existem pontos positivos e negativos de se morar em uma casa geminada. Destacam-se nos prós a segurança por ter pessoas morando próximo, o preço baixo e a economia com manutenção, visto que muitos consertos podem ser compartilhados com os vizinhos.
A palavra “geminado(a)” significa duplicado, dobrado, simétrico.
junho 10, 2023 às 3:08 pm
Eu não recomendo pra ninguém. É horrível parece que você está morando com outra família que nem conhece. Dá pra ouvir tudo, mas tudo mesmo que o vizinho faz e vice versa, sem privacidade nenhuma. Eu odiei apesar da casa ser bonita, prefiro minha paz.
março 1, 2023 às 8:26 am
Quero comprar uma casa germinadas ok